Tim Russ comenta sobre filme Star Trek

Entre os atores de Jornada presentes na convenção deste fim de semana a Indy Starbase Eastside estava Tim Russ, que interpretou Tuvok da série Voyager. Ele conversou com o pessoal do site IndyStar.com e comentou a respeito de sua visão quanto a reimaginação da franquia nas mãos de J. J. Abrams. Falou ainda de seu personagem e se gostaria de retornar a Jornada em uma nova série.

Você trabalha como diretor e produtor. Que abordagem você teria levado para o filme Star Trek?

“Eu faria uma linha de tempo paralela, indo em frente, não para trás como uma espécie de estilo renegado. Gostaria de trazer uma série de personagens de cada uma das outras séries, desde que a linha de tempo fosse consistente. Prefiro fazer algo parecido com isso do que um prequel (como fez J. J. Abrams). Dessa forma, você pode trazer personagens de A Nova Geração, como Patrick Stewart (o capitão Jean-Luc Picard). Haveria a Kate Mulgrew (como a capitã Katherine Janeway) de Voyager, alguns membros da tripulação da Voyager. Gostaria de trazer  personagens de Deep Space Nine também. Qualquer um desses personagens seria uma satisfação para os fãs. As séries têm todos os seus favoritos e cada uma tem a sua base de fãs. Tenho certeza que aprendi isso”.

Mr. Spock da série original foi um Vulcano de pele verde. Que reação, se for o caso, você experimentou quando viu pela primeira vez os fãs de Tuvok?

“Você quer dizer que ele era negro? Foi realmente uma questão pequena. Gene Roddenberry sempre gostou de agitar as coisas, afastar-se da norma. Essa foi a premissa inteira de Jornada. Fizemos isso com Voyager. Nós tivemos um capitão do sexo feminino (Janeway) e um negro Vulcano (Tuvok). Cada versão da série tinha algo incomum e único. O outro aspecto, do ponto de vista puramente antropológico, é que nem todos na Terra parecem o mesmo. Mongóis e chineses e russos vivem na Ásia, mas não têm a mesma aparência. E é muito bonito o que você tem em Voyager. Eu só tenho a certeza de que eu desempenhava o papel Vulcano até o padrão que as pessoas esperavam, e acho que fiz isso. A questão da cor nunca veio à tona”.      

Jornada tem estado em torno de 40 anos, produziu 6 séries e 11 filmes. Seria hora da franquia dar um descanso?

“Em certo sentido, está em um intervalo, agora, porque não há nada sobre ela. Enterprise foi a última série e isso já faz vários anos. Eles estão discutindo outros projetos de Jornada, outras séries. Eu acho que há ainda um público fiel por aí que gostaria de ter alguma coisa para ver que esteja relacionado a Jornada.”

Se você fosse convidado para fazer um outro papel em Jornada, você faria?

“Depende de que tipo de papel seria. É possível que se fosse oferecido eu certamente iria considerá-lo, já que é trabalho. … Eu não tenho quaisquer projetos grandes agora. Eles estão lançando uma série de Jornada nova, então eu poderia acabar como um membro do elenco. … Atualmente, estou fazendo dublagens para a série do Cartoon Network, Sym-Bionic Titan”.

Nota do site: Russ acrescentou que um ex-membro do elenco de uma das séries está perseguindo ativamente um projeto de Jornada, mas não quis divulgar publicamente quem seria. 

OK, então o que você acha dos fãs fanáticos de Jornada?

“Além do fato de que eles são muito entusiasmados com suas séries, eles não são diferentes de um fã de beisebol ou qualquer seguidor de esportes que fica nas arquibancadas, com quatro cores de tinta em seu rosto. Acho que a coisa que é muito atraente é que o mundo de Jornada visa o campo da interpretação. Os personagens são julgados pelo modo como eles agem, pelo seu caráter. Os fãs relacionam-se a isso. Não é sobre o que você faz ou o que você se parece, o que parece ser o que tantas pessoas são atraídas no mundo de hoje “.

Fonte: TrekWeb.