De Lancie faz uma análise sobre “Q”

O site Star Trek.com publicou uma entrevista exclusiva com o ator John De Lancie, que interpretou o inopotente onipotente “Q”. Nesse bate papo De Lancie fez uma análise de seu trabalho na franquia, além de opinar sobre o filme de J. J. Abrams. Seu personagem esteve nas séries A Nova Geração, Deep Space Nine e Voyager, mas ele disse acreditar que o personagem Trelaine Trelane da série original poderia muito bem ter sido “Q”.

Quanto ao piloto de A Nova Geração, eles mostram desenhos de vestimenta do juiz flutuante, ou eles já o tinha em mente e que foi apenas uma questão de adaptação?

“Foi uma montagem, mas como qualquer montagem você tem uma certa dose de envolvimento. Nós tentamos coisas diferentes, mas foi assim que chegamos a isso. Eu realmente acho que o traje do juiz foi retirado de outro seriado. Eles fazem esse tipo de coisa o tempo todo, especialmente no início. Os estúdios têm um número exorbitante de figurino em estoque e acabam refazendo para caber tudo o que for necessário na próxima série ou filme. Então eu acredito que o traje juiz foi foi vestimenta de um cardeal de algum tipo”.

Qual você acha que foi a melhor cena  de “Q” em todas as suas aparições?

“Eu só assisti uma vez essas coisas, normalmente quando foram ao ar, às vezes mais cedo, se eles disponibilizassem antes. Mas eu posso te dizer que acho que muito do que saiu de “All Good Things …” realmente fez sucesso. Eu lembro de ter ficado particularmente satisfeito com muitas das cenas no final”.

Existe alguma coisa que você nunca tenha conseguido fazer como “Q” e que esperava fazer ou que poderia ter sido feito no futuro do personagem?

Eu teria gostado de ter estado em diferentes Star Treks mais do que eu estive, contanto que os episódios fossem sobre grandes questões. Quando eu lidei com problemas pequenos – como Q e Vash – Eu não acho que esses episódios tenham funcionado tão bem. Eu sei que alguns fãs apreciaram, mas os episódios sobre a recuperação da vida, o suicídio, você merece tomar parte … esses foram sobre questões mais interessantes, por isso são os que tiveram as melhores cenas e que eu creio que foram os melhores episódios. Então, se eles continuassem nessa linha, eu teria gostado de ter estado mais envolvido”.

Você ficou surpreso pelo Q não aparecer nos filmes de A Nova Geração?

“Q nunca foi um vilão, tanto quanto eu me preocupasse, e os filmes necessatavam de vilões. Eu poderia ter sido arrogante, com falhas e tudo mais, mas nunca pensei ver o personagem como um vilão. E eu não acho que, depois de um tempo, estes escritores e os produtores pensassem em mim como um vilão. Se eles tivessem me usado em um dos filmes da maneira que me usaram em alguns dos episódios que acabei de mencionar, é claro, que teria sido notável. Mas eu não acho que é o que eles precisavam”.

Dado o cenário de linha do tempo alternativa do recente Star Trek, não há nenhuma razão pela qual Q não poderia aparecer em um filme posterior. O quanto aberto você estaria para isso, e você poderia prever que isso acontecesse?

“Eu ficaria muito interessado. O único problema é que eu também estou sofrendo com esta coisa mortal chamada envelhecimento e há um ponto em que pode não fazer sentido. O que pode fazer sentido é que você ouviria a minha voz, mas eu não sei se faria sentido ter um envelhecimento do “Q”. Eu teria um problema com isso como um espectador, e eu acho que não seria o único”.

Quem é o melhor capitão Picard ou Kirk?

“Bem, Picard, pois ele argumentaria mais”.

Trelane foi um dos seus? Ele era um Q?

