Uma entrevista com Robert Beltran, Chakotay

O ator Robert Beltran, que fez o comandante Chakotay da série Voyager, está atualmente na  Latino Theater Company apresentando a peça The Labyrinth of Solitude. Ele foi entrevistado pelo La Stage Times e falou um pouco de sua peça e de sua atuação na franquia de Jornada. Veja os pontos mais importantes de sua entrevista.

O diretor artístico da LTC, José Luis Valenzuela e sua esposa Beltran Fernandez, são conhecidos do ator há muitos anos. “Eles me convidaram para fazer parte da produção. Nós somos realmente bons amigos”, diz Beltran. “Eu sempre segui o seu trabalho, porque eles fazem muito bem, incomum e um penetrante trabalho. Eu sempre quis trabalhar com eles”.

“Solitude é uma peça muito bem escrita. É muito profunda e divertida e os personagens são muito bem desenhados. Não é nenhuma história acéfala que me preocupasse “, admite.

Beltran admite que antes de pegar o trabalho na Latino Theater Company passou rápido por algumas séries de TV e filmes, ficando deprimido por seu distanciamento dos palcos: “Foi quando eu fiquei muito deprimido, porque eu não era capaz de fazer tanto o teatro como eu queria. Nos últimos dez anos eu venho tentando recuperar o atraso em fazer teatro, porque é isso que eu sempre preferi fazer”.

O ator disse que ajudou a fundar outra companhia de teatro a East LA Classic Theatre de Los Angeles Teatro Clássico em 1992. “Eu imaginava um latino na companhia de teatro que iria investigar peças clássicas. Nós fizemos três ou quatro produções e então eu tive que sair porque eu estava trabalhando. Desde então se tornou com orientação mais educacional, que é muito valioso, mas eu estava interessado em produzir peças e estar em uma companhia profissional de teatro”.

Ele atualmente prefere estar nos palcos do que fazer um trabalho na indústria da TV e do cinema. “Alguns poderiam chamar de esnobe, mas eu não encontro o material na televisão e na maioria dos filmes muito desafiador. Não é como o grande material que você pode encontrar a partir de todas as peças que estão disponíveis. Na faculdade, eu me tornei corrompido pelo material (da televisão). Quando cheguei a Los Angeles foi ótimo estar ganhando dinheiro, mas o material não me satisfez”. E acrescenta: “Agentes particularmente não gostam que você faça teatro. Eles realmente não o incentivam”.

Qual foi a experiência em trabalhar para Jornada? (Pausa). “É a televisão, você sabe, estar trabalhando em uma fábrica. Sua rotina diária é fazer com que esse maldito episódio seja filmado. Quando você está trabalhando em uma fábrica, isso se torna um trabalho maçante e não há muita criatividade. Alguns fãs de Jornada não gostam de mim porque eu digo isso”. No entanto, ele admite,”Foram sete anos de trabalho constante, que me deu muita liberdade para escolher outros projetos”.

Fonte: TrekWeb