Co-autor de Yesterday’s Enterprise comenta história

“Yesterday’s Enterprise” é amplamente considerado como um dos melhores episódios de A Nova Geração. O episódio estreou há quase 21 anos e o site StarTrek.com conversou com Eric Stillwell, um dos escritores responsáveis pela história, juntamente com Trent Christopher Ganino. Stillwell conta como foi a origem desse episódio e de seu trabalho na série Voyager. Ele considera o sonho de ser parte da franquia realizado.

Stillwell começou sua carreira em Jornada como assistente de produção em A Nova Geração, depois que foi preterido no início da série. “Enviei meu currículo para Susan Sackett, que trabalhou para Gene Roddenberry”, disse, “e durante uma de minhas viagens a Los Angeles, consegui uma entrevista com o produtor Bob Justman. Eu inicialmente não consegui o emprego, mas recebi uma carta linda de Bob, que foi muito encorajadora”.

Após uma mudança para Los Angeles, Stillwell conseguiu um emprego como guia turístico no estúdio da Paramount e a sorte o levou a encontrar novamente com Bob Justman que o reconheceu. “Literalmente, no dia seguinte eu recebi um telefonema de Bob me dizendo que havia uma abertura para um trabalho de assistente de produção (AP) e que poderia começar na manhã seguinte. Eu quase deixei cair o telefone!”, disse o escritor.

O trabalho de assistente de produção levou Stillwell a lidar diretamente com o elenco, “Como AP, havia um monte de responsabilidades menos glamorosas, mas a que ficou na minha mente foi de ter sido caixa do estúdio, a cada semana, para cobrar pequenos pagamentos de vários do elenco e da produção que estavam devendo dinheiro em várias coisas. Alguns dos atores, por exemplo, iam ao  fundo de caixa para  tratamentos faciais que desejam obter fora do estúdio devido à maquiagem pesada que eles tinham que usar no trabalho. Toda semana, Marina Sirtis ia me caçar e começar a me chatear pelo seu dinheiro.” 

Os conselhos de Justman levaram Stillwell, que estava interessado em dirigir, a decidir tentar algo na escrita de Jornada. “Uma das coisas que mais se destacou, para mim, foi quando [Justman] disse que o caminho mais rápido para se tornar um produtor de Hollywood era ser um escritor”, disse Stillwell. “Tive um monte de idéias, porque eu sempre primei pela escrita na escola e fiquei definitivamente fascinado com o processo criativo”.

Sobre “Yesterday’s Enterprise”, Stillwell conta como tudo começou, “Trent (Christopher Ganino) tinha apresentado um roteiro especulativo chamado de “Yesterday’s Enterprise”, sobre uma Enterprise vinda do passado, que vem através de uma anomalia do tempo para o presente de A Nova Geração. Não havia cenário de universo alterado, apenas Picard confronta-se com o dilema de enviar essas pessoas de volta ao seu próprio tempo para cumprir seu próprio destino e evitar qualquer possibilidade de alterar o tempo. O problema foi que, sabíamos desde os livros de história (de Jornada) que o destino deles terminou em morte e destruição. Mas vamos dizer-lhes isso e dar-lhes uma chance de lutar pela sobrevivência, ou evitamos dizer-lhes isso para evitar qualquer possível alteração da história e os enviamos de volta para uma morte certa? Este é o dilema ético que confrontaria a tripulação ao longo da história.”

“Ao mesmo tempo, eu estava trabalhando em minha própria história sobre trazer Sarek de volta a série. Gene Roddenberry tinha divulgado uma nota dizendo que era pouco provável que eles pudessem ter recursos para trazer Leonard Nimoy na série, mas que Mark Lenard poderia estar interessado em fazer uma aparição como convidado. Eu estava trabalhando em uma história que teria envolvido o Guardião da Eternidade e uma equipe de arqueologia Vulcana fazendo pesquisa histórica sobre os tempos antigos de Vulcano nos dias de Surak, o fundador da filosofia moderna Vulcana. A Enterprise levaria o embaixador Sarek para o planeta do Guardião para recuperar a equipe arqueológica, mas um acidente ocorre e Surak é morto. De repente, toda a história é alterada quando os vulcanos não seguem o caminho pacífico e lógico, e a Federação do tempo alterado encontra-se em guerra com o Império Romulano/Vulcano. Sarek, que estava no planeta no momento, percebe o que aconteceu e deve convencer Picard para mandá-lo de volta no tempo para reparar o dano causado pela morte de Surak. Com efeito, Sarek torna-se Surak. Esta ideia surgiu-me anos atrás, como um fã de Jornada, porque eu sempre pensei que era estranho que o nome do pai de Spock fosse tão parecido com o nome de Surak. Eu costumava pensar comigo mesmo, que se não seriam a mesma pessoa. Então comecei a contar essa história.” 

