Por onde anda… Cirroc Lofton?

A última série de Jornada na TV acabou faz alguns anos e todos que fizeram parte da franquia seguiram seus caminhos procurando por novos trabalhos e projetos. Quem não sente aquela curiosidade a respeito do que faz atualmente determinado ator ou atriz de sua série preferida? Os mais conhecidos estão, de vez em quando, em evidência, em algum evento ou mesmo em convenções, mas e quanto aos do elenco secundário? Aproveitando a seção do site Star Trek.com, estamos lançando o “Por onde anda…?”, uma tentativa de matar a curiosidade do fã quanto aqueles que atuaram como coadjuvantes ou que simplesmente tiveram uma participação especial. Começamos com o ator Cirroc Lofton, o Jake Sisko.

Pode-se dizer que Cirroc Lofton cresceu literalmente com Jornada. O ator tinha apenas 14 anos quando interpretou pela primeira vez Jake Sisko, filho do Comandante Benjamin Sisko (Avery Brooks), na série Deep Space Nine. Quando a série terminou em 1999, Lofton já estava com 21 anos. Ele ainda continuou a atuar, ocasionalmente, aparecendo nos seriados The Hoop Life e Soul Food, e como ator convidado em CSI: Miami. Ele chegou a entrar no gênero musical, produzindo um CD de música rap, mas ainda não terminou. Atualmente, aos 32 anos, Lofton seguiu a carreira do avô de Jake, abriu um restaurante chamado Café Cirroc. Aqui temos uma entrevista exclusiva do StarTrek.com.

Vamos começar com Deep Space Nine. Olhando para trás, como você viu esse período de sua vida?

“Parece um sonho agora. Foi uma experiência incrível. Eu aprendi muito com isso. Eu adorei o tempo que passei com essas pessoas e meu tempo com Avery (Brooks), e que ainda ressoa até hoje. Avery e eu ainda temos uma forte ligação. Nós mantivemos contato ao longo dos anos e seu filho e eu somos bons amigos. Mas eu estava diante de muito talento, que foram os melhores no que fizeram. Eu vi e aprendi como eles operavam, como eles fizeram seus trabalhos, ou era o Avery ou Kris Krosskove ou Marvin Rush e Michael Piller ou Ira Behr e Rick Berman. Eles fizeram um bom serviço para a televisão, colocando sobre o tipo de série que fizeram e fazê-lo como o fizeram.”

Com que frequencia você verifica o seu histórico de episódios de Deep Space Nine?

“Eu tenho os DVDs de Deep Space Nine  e eu os vejo de vez em quando e assisto alguns dos meus episódios favoritos. Eu gosto de revisitar “Far Beyond the Stars”. Aquele episódio sempre traz ótimas lembranças. Eu gosto de “The Visitor”. Esse é um dos meus episódios favoritos. É interessante quando eu faço convenções, porque estou sempre lembrando de coisas que eu esqueci. Os fãs sabem, de certa forma, mais do que eu sobre certas coisas que aconteceram.”

O que você acha que Jake Sisko é até agora?

“Ele estava em um caminho de descoberta no final da série, e eu acredito agora que ele realmente encontrou quem é como uma pessoa, que amadureceu, que experimentou a vida e todas as suas gamas de emoções. E eu acho que talvez agora ele esteja pronto para assumir a posição de estar no comando.”

Você acaba de abrir seu restaurante. Conte-nos um pouco sobre Café Cirroc.

“Foi fácil chegar a esse nome (risos). Estamos em Culver City, perto de Playa Del Rey (Califórnia). É um local que está crescendo, muito sexy. Temos gelato, que é o sorvete italiano. Temos sanduíches. Servimos croissants e café fresco, café expresso, cappuccinos. E bem ao lado temos um bar de vinhos realmente bonito. Assim, você pode entrar, tomar um bom copo de vinho e desfrutar de música ao vivo, karaoke. Nós fazemos tudo isso.”

E o que levou você a entrar em um negócio completamente diferente?

“Eu estou pegando tanta prática quanto posso conseguir. Eu construí esse tipo de lugar do chão. Era um restaurante antes, mas nós o derrubamos e refizemos um monte de coisas e colocamos o nosso toque pessoal nele. Por quê um restaurante? Eu queria fazer algo para mostrar o meu lado criativo e trazer algo para o povo e deixá-las experimentar algo do que eu experimentei em minhas viagens ao redor do mundo. Nós temos a cozinha aqui que todos nós gostaríamos de ter quando estamos fora fazendo refeição. Na verdade, eu não comecei a divulgar para os fãs, mas eu estou começando a fazer isso agora. Estou falando com StarTrek.com. Eu vou estar fazendo algumas convenções. E nós vamos ter um site pronto em breve, também.”

Você mencionou convenções. A última que você participou foi o Hollywood Xpo. Ela contou com um monte de caras familiares do sci-fi. Quanto você gosta das convenções, ver os fãs, encontrar alguns de seus antigos colegas?

“As convenções são ótimas. Eu provavelmente faria umas duas ou três por ano. Elas são como uma reunião (para os atores) a cada seis meses. Vejo Avery em algumas delas e LeVar Burton, Brent Spiner e meus amigos de Deep Space Nine. Quando eu encontro os fãs é uma experiência muito agradável. Eles me dizem sobre como me viram crescer na série, como que se traduziu em suas vidas, como eles foram crescendo também. Nós estamos crescendo juntos e eu sou uma espécie de metáfora para isso. Eles perguntam o que estou fazendo agora, e agora que eu tenho o restaurante, posso lhes dizer sobre isso.”

E se alguém vier com um script ou uma oferta ou lhe convidar para um teste num papel?

“Eu ainda quero atuar. Eu adoro atuar. Essa é a minha paixão número um e foi isso que me iniciou no caminho na vida. Eu acho que a natureza do negócio mudou, com todos os reality shows e diferentes tipos de programação na TV. Assim, a natureza de meu negócio mudou, mas ao mesmo tempo, não me desanimei. Ela apenas me deixou saber que, para eu pôr para fora o tipo de material que eu quero colocar, eu vou ter que criá-lo – e isso é algo que estou trabalhando.”

Sabemos que você é muito ligado em música e poucos anos atrás você estava gravando um CD. O que está acontecendo agora?

“Na verdade eu terminei esse CD. Ele está sendo mixado e masterizado agora e provavelmente vou lançá-lo em breve, em dezembro. Ando muito ocupado. A vida tem sido uma montanha russa. Eu encontrei alguém muito especial com quem eu decidi passar a minha vida, e nós temos algo muito legal. Então, estou envolvido. Ela realmente me ajudou a estabelecer-me em uma série de maneiras e me ajudou a aproveitar o meu foco. Eu terminei a minha música. Eu tenho esse restaurante funcionando, que também será uma plataforma para fazer música ao vivo. Eu vou continuar seguindo em frente e fazer as coisas que eu sou apaixonado: atuar, escrever scripts, música, trabalhando no restaurante, conhecer pessoas, entretenimento, diversão e também jogando basquete.”