Berman relembra 18 anos de Jornada, Parte I

Depois de Gene Roddenberry, nenhum nome é mais associado aos bastidores de Jornada do que Rick Berman. De 1987 a 2005, num total de 18 anos, Berman foi o produtor executivo de quatro séries e filmes. Num bate papo ao Star Trek.com, ele contou a respeito de seus primeiros trabalhos e como se tornou o todo poderoso comandante de Jornada e um dos nomes mais falados da franquia.

A maioria das pessoas acredita que você deixou a Paramount no dia seguinte quando o final de Enterprise foi ao ar, mas você ficou realmente lá por um ano e meio. Foi estranho chegar em seu escritório e não ter Jornada mais para trabalhar?

“Eu tinha as mesmas instalações. Tive o mesmo pessoal. E estava desenvolvendo outros projetos. Foi muito menos estressante, obviamente, e foi um período de transição saudável para mim, pessoalmente, porque estava nesse mesmo escritório e próximo de muitas das mesmas pessoas, e fiquei imediatamente ocupado tentando desenvolver uma série de projetos, nenhum dos quais terminou indo ao ar.”

O que você tem feito desde este ano e meio?

“Eu tenho escrito. Eu estou trabalhando em algo que espero que eventualmente se assemelhe a um livro de memórias sobre os meus 18 anos de Jornada. Tenho estado envolvido com os dois projetos do tipo não lucrativos. Um deles é trabalhar com a minha esposa, que ensina escrita não-ficção para rapazes encarcerados em uma escola específica, em Los Angeles. Isso tem sido muito gratificante e muito interessante, e ela e eu também patrocinaremos o programa. E estamos também nos envolvendo com um velho amigo que dirige uma organização chamada The Project Denan, que começou a construir um hospital na Etiópia. Ele começou como uma cabana de um quarto. Este homem, Dick, é um jovem documentarista que eu usei para trabalhar e ele desenvolveu uma fundação, basicamente, para iniciar um hospital em uma área remota da Etiópia, onde não havia absolutamente nenhuma assistência médica. E foi a partir de um único quarto com uma enfermeira que, 10 anos depois, surgiu um hospital com 38 pessoas na equipe de funcionários de tempo integral. Dezenas de milhares de pessoas foram atendidas de graça. Então, é uma organização incrível. Eu fiquei envolvido tangencialmente por um tempo e depois decidi não me envolver mais.”

“Estamos trabalhando agora em um novo hospital nas montanhas acima de Cusco, no Peru, até a cerca de 13.400 pés de altitude. Nós estávamos na instituição em agosto, quando foi oficialmente inaugurada e já está começando a ver os pacientes, muitos dos quais têm de andar três ou quatro dias para chegar ao centro médico. Se alguém quiser saber mais, existe um site, que é www.thedenanproject.com. Enfim, tem sido extraordinariamente gratificante. Estamos trabalhando para voltar em alguns meses e há sempre coisas novas que precisam ser feitas. Uma ambulância precisa ser comprada e há uma ponte para pedestres que precisam atravessar um desfiladeiro que irá encurtar a caminhada para algumas pessoas tentando chegar ao hospital por dois dias.”

Você está planejando voltar a escrever e produzir a qualquer momento em breve? Ou será que, ficará em segundo plano por mais algum tempo?

“Eu diria que em segundo plano, por enquanto. Eu estive fazendo muitas viagens. Venho trabalhando com a minha mulher do lado do ensino e estou envolvido com o projeto Denan. Eu estive trabalhando no livro de memórias. Então, eu realmente não estou morrendo de vontade de voltar para a briga.”

Vamos tocar em alguns pontos sobre cada série e filme de Jornada. Para o benefício daqueles que estão mais conscientes de seu nome do que você realmente fez, ou aqueles que só agora descobriram Jornada, leve-nos para quando você veio pela primeira vez em A Nova Geração, que você foi contratado para fazer e como o trabalho evoluiu a partir daí.

“Um monte de coisas que eu tenho lido sobre mim (risos) não é verdade. Uma dessas coisas é que eu era um engravatado de estúdio. De certa forma isso é verdade e por outro lado não poderia estar mais longe da verdade. Eu fui um escritor e produtor de 15 anos da minha vida. Eu produzi uma série para crianças em Nova York que foi chamada de The Big Blue Marble, e ganhou um Emmy por isso. Eu produzi uma série para a HBO chamada de  What on Earth. Quando vim para Los Angeles, eu acabei ganhando um trabalho na Warner Bros. Eu estava lá há menos de seis meses quando consegui um emprego na Paramount, onde me envolvi com o desenvolvimento da programação atual. Foi totalmente fora da minha esfera de experiência, mas eu ganhei um filho naquele momento e foi um trabalho que fiz. Menos de um ano fui convidado para supervisionar este novo projeto de Jornada que Gene Roddenberry ia produzir. Em um de nossos primeiros encontros (com Roddenberry), houve algum contato visual e um pouco de humor envolvido, e Gene parecia ter simpatizado comigo. No dia seguinte recebi um telefonema e ele pediu-me para almoçar com ele. Almocei com ele e tivemos um monte de coisas interessantes em comum.”

