Atriz diz como foi ser Klingon em Star Trek V

O site TrekWeb publicou uma entrevista exclusiva com a atriz Spice Williams-Crosby, que falou sobre seu papel como a guerreira Klingon Vixis no criticado longametragem  Star Trek V: A Fronteira Final, e que passou pelos cinemas em 1989. O filme teve a primeira experiência na franquia de William Shatner como diretor e produtor.

Spice Williams-Crosby é uma atriz dublê e coordenadora de dublês. Vixis não foi seu único personagem de Jornada. Em 1993, ela apareceu como a seqüestradora Klaestron em Deep Space Nine no  episódio “Dax”. Um ano mais tarde, ela foi dublê da atriz Megan Gallagher no episódio da segunda temporada “Invasive Procedures” em uma cena de luta com sua colega dublê Patricia Tallman. Sua última performance foi em Voyager onde foi dublê da atriz Jeri Ryan. Suas calças de “Dax” foram vendidas em leilão no eBay e mais tarde foram re-utilizadas pela dublê de Roxann Dawson Susan Lewis em Voyager.

Como você inicialmente se interessou pela atuação?

“Bem, eu nasci em Hollywood com a minha irmã gêmea e saímos praticamente com sapatos de sapateado, penteado rabo de cavalo, cantando e dançando !!!!! Nós sempre amamos fazer essa performance e quando estávamos com 12 anos, fomos convidadas para ser as Golden Arch Girls de Ray Kroc, que criou o McDonalds e cantamos nas convenções! Sendo uma vegetariana de 30 anos, eu penso nesses dias e acho graça!”

“Enfim, minha irmã gêmea e eu tocavamos violão e piano e, em seguida, começamos a estudar drama na escola. Nós amamos Joan Crawford, Agnes Moorehead, Betty Davis, John Wayne, Clark Gable e todos os atores dos velhos tempos. A maioria das mulheres desempenhavam prostitutas e eu não posso dizer que foram grandes modelos, mas, caramba, eu as amava!”

“Eu estava profundamente enraizada na música, tocando e cantando clássicos considerados em Glee Clubs e fazendo musicais. Na década de 70, minha irmã gêmea e eu tinhámos um grupo de Rock N ‘Roll chamado Sugar N Spice. Daí o meu nome, Spice! Viajamos por 10 anos na estrada e então eu saí porque o convite pra atuar foi muito grande. Voltei para casa em Los Angeles e imediatamente assinei com a 20th Century Records como uma compositora musical. Eu fiz muito bem, tive seis músicas com a American Song Festival e uma canção que passou entre as 21 da (revista) Billboard como uma bala (como eles dizem!).

“Mas, em suma, eu tenho um emprego em um Fitness Spa para complementar minha renda para que eu pudesse ter aulas com um dos maiores professores do mundo e que foi Jeff Corey. Desde então, tenho estudado com professores maravilhosos.

O meu primeiro papel falado foi em Days Of Our Lives (novela) fazendo uma enfermeira para Brenda Benet, já falecida. E o resto é história !!!!!

Como aconteceu o seu papel de Vixis em Star Trek V?

“Em 1988, estava trabalhando como atriz e dublê com muito sucesso e me tornei uma estrela do elenco regular na primeira sitcom da Fox, “Women In Prison”. Meu agente me ligou e me disse para ir para a Paramount e pegar algumas partes do novo filme de Jornada! Bem, isso era para mim! Quando eu estava na estrada com o meu grupo de Rock N ‘Roll, Sugar Spice N’, nós trabalhamos em Las Vegas por estes anos e às quatro da tarde, de segunda a sexta-feira, todos os músicos em Las Vegas costumavam interromper o ensaio para que pudessem ir para casa, nos quartos de hotel ou seus camarins só para ver Jornada. Eu era apaixonada pelo capitão Kirk! Então, você poderia dizer que eu era uma Trekker que tem um teste para trabalhar em Star Trek V. Precisa dizer mais ?????”

“Fui a Paramount, no pior trânsito, às cinco e meia da tarde, para pegar minhas falas  e eu estava muito animada, porque eu sabia que estava indo finalmente para interpretar o interesse do capitão Kirk! Uma vez que eu tenho o script eu perguntei ao diretor de elenco: “Poderia dizer-me um pouco sobre Vixis?” Bill Shepard, o diretor de elenco disse: “Bem, Vixis Klingon é o primeiro oficial de uma ave de rapina”. Engoli em seco: “Oh não, não uma Klingon”. Agradeci a Bill e depois corri para o telefone público mais próximo (não tínhamos telefones celulares naqueles dias) E pedi a minha agente. Eu disse a ela: “Carmela, eu não posso fazer esse personagem. Vixis é uma Klingon e Klingons odeiam o capitão Kirk !!!!!” Depois de muitas palavras bem escolhidas, ela me disse para relaxar e ir aprender as linhas!”

