Harve Bennett faz críticas a Star Trek

No sábado passado, Harve Bennett, produtor de quatro filmes de Jornada, respondeu a perguntas da platéia durante a exibição do filme Star Trek IV: A Volta Para Casa, em Ashland Oregon. Ele foi o convidado especial do evento e falou (artigo do Examiner) sobre seu tempo na franquia, seu projeto que não foi adiante, A Academia da Frota, e ofereceu uma opinião crítica a Star Trek de J. J. Abrams.

Harve Bennett foi produtor dos filmes Star Trek II: A Ira de Khan, Star Trek III: A Procura de Spock, Star Trek IV: A Terra Desconhecida e Star Trek V: A Fronteira Final, e chegou a apresentar um projeto para o sexto filme onde Kirk e cia retornariam aos tempos de Academia, mas o estúdio recusou. No sábado, os fãs organizaram uma homenagem a Bennett, onde exibiram uma de suas produções, Star Trek IV, que passou no Varsity Theater em Ashland, e como parte da festa tiveram um bate papo animado com o produtor que falou sobre sua carreira na TV e no cinema, e seu trabalho em Jornada.

Sempre quando perguntado o que um produtor faz, Harve Bennett repete a mesma frase, “eu faço as coisas acontecerem”.

O envolvimento de Bennett com Jornada começou quando ele foi trazido para ajudar a reiniciar a franquia após o primeiro filme resultar numa insatisfação dos fãs e uma preocupação da Paramount Studios. Bennett concebeu uma continuação da série original no episódio “Space Seed”, uma idéia que tornou-se Star Trek II: A Ira de Khan. Depois do sucesso do filme, Bennett ficou como produtor para os próximos quatro filmes. Ele também escreveu Star Trek III, co-escreveu Star Trek IV e V. Bennett deixou a franquia antes do sexto filme e terminou sua longa carreira de volta a televisão.

Sobre a personalidade controvertida de William Shatner, Bennet disse, “Ele é o que você vê. Se quiser definir um ídolo das matinês, seria Bill Shatner. Ele tem um ego maravilhoso, não há nada que ele não possa fazer, ele é fisicamente corajoso e atreve-se a fazer qualquer coisa. Ele é teimoso, acha que o mundo é dele (pausa) como um acobertamento, porque ele é realmente como qualquer outro ator, assustado.”

Sobre Leonard Nimoy, “Eu nunca entendi porque Leonard se tornou um ator, ele é um intelecto puro … alguém muito brilhante, muito talentoso, e há alguma coisa sobre a sua não-ação que faz dele uma figura de autoridade. Você coloca as orelhas nele e tudo vem junto … ”

Bennet explica como convenceu Nimoy a se interessar em retornar ao papel de Spock depois de Star Trek: The Motion Picture. “Uma das primeiras coisas que eu tinha que fazer … era convencê-lo a voltar para o elenco.” Bennet foi finalmente capaz de convencer Nimoy, oferecendo-lhe um negócio que ele não podia recusar. “Escute, eu vou te dar a maior cena de morte em filmes.”

Sobre Gene Roddenberry, “Eu não gostava de Gene Roddenberry, e ele não gostava de mim … Eu achei ele egocêntrico e difícil de trabalhar. Isso não diminui a sua contribuição, seu gênio e a capacidade especial que tinha, que eu chamaria de gênio promocional. Ele sabia como fazer as coisas e torná-las instantaneamente importantes. ”

Sobre o seu projeto que foi recusado pela Paramount comentou, “A última coisa que eu fiz na Paramount antes de sair – e não fui demitido, apenas disse “nunca mais”. Tínhamos um roteiro chamado The Years Academy (Os Anos na Academia) – foi um prequel. Kirk e Spock entram com dezessete anos na Academia da Frota. Kirk se apaixona pela única vez em sua vida. Os cadetes salvam o mundo. A premissa do filme era a tensão racial. Spock se torna o primeiro sangue-verde a entrar na Academia, que é uma organização de sangue vermelho, e ele é discriminado. E havia uma conspiração planetária contra os sangue-verdes e os cadetes da Academia são os que salvam o dia. O amor de Kirk é morto heroicamente salvando o planeta da nave. Tivemos um ótimo roteiro e tivemos um local. Se você estiver indo filmar a Academia da Frota Estelar no século 23, qual deve a sua aparência? Você pode discordar com a minha escolha, mas a escolha que fizemos e foi negociado foram as Universidades de Washington e Lee, no vale de Shenandoah. Uma Harvard coberta por trepadeiras às margens de um rio, e nossa lógica foi Harvard, MIT, Stanford – estas são as universidades que estão lá há centenas de anos. Você sempre pode construir um prédio de laboratório, um cabide de espaço, material que traz para a era espacial. Mas, academicamente, que queria que fosse para sempre. Algo que sempre estará lá.”

Ao discorrer mais sobre seu roteiro da Academia, Bennett acaba fazendo uma crítica a nova versão de J. J. Abrams, “A primeira seqüência do filme seria Jim Kirk, em um biplano avião agrícola, fazendo acrobascias, enquanto seu irmão e sua mãe diziam, “Jim, sua zebra – desça!” E finalmente ele acaba batendo em um palheiro. E começa em Iowa no ano 2315. Esse filme (de J. J. Abrams) começa em Iowa em 2315, e então se torna uma coisa louca de moto futurista e um mergulho no Grand Canyon, e assim que é a minha resposta a esse filme.”

“Eu acho que J.J. Abrams conseguiu o que estava tentando fazer”, admite Bennett francamente, “Eles perderam para mim quando colocaram o Grand Canyon, em Iowa”, acrescentando, “Quando você explode Vulcano e mata a mãe de Spock, você está fazendo um filme que eu nunca faria”. Bennett continuou na sua crítica, “Ele fez um grande negócio e criou isso para outra geração, uma geração que gosta de muita ação e um monte de bang bang”.

Bennett reconhece os profissionais talentosos que trabalharam com o passar dos anos, “os escritores realmente criativos são raros em qualquer campo”. Em contraste com a diferença entre trabalhar em televisão e cinema, Bennett expressou sua grande alegria na capacidade de ser parte da experiência de audiência. “Não há uma quarta parede (parede imaginária situada na frente do palco do teatro, onde a plateia assiste passiva à ação) na televisão … Você é a quarta parede, um público vivo e pulsante”.

Fonte: TrekMovie e Examiner.