Detalhes sobre a saga de Star Trek em livros

A editora Simon & Schuster, em breve, lançará uma série de livros da Star Trek: Starfleet Academy, destinado ao público jovem e que prossegue na história do filme Star Trek. A venda da primeira edição está prevista para novembro de 2010 (no mercado americano). O site oficial StarTrek.com entrevistou Kara Sargent, diretora editorial da Simon Spotlight da Simon & Schuster, que forneceu detalhes dessa coleção.

 O primeiro título, The Delta Anomaly, escrito por Rick Barba, estará à venda em 02 de novembro. Em seguida teremos também The Edge, o segundo romance sobre a Academia da Frota, marcado para lançamento em 28 de dezembro deste ano.

Primeiro, o quanto você está surpresa com a popularidade continuada dos livros de Jornada orientados para os jovens?

“Estou muito feliz por isso, mas não muito surpresa. Jornada tem repercutido nas pessoas de todas as idades durante anos e anos. Essa é a marca de uma franquia verdadeiramente notável. Não é surpreendente para mim que os adolescentes de hoje estejam aceitando.”

Qual é a chave para atrair o público adolescente e quanto é complicado escrever ficção de Jornada que envolva um jovem leitor, sem menosprezar ele ou ela, e que segue personagens familiares sem alterar a sua história já conhecida?

“Eu acho que os adolescentes estão procurando as mesmas coisas que seus adultos procuravam, histórias de livros convincentes, grandes personagens, e forte escrita. O truque com qualquer público que você esteja mirando é ter ceteza de que o material é relacionável. Os adolescentes gostam de ler sobre os seus amigos, da Frota Estelar e o mundo é feito de personagens que são seus amigos. Estes são grandes personagens em um ambiente muito legal. Usando como exemplo Kirk, da Academia da Frota Estelar, é muito bonito exatamente como você imagina que ele seja, dado o seu conhecimento de Kirk, o homem adulto e capitão Kirk da USS Enterprise. Na Academia da Frota Estelar, Kirk é esse ressentido e sexy cara em uma nova escola, num ambiente super-competitivo com muitas regras e regulamentos, e ele é rebelde e tem jogado a sua maneira. Todo o tempo ele está tendo aventuras intergalácticas incríveis, treinando para ser um comandante da Frota Estelar, e, claro, pegar as meninas, sair com os amigos dele, fazendo brincadeiras, e pegando mais algumas meninas. Quem não adoraria ler sobre esse cara? Todo o processo de produzir histórias neste cenário não foi muito complicado. Foi muito divertido, e isso nunca pareceu forçado. Parece uma direção natural de seguir em frente.”

Haverá capa dura, livros de bolso e edições e-book para cada título. A que distância os formatos individuais serão lançados?

“Na verdade, todas as versões serão lançadas simultaneamente. O primeiro livro sai em todas as versões em dois de novembro.”

Vamos falar especificamente sobre The Delta Anomaly (A Anomalia Delta). O que é interessante sobre como a trama e como ela incorpora alguns personagens favoritos de Jornada?

“Eu adoro essa história. Este núcleo é um mistério sobre um serial killer. Logo no início do livro, o assassino tem como alvo um dos cadetes da Frota Estelar, um amigo de Kirk e Uhura. De fato e o leitor é atraído imediatamente para este acelerado mistério, assustador mistério. Ao mesmo tempo, há histórias fantásticas acontecendo em paralelo. Uma envolve Uhura e ela recebe uma missão especial de seu instrutor favorito, comandante Spock. Vou apenas dizer que há alguma química séria que existem entre dois e deixar por isso mesmo! Outra história envolve um grande missão da Frota. Kirk é envolvido e coloca-o contra o seu carrasco na Academia. Há muita aventura neste livro. E, meu favorito lado história envolve Kirk e uma bela e jovem estudante que ele encontra em uma cafeteria. O nome dela é Hannah, e Kirk tem algo dificil pela frente, porque Hannah realmente não desmaia a seus pés na primeira vez que ela o conhece.”

O que faz Rick Barba como um escritor?

Em primeiro lugar, Rick é um grande contador de histórias. Ele é particularmente hábil em tecer um monte de histórias menores, em um caminho que parece completamente natural e nunca é chocante para o leitor. Não há pausas nas histórias de Rick. Você continua virando as páginas sempre porque está envolvido e mal pode esperar para saber o que vai acontecer a seguir. Ele também traz um respeito real e amor a franquia. É um verdadeiro fã. Ele conhece esses personagens muito bem, e acho que trás a vida lindamente.”

The Edge será lançado ainda este ano. Como você descreveria essa história?

“The Edge se concentra sobre o estresse da vida na academia. A história começa com um concurso e Kirk percebe alguns cadetes tem uma vantagem que ele não tem. Um dos cadetes é a garota que ele está interessado em Alguns acontecimentos misteriosos e até uma morte ocorrem, levando Kirk a investigar o que está acontecendo, e ele descobre um mundo muito sombrio de atividade ilegal.”

O que você diria de Rudy Josephs como um escritor?

“Rudy veio com um conceito de grande história que sabíamos que iríamos cativar audiências. E então, não surpreendentemente, ele trouxe isso para a vida na perfeição. Ele realmente brilha ao explorar as relações interpessoais entre os personagens, dando a real profundidade a eles, que eu acho que nossos leitores irão responder . Ele se sente muito confortável colocando esses personagens nessa faixa etária e na Academia, e sua história reflete isso. E como Rick, ele é um grande fã de Jornada. Que vem através de sua escrita.”

Existem mais livros planejados para 2011. Quantos haverá? E sabe ainda os autores?

“Nós estamos planejando fazer pelo menos um livro por temporada, mas eu não tenho todos os detalhes para compartilhar ainda.”

Enquanto isso a IDW Publishing está lançando a sexta edição da versão em HQs do filme Star Trek. Nesta coleção de comics você pode rever o filme nas ilustrações de David Messina. A editora assim descreve o comic: “oficial adaptação numa mini-série em quadrinhos do longa-metragem Star Trek. Escrito por Alex Kurtzman, Roberto Orci, Mike Johnson e Tim Jones, com a ilustração de David Messina, a adaptação nº 6 mergulha Kirk, Spock e o resto da tripulação da Enterprise recém-formado em uma corrida contra o tempo para poupar a Terra do tipo de destruição. Isso Vulcan simplesmente obliterou. Como de costume, com a adaptação do filme mini-série, n º 6 inclui cenas originais não jogou no JJ O filme de Abrams.”