Kellerman e Lockwood falam do piloto de Jornada

Recordar é viver, já diz o ditado. E nada melhor do que relembrarmos das grandes aventuras da Série Clássica, na visão de seus atores. Sally Kellerman e Gary Lockwood interpretaram respectivamente, a tenente Elizabeth Dehner e o oficial Gary Mitchell, e foram um dos protagonistas do piloto, Where No Man Has Gone Before, que deu a arrancada para a franquia ser como a conhecemos hoje. Os atores foram entrevistados pelo site Star Trek.com e falaram desse memorável episódio.

Sally Kellerman é uma atriz premiada, que inclusive já foi indicada ao Oscar por seu desempenho como Hot Lips Houlihan no filme de Robert Altman, o cult M * A * S * H, enquanto que Gary Lockwood ficou conhecido como o Dr. Frank Poole no clássico espacial de Stanley Kubrick, 2001: Uma Odisséia no Espaço. Antes de M * A * S * H ou 2001: Uma Odisséia no Espaço, Kellerman e Lockwood uniram forças para criarem um pouco da história de Jornada. Nos anos 60, os dois co-estrelaram na série original, como amigos de Kirk, a psicóloga, Dra. Elizabeth Dehner e o comandante Gary Mitchell  – no episódio Where No Man Has Gone Before (Onde Nenhum Homem Jamais Esteve). O episódio foi o segundo piloto da série, já que o primeiro não conseguiu ir ao ar (The Cage), e estreou em 22 de setembro de 1966, tendo como sequência The Man Trap (O Sal da Terra) e Charlie X.  Numa rara entrevista conjunta (e essa deve ficar para a história dos arquivos de Jornada), Kellerman e Lockwood, ambos com 73 anos, estiveram na convenção de Jornada em Las Vegas e num bate papo animado, eles recordaram seus trabalhos naquele episódio e disseram o que estão fazendo agora.

Voltando as filmagens de “Where No Man Has Gone Before”, isso era realmente apenas um outro trabalho, certo?

Lockwood: “Sim, com certeza.”

Kellerman: “Certamente. Não tínhamos idéia de que estaríamos falando sobre isso 44 anos depois, mas é realmente incrível. É como algo que se propagou. Nós realmente não tinhamos nada a ver com isso. Apenas aconteceu de estarmos no episódio”.

Lockwood: “É como o conto de fadas Eu me lembro de quando eu era garoto, ouvia sobre o jarro de leite que nunca se esgota.”

Kellerman: “O quê? Eu não lembro disso.”

Lockwood: “Bem, você é do Arkansas. Eles não têm histórias como essa lá.”

Kellerman: “Eu não sou do Arkansas. Eu sou de L.A.!”

Lockwood: “Perto o suficiente. Eu sei que ela é de Los Angeles. Eu só faço isso para me divertir com ela.”

Quando foi a última vez que você realmente viu o episódio?

Lockwood: “Eu só vi uma vez, há muitos anos. Fizemos ver alguns clipes que mostramos antes da nossa aparição no palco (da convenção). Nas palavras de algum catcher (baseball) dos Yankees, era déjà vu, tudo de novo.”

Kellerman: “Essa (convenção) foi a primeira vez que eu vi. Gary era realmente bonito. Eu não acho que tinha percebido que ele era naquele tempo.”

Lockwood: “Eu tinha quatro esposas, por favor”.

Você poderia ter sido uma das esposas de Gary …

Kellerman: “Não, não. Na verdade, quase não nos falavamos, mas acabamos fazendo três trabalhos em conjunto ao longo dos anos.”

Lockwood: “O que fizemos?”

Kellerman: “Nós fizemos um antes de Jornada e outro depois de Jornada. Nós fizemos um episódio de The Kraft Suspense Theatre (intitulado “Mãos de Connery”, que foi ao ar em 1965).”

Nota da edição: The Kraft Suspense Theatre foi um programa de TV onde apresentava histórias isoladas de crime e mistério. 

Lockwood: “Foi o último episódio que The Kraft Suspense Theatre fez, e foi bom. Estivemos bem, também.”

Vamos voltar para “Where No Man Has Gone Before.” Quando os fãs de perguntar-lhe sobre o episódio, o que eles querem saber?

Lockwood: “Eles perguntam: “Será que os olhos doiam?”

Eles doiam?

Lockwood: “Sim.”

Sally, você estava posando para fotos aqui segurando o rifle phaser do episódio. Como você terminou na posse disso?

Lockwood: “O contra-regra deu para ela.”

Kellerman: “Isso é verdade.”

No que vocês estão trabalhando hoje?

Kellerman: “Terminei um filme chamado Night Club. Eu faço um doente de Alzheimer. Eu também estive na estrada cantando. Eu tenho um CD novo chamado “Sally”. Tudo durante a minha carreira no cinema, minha paixão pela música não deve morrer. Eu gravava sempre que podia, e tenho recusado fazer filmes para montar uma banda e fazer um tour. Estou muito orgulhosa de “Sally” e sinto como se eu finalmente me envolvesse, em termos de liberdade e diversão do que eu tenho de cantar. Tenho o site SallyKellerman.com, por favor, espalhe a notícia. A resposta ao CD tem sido maravilhosa, e eu não tinha certeza de que queria atuar novamente, mas a oferta de Night Club veio e eu tive que fazer isso. Eu estava com medo. Eu fiz toda essa pesquisa sobre Alzheimer e pensei: “Por que eu diria sim? Eu não venho atuando. Como vou fazer isso? Mas eu fiz e ela revigorou o meu interesse em atuar.”

Lockwood: “Eu moro no Canadá no verão e no inverno vou para Malibu. Eu não trabalho. Eu me aposentei há 18 anos. Eu tenho a reforma de duas casas, e que já vai por 10 anos. Eu viajo ao redor do mundo. Eu participo de um monte de convenções. Havia provavelmente 200 pessoas em Jornada, por causa de todas as séries e filmes, mas tinha apenas dois de nós – eu e Keir Dullea – em 2001: Uma Odisséia no Espaço, por isso me perguntaram um monte de coisas sobre 2001 ou outras séries sci-fi, assim como as séries de Jornada. Eu tenho estado por todo o país e, nos últimos anos, na Austrália e no Japão. Então, eu estou feliz de estar aposentado e apenas saindo de vez em quando para esses tipos de eventos.”