Uma das coisas que não tinham em comum era Jornada …

“Eu tornei muito claro para Gene que eu não tinha visto a série original. Eu já tinha visto um dos filmes. Eu provavelmente já vi alguns episódios da série original, em algum momento, na minha vida de pré-universitário ou no período da faculdade. Mas não foi nada que me fizesse levar a sério sobre assistir naquele período. Um ou dois dias depois recebi um telefonema do confidente e advogado de Gene, Leonard Maizlish, que disse que Gene queria ir para o estúdio e pediu por mim para eu ser liberado pelo vice-presidente executivo, com o fim de poder vir trabalhar com ele sobre esta nova série. Acho que suas razões eram duas. Primeiro de tudo, eu era jovem, em comparação com as outras pessoas que estavam envolvidas com o projeto, no momento, pois estava lidando com Gene Bob Justman, Milkis Eddie e Dorothy Fontana, pessoas que haviam trabalhado com ele na série original. Era uns bons 20 anos mais jovem que este grupo.”

“Mais importante ainda, é que Gene foi muito específico sobre o fato de que meu pouco conhecimento sobre Jornada era algo que o deixou muito atraído. Ele queria alguém envolvido na produção da série que não tivesse crescido com Jornada e que não estivesse apaixonado por ela mais de duas décadas anteriores como a maioria das pessoas que estiveram envolvidas. Estamos falando de antes do script (piloto de A Nova Geração) ter sido escrito. Então, foi assim que comecei. Eu acho que fui co-produtor executivo, juntamente com Bob Justman, e eu fui convidado por Gene a estar envolvido com os elementos criativos do espetáculo, onde Bob estava mais envolvido com as pontas de produção e orçamental da série.”

Vamos cavar em um terreno complicado. Roddenberry ficou doente, tornou-se menos envolvido e, eventualmente, faleceu. Quais eram os seus pensamentos, uma vez que a tocha lhe foi entregue, sobre a seguir a visão dele em relação a fazer o que precisava ser feito para tornar o trabalho funcionar versus qualquer desejo que você pode ter tido para colocar sua própria marca em A Nova Geração?

“Essa nunca foi uma sensação para mim de uma tocha está sendo passada. Isso tudo soa muito bem, em retrospecto, mas as coisas nunca são tão claras assim. Quando os primeiros anos de A Nova Geração seguiram, Bob Justman deixou a série e Maurice Hurley e eu ficamos envolvidos. E então Maurice saiu e um sujeito chamado Michael Wagner foi contratado. Ele durou um tempo muito curto, e em seguida, Michael Piller se aproximou. Gene se sentia confortável comigo cuidando da supervisão do dia-a-dia do programa, no qual ele tinha estado envolvido por cerca de dois anos, nesse ponto, e ele recuou. Ele ia para o escritório todos os dias. Teve um monte de correspondência com as pessoas. Ele e eu conversávamos muito. Ele tinha lido alguns scripts. Mas sua participação ficou cada vez menor, conforme os meses íam passando. Então, ele ficou doente e sua participação foi bem pequena. No momento em que ele faleceu, eu estava, acho que poderia dizer, levando A Nova Geração, juntamente com Michael Piller. E eu tinha sido convidado por Brandon Tartikoff, naquele momento, para desenvolver uma nova série. Isso foi algo que eu discuti com Gene, que se sentiu muito positivo sobre ela. Mas ele estava muito doente no momento e não ficou realmente interessado em envolver-se, com o que foi ou o que iria ser. Eu gostaria de pensar que ele tinha fé tanto em mim quanto no Michael, que eu pedi para trabalhar comigo no que se tornou Deep Space Nine.”

