Cameron quer Avatar com a dimensão de Jornada

Avatar do produtor e diretor James Cameron, é o longametragem de maior bilheteria de todos os tempos, e na sexta-feira houve o lançamento de uma edição especial do filme nos cinemas americanos, para arrecadar um pouco mais de dinheiro. Mas Cameron tem aspirações ainda maiores, dizendo que espera construir uma legião de fãs para essa franquia semelhante a Star Wars e Jornada.

Os cinemas americanos abriram nesta sexta o Avatar: Special Edition, uma versão estendida do filme, com nove minutos de cenas adicionais, o que deve acrescentar alguns dólares ao total 2,4 bilhões de dólares que já possui. Entretanto, Cameron e sua equipe estão olhando Avatar muito mais do que um filme popular, mas como o início de uma franquia.

Cameron disse que tem planos para desenvolver dois filmes adicionais no universo Avatar, mas que só virão por alguns anos. No curto prazo, Cameron está finalizando um novo romance que irá proporcionar mais backstory (eventos passados) para os personagens do filme. O diretor vê o livro como apenas o início de um universo estendido, mas acha que vai ser ainda melhor que outras franquias familiares, dizendo o LA Times.

O livro vai entrar em fatos básicos da cultura Na’vi, seu folclore e mitologia, e mais sobre a Dra. Grace (Sigourney Weaver) e seu tempo em Pandora, mas não vai além do final do filme ou mostrar um pouco sobre o que vai acontecer. O romance também será a bíblia para qualquer futura publicação, um guia para futuros escritores que possam vir trabalhar dentro do mundo …. Pense em todos os romances de Jornada e como se contradiziam um ao outro por alguns anos e tornou-se complicado ser um trekkie por um tempo.

Além do romance, Cameron deixou claro que ele tem esperança de construir um fandom com Avatar como George Lucas fez com Star Wars e Gene Roddenberry fez com Jornada, dizendo ainda ao LA Times:

Você tem que competir de frente com estas outras obras épicas de fantasia e ficção, as dos Tolkien, dos Star Wars e de Jornada. As pessoas querem uma realidade persistente alternativa para investir em si mesmas e querem o detalhe que torne rico e que valha a pena seu tempo. Elas querem viver em outro local. Como Pandora.

As comparações de Cameron com Jornada não são nada novas. Avatar quando foi lançado, ele falou sobre a língua Na’vi desenvolvida para o filme e mais uma vez seu trabalho contrasta com o de Jornada, dizendo que a meta para ele e para o linguista Paul Froemer era “fora-Klingon Klingon”.

Fonte: TrekMovie