Vote no tema de Jornada para a NASA

A NASA está fazendo uma pesquisa online para saber quais serão as canções que despertarão os astronautas dos ônibus espaciais. Entre elas está incluída a trilha original de Jornada. No momento, a música de Alexander Courage ocupa o primeiro lugar. Qualquer um pode participar. Mais informações (incluindo o modo como você pode votar) a seguir.

NASA costuma acordar os seus astronautas no espaço com música. Isso começou a partir do programa Gemini, nos anos 60, e que está sendo usado, até aos dias de hoje, pelo programa Shuttle. Cada controle da missão em Houston, de manhã, acorda a tripulação com uma canção, que costuma ser escolhida por amigos e familiares da tripulação. O programa Shuttle está chegando ao fim e a NASA está visando o envolvimento do público com algumas das canções para o seu programa.

Para a penúltima missão STS-133 – Discovery (agendada para 01 de novembro de 2010) a NASA abriu votação para o público escolher entre uma lista de 40 músicas, as que irão acordar a tripulação. As duas melhores votadas serão enviadas para o espaço, e atualmente o tema The Star Trek está em primeiro lugar. A votação se encerrará um pouco antes do lançamento. Aqui estão os atuais top 10:

Star Trek Theme Song (por Alexander Courage) 30.856 votos – 29,1%

Countdown (por Rush) 22.184 votos – 20,9%
Blue Sky (por Big Head Todd) 7.422 votos – 13,6%
Beautiful Day (por U2) 5.064 votos – 9,3%
Rendezvous (por Bruce Springsteen) 2.161 votos – 4,0%
What a Wonderful World (por Louis Armstrong) 1.886 votos – 3,5%
Window on the World (por Jimmy Buffett) 1.832 votos – 3,4%
Enter Sandman (por Metallica) 1.627 votos – 3,0%
Here Comes the Sun (por Beatles) 1.281 votos – 2,3%
Imagine (por John Lennon) 1.125 votos – 2,1%

Para votar basta clicar no link da NASA.

O programa do ônibus espacial começou com os fãs pedindo a NASA para dar o nome a primeira nave “Enterprise”, que teve a presença de quase todo o elenco da série original durante sua apresentação à imprensa em 1976.

Em seis vezes a música de Jornada foi usada em chamadas para despertar, durante as missões Space Shuttle. Em duas ocasiões, as chamadas de despertar também incluiram mensagens gravadas dos capitães Kirk (William Shatner) e Picard (Patrick Stewart). Aqui está uma lista completa das chamadas de despertar que usaram os temas de Jornada, e arquivos pela NASA.

STS 29 – 16/03/1989
Star Trek tema original + William Shatner
A tripulação do Discovery foi acordada pelo Controle da Missão com o tema de “Star Trek”, seguido de comentários de felicitações de William Shatner. Ao terminar o comandate da missão respondeu de improviso: “Discovery, Houston – Leve-me para cima, Scotty”.

STS 44 25/11/1991 
Tema de A Nova Geração + Patrick Stewart
Despertaram a tripulação com a música e uma mensagem em áudio: “… Espaço – A fronteira Final. Esta é a viagem do ônibus espacial Atlantis – na missão de dez dias: para explorar novos métodos de sensoriamento remoto e observação do planeta Terra – Para procurar novos dados sobre radiação no espaço, e uma nova compreensão dos efeitos da microgravidade no corpo humano – Para audaciosamente ir onde 255 homens e mulheres não estiveram antes. Olá – Fred, Tom, Story, Jim, Tom, e, especialmente, Mario – Este é Patrick Stewart, escolhendo não ser superior a você como o capitão Jean-Luc Picard, dizendo que estamos confiantes na missão. Sejam produtivos e bem sucedidos”. O astronauta Mario Runco é um grande fã de Jornada.

STS-72 15/01/1996
Tema de A Nova Geração de Jerry Goldsmith ( A NASA cita erroneamente como de autoria de James Horner).

STS-111 16/06/2002
“Where My Heart Will Take Me”, música tema da série  Star Trek: Enterprise, interpretada por Russell Watson.

STS-114 02/08/2005
“Where My Heart Will Take Me”, canção tema de Star Trek: Enterprise.
Esta canção foi selecionada para a equipe como uma dedicação surpresa do Vice-Diretor do programa, Wayne Hale.

STS-125 20/05/2009
Tema da série original, composta por Alexander Courage.
A música foi tocada para a tripulação inteira.

Você pode ouvir as músicas acessando o artigo do Trek Movie.