“Então, no momento em que Gene morreu, havia o sentimento de: – “Oh meu Deus, esta grande responsabilidade foi colocada sobre meus ombros”. Eu estava fazendo o trabalho que eu estava fazendo por alguns anos e Gene tinha se tornado, em um sentido, um emérito produtor da organização. Eu não tinha absolutamente nenhum pensamento sobre colocar o meu próprio selo sobre Jornada. Meu interesse era continuar a tentar fazer o melhor trabalho que pudesse e contratar as melhores pessoas que eu poderia e continuar com o que Gene se propôs a fazer com A Nova Geração. Era minha esperança de que a direção que tomamos com Deep Space Nine – e daí em diante com as outras séries – fosse algo que ele teria pensado que seria a direção certa para seguir. Eu não me vejo, nem eu me via, como um visionário que queria colocar suas idéias para a série. Eu queria ser tão honesto quanto eu poderia com a visão de Gene, que era algo que eu me sentia mais confortável.”

Durante anos e anos, você teve um busto de Roddenberry – com uma venda sobre os olhos – em sua mesa na Paramount. Onde está esse busto e a venda ainda está nele?

“Estou olhando para isso como nós falamos. Ele está no meu escritório (em casa) e com a mesma venda. Eu acho que o homem que fez o busto fez dois deles. Ele deu um para mim e um para Gene. Um dia eu estava em uma reunião com os escritores e alguém – não me lembro quem foi – tomou um pequeno pedaço de pano, como uma fita que estava enrolado em torno de algo, e colocou-a sobre os olhos de Gene, dizendo: – “Deus me livre ele ouça o que está acontecendo nesta sala”. Foi uma piada, mas tem sido atada aos olhos desde então.”

Entrando em Deep Space Nine – com uma estação espacial, histórias sobre a guerra, política e religião, um grupo rebelde e um comandante de cor – você estava pronto para a reação de parte dos fãs que sentiram que a série não era a Jornada deles? 

“Nesse momento, nossa maior preocupação era fazer algo diferente. Tínhamos uma série que estava no ar (A Nova Geração). Não tínhamos idéia de quanto tempo ele ia estar no ar, mas já sabíamos que ela ia continuar a estar no ar por pelo menos mais alguns anos. Nós não queríamos enviar uma nova tripulação para o espaço em uma nave espacial ao mesmo tempo, a equipe de A Nova Geração estava na Enterprise. Michael (Piller) e eu passamos muito tempo pensando nisso. Uma das coisas que Brandon Tartikoff, que era o chefe do estúdio na época, sugeriu foi The Rifleman, que foi uma série que ele amava quando era garoto. É um pai e um filho fazendo boas ações na pradaria. Esta foi uma época em que os executivos de televisão gostavam de dizer, “Vamos fazer The Partridge Family encontrar com Father Knows Best”. Roddenberry, evidentemente, tinha falado sobre “Wagon Train in space” (Caravana no espaço) 20 anos antes e Deep Space Nine foi o “The Rifleman no espaço”. Eu acho que Michael e eu acabamos puxando essa idéia de um pai e um filho, e optamos por fazer a história de um homem que recentemente perdeu sua esposa, que estava muito amargo, e foi enviado a uma estação espacial muito distante, que não era uma instalação da Federação. Como resultado, poderíamos ter um monte de pessoas não-membros da Frota Estelar.”

“Um dos grandes problemas que o Michael  e a equipe de roteiristas (de A Nova Geração ) tinham era Gene que acreditava que no século 24, não haveria qualquer conflito entre os personagens principais. A humanidade chegou a um ponto onde o tipo de conflito humano que existe hoje acalmou, e os escritores, todos acreditavam fortemente, de fato, que esse drama era baseado no conflito, e eles ficaram muito frustrados com isso. E ficaram frustrados muitas vezes das notas que receberam de Gene sobre como ele não queria conflito entre alguém na Frota Estelar, principalmente no elenco principal da série. Então, o que Michael e eu sentimos foi que se colocássemos a série em uma estação espacial Bajoriana teríamos personagens como Odo, Quark e Kira, que foram personagens regulares, que não eram apenas não humanos, mas também não eram da Federação, e assim, o conflito poderia existir entre os frequentadores da série.”

“Os elementos religiosos que você mencionou não faziam realmente parte do nosso pensamento inicial. Isto foi uma coisa que evoluiu. Mas a idéia de um buraco negro que levava a outra parte da galáxia, nos deu nova forragem. No que diz respeito a contratação de um ator negro para fazer Sisko, isso foi algo que significou muito para Michael Piller. Meu sentimento era de que seria ótimo se pudéssemos encontrar o ator certo, mas que, se não conseguíssemos encontrar o ator certo, senti que não era necessário ir com um ator negro. Mas queria muito encontrar um ator negro, que poderíamos obter sucesso porque era hora para isso. Quando nós encontramos Avery (Brooks), quando ele entrou e leu para o papel, sentimos que era a coisa certa.”

Em breve a segunda parte dessa entrevista.