William Shatner em dobra 8.0

Hoje é aniversário de 80 anos de William Shatner, o famoso capitão James T. Kirk da série original. Como escritor, ator, filantropo, empresário, Shatner é uma fonte inesgotável de inspiração e entretenimento. Sua contribuição para a franquia é inestimável. O TrekBrasilis presta uma homenagem a esse grande artista citando alguns de seus mais marcantes e pitorescos feitos na televisão.

William Alan Shatner começou atuando em peças de teatro e, nos anos 50, passou a fazer pequenos papéis em filmes canadenses. Foi para os EUA e começou a participar de alguns filmes, como The Intruder (1962), Judgment at Nuremberg (1961), Route 66 (1963), Gunsmoke (1966). Também teve participações em diversos seriados, como os de Alfred Hitchcock e The Twilight Zone até ser chamado para trabalhar em Jornada nas Estrelas. Após o fim da série original, Shatner teve problemas para achar emprego, tendo de aceitar papéis de menor expressão para sustentar sua família. Em meados dos anos 1970 a Paramount começou a produção do primeiro filme de Jornada no cinema e deu a Shatner a chance de reerguer-se profissionalmente.

Após interpretar o capitão Kirk pela última vez em Star Trek VII: Generations (ele ainda fez algumas cenas para o video game Academia da Frota Estelar  em 1997), Shatner passou por uma fase de ostracismo, retornando com sucesso à televisão interpretando o personagem Denny Crane, na série Boston Legal (Justiça sem Limites). Por esse papel foi indicado duas vezes ao Emmy, ganhando dois prêmios Emmy e um Golden Globe Award. Outros trabalhos de Shatner: T.J. Hooker, Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu! – 2ª Parte, Máquina Quase Mortífera, Miss Simpatia. Ele também é autor de uma série de romances de ficção científica e um deles, chamado TekWar, foi adaptado para a televisão.

Shatner atualmente trabalha no sitcom $ # *! My Dad Says , baseado no Twitter criado por Justin Halpern.

Alguns de seus feitos pitorescos:  Fez uma leitura da canção de Elton John “Rocket Man”, durante o Science Fiction Film Awards em 1978; Atuou no primeiro beijo interracial com Nichelle Nichols; Deixou sua marca na Calçada da Fama de Hoolywood, foi mestre de cerimônias da abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno no Canadá em 2010.

Fonte: TrekMovie, TrekWeb e Wikipedia.