“Quando Todd Bryant (capitão Klingon Klaa) e eu nos sentamos para trabalhar em nossos personagens, nós gastamos muito tempo na história. Este é o material que você começa às vezes do script e outras vezes você apenas tem que fazer isso de modo que você possa dar vida a seu personagem. Então, para mim, Vixis queria governar a galáxia, mas no mundo Klingon, as mulheres não se pronunciam! Assim, poderia Vixis indiretamente dominar através de seu amante, que era o capitão Klaa no momento! Penso que, se o capitão Klaa não estivesse ansioso para governar a galáxia, Vixis teria saltado para outra nave Klingon procurando um homem que pudesse controlar.”

“Eu treinei muito duro e fiz dieta para criar Vixis. Eu corri, levantei pesos, que é difícil para um vegetariano. Como eu disse ao Bill Shatner, iria dar um visual que o SFX (efeitos) não poderia fazer por mim. Perdi 6% de gordura corporal e disse a senhora do guarda-roupa para fazer a minha roupa para uma menina com uma cintura de 21 polegadas. Eu só atingi 23 polegadas e, em seguida, levei três mulheres para me deitarem e quando apertei a barriga, elas puderam fechar o zipper. Eles estavam muito preocupados que eu não conseguisse respirar, mas eu lhes disse que eu era bom para a minha personagem!”

Existem muitas semelhanças entre o personagem de Vixis e você mesma?

“Boa pergunta! Bem, acho que costumava haver algumas semelhanças, onde, como eu queria estar em um lugar de poder, mas só iria abrir mão dessa possibilidade, porque eu era uma mulher. Eu ainda sou uma mulher, mas agora, eu trabalho como produtora, coordenadora de dublês, praticante de artes marciais, etc .. onde eu aprendi a abraçar o meu poder (e não abusar dele), mas não ter medo de assumir o controle e começar o trabalho feito! Embora, algumas das cenas deletadas foram minhas e do Todd onde você poderia ver que eu estava manipulando-o e fazendo coisas que não estávamos certos!”

Descreva o relacionamento no trabalho e fora dele que você teve com o ator Todd Bryant, que fez o capitão Klaa.

Todd e eu imediatamente nos tornamos amigos e ele vinha a minha casa três dias por semana para ensaiar. Bem, eu o subornei fazendo-lhe um almoço, quando ele veio! Tal coisa Vixis faria! De qualquer forma, Todd foi e ainda é surpreendente! Nós nos tornamos amigos e somos como irmão e irmã. Estamos ambos com saúde. Todd come próximo do que eu como e tomamos toneladas de vitaminas, minerais, aminoácidos, probióticos, etc …. Eu estou fazendo meu doutorado em Nutrição Holística e tenho 2 Mestrados em Fitness Science e Nutrição Holística. Assim, Todd e eu estamos constantemente no telefone ajudando as pessoas que amamos e trocar histórias e conselhos de saúde. Todd não é só dublê de Will Ferrell, Brendan Fraser e Tim Robbins, mas ele também coordena dublês e quando há uma parte que possa atuar, os produtores vão pedir-lhe que por favor interprete.”

Descreva as suas impressões do diretor William Shatner

“Oh, você quer dizer, Capitão Kirk?? Bem, foi um teste difícil para ele porque ele ainda estava em meu sonho, minha mente, como o Capitão Kirk. Mas, eu me restabeleci disso e ele foi incrível! As pessoas não percebem que Bill foi um excelente diretor para nós. Dirigiu-nos como atores! Não como carros. Hoje, a maioria dos diretores dirigem como se estivessem no tráfego! Ele deixou-nos seguir em nossa exploração (dos papéis) e as perguntas dos atores ajudava a definir seus personagens dentro de nossos ensaios. Ele queria ser parte de nosso processo criativo e, em seguida, enviou-nos para casa para vermos o que traríamos no dia seguinte! Eu amei trabalhar com Bill e eu faria de tudo para trabalhar com ele outra vez!”

O TrekWeb lançou uma campanha para restaurar e reconstruir Star Trek V em edição do diretor que representa a visão original do Sr. Shatner do filme. Qual é a sua opinião sobre esta campanha?