“De qualquer modo, Trent e eu fizemos amizade durante os meses em que ele estava à espera de ouvir novamente sobre a aceitação de seu script. Depois, nós dois concordamos que poderíamos escrever um script melhor que esse. Então começamos a discutir idéias. Eu disse a Trent sobre a minha história de Sarek, que ele amou. Num fim de semana nós estivemos com Denise Crosby em uma convenção na cidade de San Jose e ela manifestou interesse em voltar para a série e me disse que eu deveria escrever um script para trazê-la de volta. Eu contei a Trent sobre a idéia e percebemos que a história do universo de tempo alterado seria a maneira perfeita de trazer de volta Tasha Yar.”

“Um dia no escritório, ouvimos boatos de que os produtores estavam procurando uma maneira de trazer Denise de volta para a série, como atriz convidada. Fui no escritório de Michael Piller e acabei fazendo uma exposição não programada. Michael havia mostrado interesse no roteiro e eu disse-lhe que Trent e eu estávamos trabalhando em uma história do universo tempo alterado que seria o veículo perfeito para trazer de volta Denise. Eu, basicamente, mostrei a história de Sarek e Michael ficou intrigado com as partes do universo em tempo alterado, mas ele achou que Sarek e o Guardião da Eternidade eram artifícios da série original que ele queria evitar. Mas ao invés de rejeitar a idéia na totalidade, ele disse que Trent e eu deveríamos combinar as duas histórias e colocar o universo em tempo alterado para “Yesterday’s Enterprise” e tendo Tasha Yar ainda viva no universo alterado. Trent concordou com a proposição e lá fomos nós escrever a nova história que finalmente tornou-se “Yesterday’s Enterprise” o que hoje conhecemos.”

“Eu devo dizer que Michael Piller, Ira Behr, Ronald D. Moore, Hans Beimler e Richard Manning, todos fizeram um trabalho maravilhoso no roteiro, considerando as restrições de tempo envolvido. O episódio foi originalmente programado para ser gravado em janeiro de 1990, mas foi deslocado para a primeira semana de dezembro de 1989, porque essa era a semana que Denise Crosby e Whoopi Goldberg estavam disponíveis. Devido ao cronograma de produção acelerado, os escritores tiveram que trabalhar durante o feriado de Ação de Graças, naquele ano, para obter o roteiro escrito no tempo. Ron havia feito algumas revisões para a história, mas nenhuma das mudanças alterou drasticamente a premissa básica. No final, Trent e eu ficamos muito felizes com a forma como a história evoluiu. Lamentavelmente, a associação dos Writers Guild impediu que Michael Piller levasse uma parte dos créditos com o resto do pessoal por causa de alguma regra que impedia mais do que quatro escritores na partilha de um roteiro”.

A animação de  Stillwell com sua história foi tamanha que ele chegou a visitar o cenário para ver as filmagens de perto, “Eu provavelmente fiz mais visitas ao set durante as filmagens de “Yesterday’s Enterprise” do que eu normalmente faria, mas eu ainda tinha um trabalho a fazer no escritório, então eu não poderia gastar todo o meu tempo lá, tanto quanto eu teria adorado. Foi emocionante para Trent e eu passarmos o tempo no cenário e vendo a nossa idéia vir à vida. A produção era muito mais elaborada do que tínhamos imaginado. Por exemplo, quando descrevemos a ponte da Enterprise do tempo alterado em nossa história, tínhamos sugerido talvez um clima mais sombrio com as mudanças de iluminação. Nós não esperávamos entrar no set e ver toda a ponte redesenhada e muito mais militarista. Foi fantástico.”

“É verdade que alguns membros da equipe estavam convencidos de que escrever esse roteiro seria uma miscelânea terrível. E era difícil saber se durante as filmagens iria melhorar ao longo do tempo, porque tudo foi filmado fora de ordem. Para mim foi muito excitante, não importa o quê. Mas no final, o medo de todos foi infundado. Eu não consegui ver a evolução na sala de edição, mas quando nós analisamos a edição final, eu tenho certeza que ninguém ficou preocupado como o episódio iria ser recebido. Na verdade, tornou-se o episódio de maior audiência da série na época. Acho que tivemos mais de 13 milhões de espectadores para a primeira transmissão de “Yesterday’s Enterprise”, que foi surpreendente para uma série de televisão em  syndication.”

Stillwell conta ainda que teve a oportunidade de interagiar com o elenco sobre o comportamento dos personagns neste episódio, “Patrick Stewart perguntou-me sobre o seu personagem. Ele queria saber se ele seria a mesma pessoa como o capitão Picard no universo original, e eu tentei explicar que ele era idêntico, a mesma pessoa até o ponto de 22 anos antes, quando a Enterprise-C desapareceu, e suas experiências de vida teriam mudado devido às mudanças no universo, a longa guerra, etc. Jonathan Frakes apenas sacudiu a cabeça. Naquele dia, Jonathan disse que ele não tinha idéia do que estava acontecendo naquele episódio.”