“Sim. Meu sentimento, embora não ter conhecido Jornada em uma maneira tão profunda como um monte de gente fez, foi que o Trelane era um Q. Eu me lembro que cerca de três anos fazendo Jornada alguém me disse: – “Oh meu Deus, você é o filho de Trelane” –  “Eu não sabia do que ele estava falando. Então, eu consegui um vídeo de Trelane e achei muito interessante, e que o tornou particularmente comovente para mim foi que eu sei que Gene (Roddenberry) queria começar a nova série, indo direito para um episódio. O estúdio insistiu para que fosse de duas-horas. Quando perdeu a batalha, Gene teve que fazer isso em duas horas e foi a segunda hora que ele precisou criar. Se você olhar “Encounter at Farpoint” há uma costura bastante óbvia que ele experimentou. Há a história de Q e a outra história, que era suposta ser o primeiro episódio. Eu acho que provavelmente Gene escreveu rapidamente e eu tenho um sentimento – ninguém nunca me disse isso – que Gene deve ter olhado para trás, para o sucesso que teve com a série original, e um dos quais foi Trelane. Aposto que você pensaria: – “Hmm, desde que tenha estimulado a segunda metade da série …” – e eu acho que foi assim que meu personagem foi trazido para dentro da franquia”.

Se você pudesse ter desempenhado qualquer outro personagem de Q em qualquer episódio de qualquer série, quem você teria interpretado e por quê?

“Deus, eu não sei. Eu acho que realmente fiquei particularmente bem adaptado para interpretar Q. Outros personagens, que eu provavelmente poderia ter interpretado, acho que eles foram muito bem interpretados pelas pessoas que lhes fizeram. Então eu tenho que dizer que estou muito feliz com o personagem que eu interpretei”.

Você e Leonard Nimoy uniram-se para um projeto chamado “Alien Voices”, em que vocês lançam versões em áudio – feito à moda antiga do estilo rádio-show – dos clássicos romances de ficção científica. Você também fez a velha escola de audionovela Q versus Spock, além de versões ao vivo das produções para o Sci Fi Channel e para o público de convenção. Como você vê essas experiências?

“Nós estávamos trabalhando em um paraíso próprio que não tinha uma apreciação com o mundo real, especialmente quando se tratava de questões orçamentárias. As produções que fizemos (audionovelas) eram caras e demoradas, mas elas também foram excelentes e com uma grande dose de divertimento. Se o público tivesse colocado em uma taxa de três ou quatro vezes as vendas das unidades, ainda estaríamos fazendo-as. Cerca de 25 mil foram vendidos de cada um e se tivéssemos vendido 100 mil teria sido de ouro. Eu conheço pessoas que os adoravam, mas que não tinham comprado. Eles ouviram da cópia de um amigo. Ou descobriram tardiamente. Nós realmente nunca tivemos a chance de fazer o que queríamos fazer, que era criar uma biblioteca de áudio de ficção científica clássica, uma biblioteca de  ficção científica de áudio duradoura que as pessoas pudessem se aproximar mais e mais. Isso não aconteceu, e as histórias do tipo “Spock vs Q”, embora fossem divertidas, não pretendenram ser uma parte disso. Mas adorei fazer todos eles”.

O que está fazendo nesses dias?

“Eu fiz um papel recorrente em Breaking Bad, e tenho uma grande admiração e respeito pelas pessoas que fazem esse seriado. Eu só desejava que tivesse me envolvido mais. De vez em quando vou vê-los e eles me dizem: “nós temos que ter você de volta na série”. Era (emocionalmente) exaustivo por causa do que estava acontecendo com o personagem, mas eu creio que me sai bem e adoraria fazer mais, porque é realmente uma série, realmente maravilhosa. Há um filme que eu fiz chamado Recreator que está saindo. É um filme pequeno, mas acho que algumas das cenas são muito inteligentes. Eu escrevi um show para a Orquestra de Cleveland, que depois foi para o Centro Kennedy e agora está indo para o Sydney Opera House. Além disso eu permiti me envolver em um projeto pequeno, há três meses. Esse projeto foi um trabalho em minha casa. Minha casa agora é uma área de trabalho”.

John De Lancie teve participações recentes também nas séries Greek e The UnitRecreator é um filme de terror-scifi onde jovens cientistas criam em laboratório cópias superiores e mais malévolas de si mesmos. Data prevista para lançamento em 19 de agosto.

Fonte: Star Trek.com.