Uma entrevista com Harve Bennett, Parte II

Na primeira parte da entrevista com Harve Bennett, ele contou suas memórias de como se juntou a franquia e as produções de A Ira de Khan, À Procura de Spock e Viagem Para Casa. Agora, nesta segunda metade, o produtor comenta sobre o filme dirigido por Shatner, A Fronteira Final, e explica por que passou a produzir Uma Terra Desconhecida. Revela ainda a proposta de script sobre a Academia da Frota, não aprovada pelo estúdio, e o que achou de Star Trek.

Você passou a produzir o mais popular dos longametragens de Jornada, A Volta para Casa, e logo depois veio o criticado A Fronteira Final. Foi tão ruim assim como as pessoas parecem pensar? E o que você achou da direção de William Shatner?

“É uma lembrança desagradável. Eu tive um relacionamento maravilhoso com Bill. Eu podia lidar com ele muito bem, mas como o chefe do cenário foi muito difícil. Mais importante, ele tinha uma aprovação da história. Ele veio a mim no início da produção e disse: – “Eu consegui! Eu tenho (a história)! e eu disse:- ” O que é isso? Ele respondeu: – “A próxima Jornada, vamos encontrar Deus”. Eu repliquei: – ” Nós vamos encontrar Deus? Quem é Deus, Bill? Ele disse: – ” Nós estamos indo encontrar Deus”. Eu continuei argumentando: – ” Tente pensar dessa forma. Propaganda na TV: Em Jornada, o capitão e a tripulação encontram Deus. Você pode ver o quanto difícil isso seria?” Ele respondeu de pronto:” Não. Não. Eu acho que é a última fronteira final”. E assim foi o argumento dele”.

“No final, o estúdio convenceu-me que se ele desistisse disso eu desistiria (de criticar). Chegamos a um acordo que foi, “OK, nós nunca vamos realmente encontrar Deus. A viagem para tentar encontrar Deus será a visão”. Essa foi a premissa sobre a qual passamos, mas o fato é que ainda era uma história sem graça. Era uma história que não poderia chegar a um clímax, pois você poderia dar pista de Deus, poderia apresentar uma abstração, mas não seria satisfatória dramaticamente. Assim, investigamos as entranhas da psique de todos e tornou-se uma espécie de sessão de terapia de celebridades”.

A história corrente que contam por aí é que o estúdio não iria fornecer os dólares necessários para um final de efeitos especiais carregados e que, se Shatner tivesse conseguido o dinheiro para trabalhar, então A Fronteira Final teria sido muito melhor”.

Não é verdade.

Não é verdade?

“Absolutamente não é verdade. O final, você simplesmente tem que não estar nem aí pra ele ou acabar com ele. Você está sugerindo que este é Maomé? Você está sugerindo que este é um conceito budista? É este um conceito ortodoxo católico? E só confunde a mente de quem você provavelmente poderia ofender e quão poucos você poderia provavelmente agradar”.

Sean Connery foi sondado para fazer supostamente Sybok. O quanto ele estava perto de entrar para a produção?

“Não estava próximo”.

Você finalmente passou a produzir A Terra Desconhecida. Algum arrependimento dessa decisão?

“Não”.

Você realmente esperava produzir um script chamado Star Trek: Os Anos da Academia …

“Foi o melhor script de todos e nunca se produziu. Foi no final do meu trabalho. Ned Tanen, que foi chefe de produção da Paramount, deu luz verde antes que ele deixasse a direção. Tivemos até reconhecimento de locação e enviamos propostas para o elenco. Eu estava de olho em John Cusack (Quero Ser John Malkovich) para fazer Spock, que teria sido maravilhoso. Ethan Hawke (Atraídos pelo Crime) poderia ter sido Kirk. Havia tantas possibilidades. Mas basicamente era uma história de amor e era uma história de cadetes, adolescentes. E, a fim de obter Shatner e Nimoy, tivemos um envolvimento em que Kirk volta para a academia e a história se passa em sua memória. No final, Kirk e Spock se reúnem e são teletransportados de volta para a Enterprise, que teria deixado uma potencial nova série, a academia, e uma história com outros potenciais com o elenco original. Todas as possibilidades estavam abertas, o roteiro era bonito, e a história de amor foi assombrosa, mas isso não aconteceu”.

