Por onde anda…Alice Krige?

A atriz Alice Krige fez um dos vilões mais sexy e sinistros de Jornada, a Rainha Borg, no filme Star Trek VIII: Primeiro Contato. Krige reprisou o seu papel no final da série Voyager, “Endgame” e ofereceu sua voz, tanto para o jogo Star Trek: Armada II, quanto para Borg Invasion 4-D na atração Star Trek: Experience em Las Vegas. Recentemente o StarTrek.com conversou com a atriz sul-africana que falou sobre sua carreira, sua experiência em Jornada e seus atuais projetos.

Alice Krige nasceu em Upington, na África do Sul. Foi para Londres onde se tornou uma atriz famosa na TV britânica ganhando vários prêmios por sua atuação. Em 1996 entrou para Jornada fazendo a Rainha Borg no filme Star Trek VIII: Primeiro Contato. Em 2001 retornou para o episódio final de Voyager. Depois disso continuou fazendo participações em séries de TV americana como Children of Dune, Deadwood e nos filmes de terror Jogo Mortal e Silent Hillque. Atualmente está morando na maior parte em Londres desde que sua casa em Los Angeles pegou fogo.

O dia 22 de novembro foi o 14 º aniversário de Star Trek VIII: Primeiro Contato nos cinemas. Que loucura que tanto tempo tenha feito desde lá?

“A vida avança, eu acho. Muita coisa aconteceu nesses 14 anos, na minha vida e, provavelmente, na vida de todos. Quatorze anos, Meu Deus, é um longo tempo.”

Star Trek VIII: First ContactVocê já fez tanto em sua carreira ao redor do mundo no palco, em filmes e na televisão. Dito isto, você é extremamente popular com um núcleo de ficção científica e de horror, onde os fãs apreciam o seu trabalho em  Star Trek VIII: Primeiro Contato, Ghost Story, Sleepwalkers, Children of Dune e Silent Hill. Isso é desconcertante, perfeitamente bem para você, ou um fenômeno que está fora de seu controle?

“Eu acredito que tenho dois pensamentos sobre isto. Muitas vezes, os personagens que se interpretam na forma de gênero, como Silent Hill ou o Primeiro Contato, são grandes personagens. Eles são como as mulheres Shakespearianas, como Lady M. No entanto, as pessoas têm visto outros trabalhos meus, também. Há mais de uma base de fãs organizada para o gênero, é claro. Mas se alguém me pára na rua para dizer: “Ah, você foi a Rainha Borg?” ou “Você é o fantasma?”, eles também costumam dizer: “E eu vi você nisto e naquilo, e eu realmente gostei de você neles também”. Então, é difícil de quantificar, se (os gêneros dos projetos) são o que as pessoas me reconhecem, especialmente porque elas são parte de uma base de fãs muito comunicativa e organizada. Elas vão se apresentar e dizer “Olá”, que eu amo, na verdade. Eu não sinto que seja uma intrusão. Estou muito feliz por saber que alguém viu alguma coisa que eu fiz e gostou.”

Quando você pensa de volta na produção do filme Star Trek VIII: Primeiro Contato, quais são as primeiras coisas que vêm à mente?

“O que aparece é que eu tive uma experiência verdadeiramente alegre. Eles eram o melhor teatro de repertório, que elenco. Eles estavam sem trabalhar juntos, o grupo de A Nova Geração, há cerca de dois anos, eu acho, que eles estavam realmente muito contentes por verem uns aos outros e trabalharem uns com os outros novamente. Foi muito divertido do começo ao fim para mim. Outra coisa que achei muito interessante foi que todos estavam absolutamente determinados de que deveria ser um bom filme, porque eles realmente quiseram apoiar Jonathan Frakes (que estava estreando como diretor de longa-metragem depois de ter dirigido vários episódios da série). Há sempre um sentido de concentrar no cenário, mas houve uma espécie de coesão em Primeiro Contato. Pessoas entravam em cena por trás dele, eu sentia, que o apoiavam da forma mais amorosa. Eu não estou dizendo que ele precisava de apoio. Estou apenas dizendo que era como uma verdadeira família funcional, apoiando um dos seus próprios. Se eu olhar para trás, isto foi único nessa a experiência.”

Susanna ThompsonVocê retornou para Jornada em Star Trek Armada II (game) e para The Experience, mas você não fez a Rainha Borg, em suas primeiras aparições em Voyager. Susanna Thompson assumiu o papel para estes episódios. Quando retornou para “Endgame”, olhou os episódios de Voyager que a Thompson tinha feito ou pegou a idéia de como os escritores tinham desenvolvido o personagem em sua ausência?