Enquanto a série A Nova Geração estava em descanso (para nova temporada), Stillwell e Ganino aproveitaram a oportunidade para aparecerem em Star Trek VI: A Terra Desconhecida, onde ambos fizeram Klingons. “Trent teve que ser um dos três juízes Klingons e eu fui um dos Klingons que estava no alto”, disse Stillwell. “Honestamente, a memória é mais divertida do que a experiência. Vestindo roupas pesadas e máscaras de borracha, sob luzes brilhantes, câmara quente, não é tão glamoroso como se poderia imaginar. Mas foi divertido ser dirigido por Nicholas Meyer. E chegamos a almoçar com Mark Lenard, quando ele estava no set de figurino durante uma de nossas pausas”.

Stillwell não ficou só em “Yesterday’s Enterprise”. O episódio “Prime Factors”, para a série Voyager, também teve sua autoria, “David George e eu co-escrevemos a história. Sendo fiel às origens Trekkies, “Prime Factors” nasceu a partir de uma referência a Série Clássica no episódio “Assignment Earth”, quando Gary Seven é enviado por alienígenas do outro lado do universo para intervir no curso dos acontecimentos humanos. Scotty faz alguma referência a um feixe de transportador vindo de longe, que parte de alguma galáxia muito distante e que os sensores da Enterprise não conseguem alcançar. Então, David e eu especulamos no que poderia acontecer se a tripulação da Voyager chegasse naquela civilização. E se eles tivessem a capacidade de transporte de nossa tripulação de volta à Terra, mas por causa de alguma falha terrível causado pela sua intervenção em um outro mundo no passado, eles adotaram seu próprio tipo de Primeira Diretiva para evitar catástrofes semelhantes no futuro? Essa foi a essência do nosso roteiro. Novamente, Michael Piller não gostou da ligação com a série original, mas gostou do que ele considerava a natureza de ouro da história. Ele comparou com o filme O Tesouro de Sierra Madre e nos contratou para escrever a história. Mesmo que David e eu não conseguíssemos escrever o roteiro, eu acho que a versão final do episódio foi fiel a nossa visão original. E foi um momento decisivo na relação entre Janeway e Tuvok no início da série, então eu fiquei muito satisfeito com isso. O roteiro também foi indicado para o prêmio Sci-Fi Universe Award.”

Outra experiência de Stillwell foi no filme Star Trek IX: Insurreição, “Eu nunca fui um escritor pessoal. Mas após A Nova Geração terminar, voltei para a Paramount em 1996 e tornei-me assistente executivo de Michael Piller e coordenador de script em todos os seus projetos, incluindo a Insurreição. Quando Michael começou sua própria empresa de produção em 1999, saí do estúdio para ser gerente de operações de Piller, a empresa começou a produção de Michael com seu filho Shawn. Eu também me tornei um produtor associado em duas séries dele, “The Dead Zone” e “Wildfire”.”

“Bem, a história e o roteiro para a “Insurreição” foram de Michael Piller do começo ao fim, mas como seu assistente e coordenador do script do filme, me mantenho ocupado com todas as várias versões e revisões. Não foi muito diferente de trabalhar em A Nova Geração, quando podíamos ter vários scripts e revisões acontecendo em um determinado dia. Acho que a coisa mais memorável sobre como trabalhar naquele filme com o Michael foi que ele foi contratado pela Pocket Books para escrever um livro sobre “Insurreição”. Fui contratado pela Pocket para ser datilógrafo de Michael e assistente de pesquisa sobre ela. Acho que foi mais trabalho do que o próprio filme. No final, Michael escreveu um livro maravilhoso, de coração, algo que ele considera um presente para os jovens aspirantes a escritores. Infelizmente, o livro nunca foi publicado.”

Por falar em livros, Stillwell ainda ajudou a lançar um livro baseado no universo de Deep Space Nine, intitulado “The 34th Rule”, que co-escreveu com Armin Shimerman (Quark), “David George e eu estávamos reciclando alguns roteiros de  Deep Space Nine que não venderam e inicialmente tínhamos sido abordados para fazermos algumas histórias em quadrinhos para uma série de celebridades que se destinavam a serem histórias escritas por atores de Jornada. Foi quando nos aproximamos de Armin porque sabíamos que ele estava interessado em escrever e ele concordou em se juntar a nós. Como as coisas evoluíram, “The 34th Rule” era uma história que desenvolvemos para Pocket Books baseada em uma premissa que eu ouvi de George Takei, em convenções, sobre sua infância em campos de internamento. Eu trabalhei com David e Armin desenvolvendo a história, mas David fez todo o trabalho pesado de escrever o livro com a ajuda de Armin. David é um escritor fantástico.”

O envolvimento de Stillwell com Jornada foi um sonho “tornado realidade para um garoto que cresceu jogando Starfleet Klingons. Ter a oportunidade de trabalhar com Gene Roddenberry e Michael Piller e fazer uma contribuição para a franquia, embora pequena, foi uma coisa enorme para mim. Estou muito orgulhoso de meu trabalho em Jornada e muito agradecido por ter tido a oportunidade. ”