“Mais tarde, em meados dos anos 90, (então chefe da Paramount) Sherry Lansing me chamou e disse: – “Venha me dizer sobre esse script que não o fizemos”. Tivemos uma reunião. Ela se entusiasmou e assim foi. Em seguida, algumas semanas mais tarde, ela ligou para dizer que eles não podiam ir a frente porque o departamento de televisão ia fazer um piloto que era um prequel. Que acabou por ser a série Enterprise. Esse prequel tinha muito pouco a ver com os anos de academia, mas se chocou com o renascimento do script”.

Você saiu de Jornada e eles aprenderam a viver sem você. A franquia voltou recentemente para o grande público com um sucesso, graças ao filme de Abrams. Seus pensamentos?

“Eu vi esse filme. Eu não sou audiência para isso. Cenas rápidas. Explosões. Pelo amor de Deus. Ou isso faz de mim um dinossauro ou há um problema de gerações, mas isso não é culpa do J.J.”

Após sua saída da franquia, você produziu outros projetos e se aposentou após a série Invasion America em 1998. Esses dias, nós sabemos que você está basicamente relaxando e escrevendo suas memórias. No final do dia, porém, o que você gostaria de pensar que são as suas contribuições mais significativas para Jornada?

“Eu ressuscitei a franquia (naquele momento). Essa seria a minha contribuição. Não poderia ter sido outra “Jornada” e certamente não teria se prolongado se Star Trek II não tivesse sido um sucesso muito viável. Star Trek: O Filme foi como um último memorial a uma grande franquia, mas não era o tipo de coisa que estimulasse as pessoas a voltarem para ver mais do mesmo. Meus amigos dizem que eu tenho algo chamado de síndrome de Lázaro, porque inúmeras vezes eu trouxe algo ou alguém de volta dos mortos. Tudo começou com a Mulher Biônica. Nós matamos Lindsay Wagner, mas os fãs de O Homem de Seis Milhões de Dólares queriam Steve Austin e Jaime Sommers juntos. Porque era ficção científica, e você pode fazer um monte de coisas estranhas na ficção científica, nós colocamos ela em congelamento criogênico e, em seguida, trouxemos de volta para uma série própria. Assim, Lindsay foi a minha primeira volta dos mortos. E então havia um sujeito chamado Spock …”

“Quando assumi a atribuição de fazer Jornada, um dos problemas foi que Leonard Nimoy havia escrito seu livro “Eu não Sou Spock”. Ele tinha publicamente se colocado fora da franquia, que ele nunca faria Spock novamente. E um dos meus primeiros desafios foi convencer Leonard que ele deveria voltar, porque não seria Jornada sem ele. Eu finalmente convenci-o com um argumento muito simples, o ator provou. Eu disse: – “Leonard, se você voltar, eu vou dar-lhe a maior cena de morte desde de Janet Leigh em Psicose. Um terço do caminho dentro do filme, vamos matá-lo. O público vai ficar chocado. Será o fim de seus problemas com Spock e vamos continuar a completar a história. Ele disse: – ” Isso é bom. Eu gosto disso”. Então, ele assinou. Por uma variedade de razões, incluindo Gene e 100.000 cartas ao estúdio recebido dos fãs, depois que saiu que nós estávamos indo matar Spock, nós não poderíamos fazê-lo da maneira que planejamos. Assim, houve uma regravação e quando Nick Meyer, que Deus o abençoe, veio a bordo, encontramos um caminho para alargar o papel de Spock. E foi muito melhor, porque eu acho que A Ira de Khan poderia ter sido um fracasso, se Spock tivesse morrido um terço do caminho. Então conseguimos que A Ira de Khan funcionasse, Nick Meyer foi brilhante, e o resto é história”.

Nota do editor.

Uma revisão do script de Bennett, Star Trek: Os Anos na Academia, foi publicada pelo site Ain’t It Cool News em 2006. Aqui apresentamos um resumo do que poderia ter sido o sexto filme da franquia.

