Por onde anda….Ron Perlman?

Ron Perlman é um ator com um longo currículo no gênero sci-fi, terror e fantasia, que inclui A Bela e a Fera, Sonâmbulos, A Cidade das Crianças Perdidas, A Ilha do Dr. Moreau, Alien: A Ressurreição, Blade, Hellboy, assim como videogames e muitas séries de animação com sua voz. Em Jornada, Perlman fez o vice-rei Remano para Star Trek: Nemesis. O StarTrek.com conversou com ele em Londres onde estava promovendo o filme Season of the Witch. O ator falou de seu personagem e dos projetos.

Nemesis passou há oito anos atrás. Algumas pessoas se surpreenderam ao vê-lo no filme uma vez que o papel não era particularmente grande. O que levou você a desempenhar  o vice-rei?

“Eu acho que o meu gerente disse: – “Há interesse deles em você para um filme de Jornada. Eles estão fazendo algo chamado Nemesis” – Eu respondi: -” Sim, diga-me o dia e o lugar, e eu estarei lá” – Disseram que seria um trabalho de maquiagem pesada, prótese, mas eu pensei: – “Nenhum problema. É ainda Jornada” – Eu estava assistindo a franquia em todas as suas muitas formas de uma distância de todos esses anos e nesse tempo eu meio que me tornei parte da família. Foi isso. Tornou-se uma realidade. E foi ótimo em vários aspectos”.

A maioria de suas cenas no filme foram com Tom Hardy. Você achava que ele tinha capacidade e que poderia realmente decolar como um ator como está agora, após  Inception?

“Tom tornou-se provavelmente um dos mais cobiçados atores do mundo. Você viu esse filme que ele fez, Bronson? Foi brilhante. E agora, Tom está em tudo. Eu adorei ele quando o conheci. Eu amei trabalhar com ele. Achei que ele fosse realmente inteligente, realmente um ótimo garoto. Ele era muito mais jovem, então. Ele também foi muito humilde e sabia que era uma espécie de viver uma vida encantada por desempenhar papéis importantes em grandes filmes. Tudo o que eu gosto num ator está neste garoto, e eu estou tão feliz de ver o que está acontecendo com ele agora”.

Hardy era um rosto novo para você quando você chegou em Nemesis. Mas você conhecia Jonathan Frakes anos antes de você fazer Nemesis, certo?

“Sim. Frakes e eu tínhamos feito uma peça de teatro um pouco estranha no Teatro Tiffany em Sunset (Los Angeles), quando ambos viemos a primeira vez a cidade, que foi, eu acho, em meados dos anos 80. Foi uma comédia inassistível chamada My Life in Art (com Frakes interpretando um personagem chamado Billy o Cabrito). Talvez partes dela fossem assistíveis. De qualquer forma, nos tornamos grandes amigos, e depois eu assisti a sua ascensão ao poder. Nós nunca trabalhamos juntos novamente depois de Nemesis, mas nós continuamos correndo para o outro lado e eu tenho certeza que em algum momento nós vamos encontrar algo novo para fazermos juntos. Pelo menos assim espero.”

O que mais saiu de experiência para você em Nemesis?

“Eu conheci Jake Garber, que fez minha maquiagem para Nemesis. Eu nunca o conheci antes, mas ele e eu somos agora parceiros para a vida em qualquer tarefa de constituição para grande produção que eu faça. Ele fez Hellboy. Ele é o melhor com quem eu já trabalhei. Então, um monte de coisas boas saiu de Jornada para mim pessoalmente.”

Algumas pessoas consideram Nemesis desprezado, enquanto que outras pensam que a percepção geral é de que a decepção foi total. Qual foi o seu sentimento sobre o produto acabado?

“Eu achei que foi irregular. Acredito que teve alguns grandes momentos, mas não foram o suficiente. Eu não acho que somaram, no final de tudo, para ser um dos pontos altos de Jornada (franquia).”

Vemos pessoas envolvidas em seus projetos atuais. O que fez você dizer sim a Season of the Witch (Caça a Bruxa)?

“Primeiro de tudo, foi a equipe, Nichollas Cage, (diretor) Dominic Sena, (produtores) Chuck Roven e Alex Gartner, todos os caras os quais eu tive tremenda reverência e respeito. O roteiro era para ser um bônus, mas acabou por ser o bônus, porque eu amei o personagem, Felson, e porque sou eu e Nic Cage como amigos que se deslocam por este mundo estranho e misterioso juntos e um tipo de colisão um com o outro do começo ao fim. Eu amo a mentalidade de Felson. E então eu acabei tendo uma grande alegria ao rodar o filme.”

Vamos dar algumas atualizações rápidas sobre outros projetos que os fãs do gênero em geral e os fãs de Ron Perlman, em particular, estão ansiosos para ouvirem sobre o tema: O Hobbit, Hellboy 3 e Bubba Nosferatu: Curse of the She-Male Vampires.

Hellboy 3, eu gostaria de ver isso acontecer. Eu assinei a petição. Guillermo (del Toro) disse que é por causa de mim que eles não estão fazendo isso (rumores dão conta de que o ator não quer mais fazer o personagem). Ele pediu às pessoas para iniciarem uma petição para que Hellboy 3 aconteça. Eu fui o nome de número 1500, que assinou a petição. Então ele está errado sobre isso. Eu adoraria ver Hellboy 3 feito. Eu não ouvi nada sobre essa eventualidade, por isso não posso comentar se alguma vez virá a passar ou não. Guillermo está fora de O Hobbit, então eu estou fora de O Hobbit. E Bubba Nosferatu acabou definhando por não ser capaz de obter o financiamento. Eu sei que há uma grande vontade por parte de todos para fazê-lo. (Roteirista e diretor) Don Coscarelli, (candidato a co-estrela), Paul Giamatti, e eu mesmo, todos nós queremos fazê-lo. Eu acho que é apenas uma questão de tempo antes de finalmente chegar pronto e funcionando.”

E o que mais você teve concluído que o deixa animado?

“Estou animado com Drive, com Ryan Gosling e um diretor muito talentoso chamado Nicolas Winding Refn. Estou em Conan, o Bárbaro. Estou animado com Season of the Witch. Bunraku não tem distribuidor ainda, mas espero que num futuro próximo tenha. E eu estou muito animado sobre um pequeno filme chamado Frankie Goes Boom. É uma comédia onde Charlie Hunnam é a estrela, que me atraiu. Eu faço um transsexual. Você pode nunca ver o suficiente de mim em um vestido.”