“Optei por não assistir Susanna. Eu geralmente não gosto de me assistir. Em retrospecto, é legal ver às pressas ou assistir os replays no monitor enquanto está fazendo, mas acho que é muito doloroso para mim assistir depois. E eu decidi que não iria assistir Susanna. Isso não teve absolutamente nada a ver com a Susana. Quem tivesse feito o papel, eu teria tomado a mesma decisão. Mas eu pedi para receber todos os scripts. E eu os li. Eu li todos os episódios de Voyager em que a Rainha Borg estava, mas eu não assisti. Eu não quero algo na minha cabeça, na minha imaginação. Eu precisava do meu desempenho para acontecer no momento, e eu nem sequer assisti Primeiro Contato novamente. Portanto, não só não vi Susanna, como não assisti Primeiro Contato. Eu apenas foquei nas histórias que me tinham sido enviadas, que tinham sido filmadas, e sobre o novo script de “Endgame”.”

Vários anos se passaram entre suas aparições. Então, foi como uma experiência diferente para você fazer a Rainha Borg em Voyager versus Primeiro Contato?

“Foi muito diferente, já que esse tempo (em Voyager) eu estava realmente trabalhando com duas mulheres (Kate Mulgrew e Jeri Ryan). Há uma energia muito diferente, deliciosa e muito interessante e tão difícil, mas bastante diferente. O que foi adorável foi que havia membros da equipe de produção de Primeiro Contato que estavam no estúdio de cinema, trabalhando em outras coisas, ou que estavam em Voyager, e todos vieram para dizer “Olá”. Isso foi lindo.”

Já li que você tinha sido contatada para aparecer em Enterprise como a Rainha Borg, mas que a série terminou antes de surgir uma oportunidade de trazê-la a bordo. Existe alguma verdade nisso?

“Não, isso não é verdade. Eu não estou ciente. Eles podem ter falado com meus agentes, ou o meu gerente, mas eu ficaria surpresa se eles não tivessem me dito. Eles me contam tudo, e é a minha escolha se eu quero estar envolvida em alguma coisa. Tudo é repassado para mim, e eu nunca tinha ouvido falar de Enterprise, não.”

Primeiro Contato é ainda considerado como uma das melhores produções de Jornada e sua aparição em Voyager foi mais além. Como resultado, tanto em termos de personagens populares de Jornada e papéis em sua carreira, a Rainha Borg foi classificada lá em cima. Você ficou surpreendida por tudo isso?

“Eu não tinha idéia que poderia acontecer. Eu sabia muito, mas muito pouco sobre Jornada. As pessoas sabem de outras entrevistas que eu fiz que eu cresci sem televisão, então eu nunca tinha adquirido um gosto por Jornada. Eu tinha esse buraco negro enorme cultural no centro da minha consciência. Eu não conheço as coisas sobre Jornada ou não conhecia. A Rainha Borg foi um personagem extremamente intrigante e a maior que explorei, a mais interessante que se tornou. Ela ainda é extremamente interessante e ainda tem um potencial extraordinário, tanto de um ponto de vista metafísico quanto do ponto de vista da física quântica. Ela é uma pessoa muito, muito interessante e conceitual. Mas eu não tinha absolutamente nenhuma idéia de que o personagem iria produzir um impacto da maneira como ela fez.”

Você tem um pequeno papel em StringCaesar como uma rainha pirata, mas o público viu muito mais de você como a vilã, Morgana le Fay, em Aprendiz de Feiticeiro. Como você gostou dessa experiência?

“Minha introdução ao mundo do cinema de Jerry Bruckheimer foi absolutamente fascinante. Embora meu contato com ele tenha sido muito breve, sua clareza e precisão, em termos do que ele estava imaginando, era surpreendente para mim. E a maneira muito, muito modesta em afirmar o que ele queria, pelo menos na minha presença, era impressionante. Foi feito na forma mais discreta, não-intrusiva, mas você entendia completamente o que você precisava fazer. Foi realmente fascinante. O diretor, Jon Turteltaub, tem uma efervescente gloriosa e delicioso energia, e foi de uma sinergia muito interessante sobre o grupo. Era uma boa combinação. E eu encontrei com Nicolas Cage que foi realmente delicioso, interessante, muito descontraído, muito irônico e charmoso.”

Você também realizou um filme chamado Will. Conte-nos sobre isso …

“É um filme sobre um garoto chamado Will, que, no decurso da história, torna-se órfão. É sobre como, em nome de seu pai, ele foge e faz o seu caminho em toda a Europa para ver o campeonato europeu de futebol, em Istambul, em 2005. Tem alguns atores maravilhosos, como Bob Hoskins e Gerard Depardieu. Está em pós-produção agora. Portanto, isso vai sair no próximo ano. É … eu hesito em dizer que é inspirador, porque eu não quero dizer que você tem que ver porque é bom. Mas eu realmente espero que ele cumpra a promessa do roteiro, que foi muito charmoso e carinhoso.”

E antes de deixá-la ir, há alguma coisa que você tem em curso que devemos saber?

“Eu vou, em janeiro, estar participando de uma peça com Bill Nighy. É um roteiro fascinante chamado “Page 8″, escrito e dirigido por David Hare. Eu não sei o resto do elenco ainda além Bill Nighy e Michael Gambon. Então eu acho que deve ser muito interessante. E agora, na verdade, estou em um táxi a caminho de Heathrow (aeroporto na Inglaterra), porque eu estou indo para uma convenção de Jornada. Assim, nosso calendário para essa conversa é realmente perfeito.”