“Bem, isso seria um sonho tornando-se realidade! Primeiro de tudo, Bill foi um diretor fantástico e teve as mesmas visões criativas que eu mesmo tive e o Todd Bryant também. Houve algumas cenas maravilhosas entre mim e Todd (Vixis e Klaa), que acabou no chão da sala de edição e alguém deixou cair a bola no SFX, juntamente com outras coisas que deveriam ter estado no filme. A história era sobre uma fronteira final, que realmente dependia da nossa fé. Ir em busca de Deus ou uma fonte mais elevada, é o que eu acredito, o objetivo final de toda criatura vivente. Para trabalhar essa questão profunda para um filme é complicado. Mas, se você olhar para o que Gene Roddenbury realmente criou, foi um universo dentro deste mundo de entendimento de Deus ou da Fonte Superior, que está dentro de cada um de nós.”

Pode descrever algumas de suas cenas, que terminaram cortadas?

“Uma das minhas cenas favoritas era comigo e Todd Bryant na frente de uma enorme tela que mostra a galáxia. Vixis volta e com uma caminhada muito sedutora, ela se aproxima de Klaa e permite-lhe saber que a Enterprise está camuflada, mas encontrando Kirk e matando-o junto com a Enterprise, ele seria o maior guerreiro da galáxia! Eu caminhei até ele, com efeito, olhando em seus olhos e muito deliciosa falei ao meu capitão com sua boca molhada de excitação, e ele sabia exatamente o que fazer!”

“Eles cortaram isso! Como se atreveram!”

Por fim, Spice, o que você lembra mais sobre sua experiência em Star Trek V?

“A estréia foi na sexta, eu acredito, e na quinta-feira eu recebi um telefonema de um amigo muito querido meu que eu usava para treinar. Seu nome era Don e eu não tinha visto há muito tempo! Ele queria felicitar-me por o meu papel e me desejar muita sorte! Eu perguntei como estava e ele disse que estava no hospital com cerca de 10 dias para viver! O QUE? notícia louca! Então, eu perguntei a Don o que estava errado e ele disse que era câncer e que ele ainda estava fazendo quimioterapia. Ele sabe que eu não acredito em tratamento de quimioterapia, mas que foi sua escolha. Então, eu disse: “Bem, Don, já que você vai morrer em cerca de 10 dias, você quer vir para o premier comigo?” Ele disse: “Como posso fazer isso? Eu lhe disse:” Simples, eu vou buscá-lo no hospital, levá-lo para casa para pegar algumas roupas extravagantes e nós estaremos lá! ”

“Don riu e eu disse: “Eu estou falando sério! Eu estarei lá pela manhã”. Um bom amigo meu que estava na minha aula de interpretação levou uma limusine e ele se ofereceu para me ajudar. Então eu chamei o gerente do cinema, um homem encantador, John Hamilton, e disse-lhe o que eu estava acontecendo e ele concordou em nos deixar entrar, através do tapete vermelho e sentar na sacada do cinema.”

“Bem, Don nunca tinha estado em uma limusine, em todo os seus 57 anos de vida e estava muito animado. Quando a limusine parou, todos os fãs que estavam esperando ao redor do bloco por 24 horas estavam gritando quando John saiu e com a ajuda do motorista de limusine, nós andamos para o cinema, com todos os paparazzi piscando suas câmeras. Don estava fora de si!”

“Entramos e John colocou o tapete vermelho para Don. Esse foi o meu pedido a ele. Não para mim, mas para Don. Quando chegamos para sentarmos na sacada, estava Gary Franklin, um crítico de cinema que sentou-se na mesma fileira que eu e Don. Depois Gary me reconheceu e falou meu nome, o cinema inteiro viu-me na sacada e começou a gritar o meu nome. Fiquei encantada!! Eu, é claro, me levantei e flexionei um músculo do meu grande bíceps e os fãs ficaram loucos!”

“Assim, o cinema ficou escuro e Star Trek V, a Fronteira Final começou. Estávamos com medo, nós rimos, nós choramos, tivemos medo e animação durante todo o filme. Quando as luzes se acenderam, todos aplaudiram, gritaram e me desejaram boa sorte, eu virei para Don, que tinha lágrimas em seus olhos e ele me disse: “Muito obrigado, Spice … Agora estou pronto para ir para a minha Fronteira Final! ” Dez dias depois, Don morreu.”

Há muitos momentos, enquanto ensaiava e filmagens de Star Trek V que são muito memoráveis, mas para mim, este foi o momento mais importante que realmente fez STAR TREK V, a Fronteira Final ver a vida para mim. Este filme traz uma mensagem muito importante que eu me sinto honrada de fazer parte”.