A história começa após os eventos retratados em Star Trek IV: A Volta Para Casa, com o Dr. Leonard McCoy sendo abordado por um grupo de cadetes da Frota Estelar, e é questionado sobre seus famosos ex-companheiros, Kirk e Spock. “O que eles gostam?” um pergunta. “Eram amigos?” pergunta o outro. Para sua surpresa, McCoy zomba da idéia. “Eu nunca conheci dois candidatos menos prováveis para a amizade em toda minha vida”, diz ele, acrescentando que Kirk e Spock eram tão diferentes como a noite eo dia, ou “Vulcano e Iowa”.

A partir daí, a história tem flashes de volta para Iowa, onde um jovem Jim Kirk é repreendido por seu irmão, George Samuel Kirk, por imprudência ao voar no seu “avião agrícola futurista”. Jim parece fadado a permanecer em sua fazenda na pequena cidade – até que ele é aceito como um dos centenas de novos recrutas na Academia. Em outro canto, em Vulcano, o jovem Spock também está sendo dissuadido por um indivíduo chamado Shardik para aceitar um lugar na Academia, onde ele seria o primeiro e único aluno com sangue Vulcano.

Chegando em San Francisco, onde a Academia tem por base, Jim aceita um passeio de bicicleta rápida de uma jovem, Cassandra Hightower, que se tornará seu interesse amoroso, ele entra em confornto com um cadete, Kalibar, encontra seu novo companheiro de quarto, McCoy – que ele imediatamente batiza de ‘Magro’, e um oficial de engenharia, Montgomery Scott, que trabalhou em um projeto de propulsão de dobra com o pai de Jim, George Kirk, até que ele foi considerado morto depois que sua nave de teste, o Boaventura, desapareceu durante uma dobra experimental de dilithium-abastecido. 

A escravidão ainda domina muitas economias da Federação, incluindo a terra natal de Kalibar, onde Kalibar é o próximo na linha para o trono. O preconceito racial é também uma poderosa força no universo, como evidenciado por um espancamento que Spock sofre nas mãos de Kalibar e seus companheiros, e do qual ele é resgatado por Kirk. Kalibar é expulso pelo espancamento, assim como ele descobre que seu pai foi morto em um golpe de Estado, um evento possivelmente associado a um anúncio anti-escravidão do novo Kodaris, um embaixador da terra natal de Kalibar.

Mas Kirk e Spock têm problemas: ambos são confinados nos quartos por trapaça (Spock ajudou Kirk em seu exame a mecânica quântica, usando o elo mental Vulcano), enquanto McCoy e Cassandra reportam à sua primeira missão a bordo de uma nave antiga, descrita no script como “um cavalo de guerra, golpeado e remendado. Seu projeto não pode ser familiar, mas seu nome é: USS Enterprise”. Mas antes que eles possam concluir sua missão – retornando o Embaixador Kodaris à sua terra natal – Kalibar ataca, desabilitando a Enterprise, e ameaçando destruir a nave, a menos que Kodaris seja liberado à sua guarda. Sabedores da situação, Kirk, Spock e Scotty roubam uma nave protótipo, o Boaventura II, do museu da Frota Estelar, chegando tarde demais – a Enterprise está muito danificada, o seu capitão está morto, a sua tripulação morrendo.

Transportados a bordo da nave atingida, Kirk, Spock, McCoy e Scotty entram em ação, cada um assumindo papéis com ecos de seus postos no futuro, e a base do improviso eles derrotam a nave de Kalibar. Com Kalibar derrotado e salvo a Enterprise, a tripulação, incluindo Christine Chapel, seguem caminhos separados, destinados ao encontro novamente.

O filme corta para os dias atuais, onde McCoy termina sua história. Seu comunicador bips, quando Scotty pergunta se ele está pronto para transportar de volta a bordo da Enterprise. McCoy desculpa-se com o grupo de cadetes da Frota Estelar, e tem um último olhar ao redor. “Leve-me para cima, Scotty”, diz ele.

Para adequar os atores Leonard Nimoy e William Shatner, o  script foi alterado para as memórias de Kirk/Shatner.