Vida longa e próspera a Nimoy, Parte Final

Na terceira e última parte da entrevista exclusiva com Leonard Nimoy ao site Star Trek.com, o eterno Spock oferece seus pensamentos sobre os heróis anônimos por trás da série original, reflete sobre a ficção científica em Jornada, que está se tornando a realidade de hoje, seu trabalho no filme Star Trek, e fala sobre seu relacionamento com o companheiro e amigo octogenário William Shatner. 

Veja aqui a primeira e segunda partes de sua entrevista.

Dezoito anos se passaram desde a última vez que fez Spock em Star Trek VI, e vem o filme de Abrams. Olhando para trás, como você se sente com a forma como Spock Prime foi trabalhado na história?

“Eu me diverti imensamente. Eu achei que J.J. e seus escritores haviam capturado a essência da diversão dos personagens de Jornada, a química entre as pessoas, a emoção de fazer parte dessa equipe e sair nessa aventura. Eu creio que foi um grande passeio como um filme. Fiquei satisfeito com a forma como trataram o personagem Spock. Eu achei que eles realmente conseguiram. Quando eles me chamaram e me pediram para vir para uma reunião, fui ao encontro com J.J., Orci e Kurtzman, e a conversa foi muito emocionante para mim, porque eu vi que esses caras realmente entenderam, o que uma audiência realmente gosta sobre Jornada e o que a audiência gosta sobre o personagem Spock. Eu fiquei animado e disse: “Sim, coloque no papel. Envie-me o script. Estou muito interessado”. Quando li o roteiro, chamei J.J. imediatamente e disse: “Vamos embora. Vamos ao trabalho. Eu adorei isso”. Eu me diverti muito fazendo aquilo.”

De que maneira o encerramento (de Spock Prime) lhe pareceu?

“Eu finalmente tenho um sentimento muito bom de encerramento para mim com Star Trek, e fiquei muito feliz de ver Zachary Quinto assumir o personagem. Eu acho que ele é um ator excelente, bem treinado e excelente para o trabalho.”

Muitos fãs adoraram o conceito de universo alternativo, como o livre arbítrio dos escritores e atores para irem em qualquer direção, enquanto outros não gostaram da quebra do cânon que resultou, na destruição de Vulcano. Quais são seus pensamentos sobre o debate?

“Eu acho que o universo alternativo era necessário. Acho que foi uma idéia muito sólida e necessária porque, embora ele quebre o cânone de uma certa maneira, se eles não fizessem o universo alternativo, teriam quebrado o cânon de outras maneiras. Estava constringindo. Havia tanta história para ser tratada que, se não fizessem o universo alternativo teria sido tão restritivo e teria sido muito, muito difícil contar uma história emocionante, sem atropelar em algum lugar. Assim, ao fazê-lo desta maneira, eu acho que eles deram a eles memsos um novo material para trabalhar. Acho que foi uma idéia muito sábia.”

Vamos diz que Abrams, Orci, Kurtzman e /ou Damon Lindelof venham até você e digam: “Leonard, temos uma parte igualmente boa para você no próximo filme. Por favor, venha se juntar a nós novamente”. O que seria necessário para convencê-lo a subir a bordo?”

“(Risos). Eu não estou esperando isso. Isso é muito hipotético. Eu realmente não esperava por isso. Acho que fui útil no último filme e eu acho que para mim foi realmente o último filme. Eu creio que a tocha foi passada com muito sucesso para um grupo de jovens de grande talento, e não apenas Zachary, mas Chris Pine e todos eles. Eu acho que eles são muito talentosos e terão muita diversão, e eu desejo-lhes tudo de bom.”

Nós vimos o seu rosto estampado em lancheiras, enfeites de Natal, brinquedos de pelúcia, literalmente milhares de produtos. Qual é a coisa mais estranha que você viu sua própria face?

“Uau. (Risos). Havia uma propaganda de cerveja que correu na Inglaterra há alguns anos atrás, onde usou o personagem Spock de uma forma muito engraçada para vender cerveja Heineken. Levaria muito tempo para descrevê-lo, mas foi realmente uma justaposição engraçada e estranha.

Nós sabemos que você tem uma vasta coleção de lembranças de Jornada em sua casa. Qual é a parte valorizada na coleção?

“Bem, eu ainda tenho o par de orelhas que usava no último dia que filmamos a série original. Eu tenho um par de outras que guardei para os meus filhos e netos, um punhado de outras orelhas. Mas essas que têm muito significado para mim são as que eu usei no último dia quando terminamos as filmagens da Série Clássica. Levei-as, porque eu pensei: “Esta é a minha recordação.”

Quem é o herói anônimo da Jornada original? Gene Coon? Bjo Trimble? Eles e os outros?

“Bem, existem vários. Bjo certamente é um deles. Ela foi muito útil para nos ajudar a voltar ao ar depois que tinha sido cancelada no final da segunda temporada. Bob Justman, um dos nossos produtores de linha, foi muito importante para nós. Ele foi muito útil. Ele era muito substancial, o homem, ético talentoso que conseguiu, no meio do caos, emprestar um bom ouvido se você tivesse um problema ou uma idéia. Eu poderia ir com ele e esperar alguma ajuda confiável. Gene Coon deu uma contribuição gigantesca para Jornada com os scripts que ele produziu. Se bem me lembro, ele introduziu os Klingons e deu-nos algumas histórias maravilhosas. Essas são algumas das pessoas que deram grandes contribuições. Joe Pevney e Marc Daniels dirigiram alguns dos nosso grasndes episódios e ambos tiveram um grande talento teatral e trouxeram muito da aparência da série que eles dirigiram.”

Um nome que não citei durante esta conversa é o de William Shatner. Como você descreveria seu relacionamento com ele?

“Somos muito semelhantes em muitas maneiras, mas por outro lado, muito diferentes. Ele tem essa grande necessidade de trabalhar, trabalhar, trabalhar, trabalhar, trabalhar. Eu perguntei-lhe, por vezes, por isso, e eu não tenho certeza de que nós realmente chegamos a uma resposta muito clara do motivo pelo qual ele quer trabalhar tanto e tão difícil. Nós somos diferentes. Nós somos diferentes.”

A ficção de Jornada é a realidade de hoje quando se trata de iPads, injeções sem agulha, celular, etc Que estranho e emocionante foi ver tudo acontecer?

“É muito gratificante. Fizemos essas coisas que chamamos de tricorders, que lembram muito o IPAD, que as pessoas estão usando hoje, com todos os tipos de aplicações de vídeo. É ótimo. A primeira descoberta, claro, foi o telefone celular, que era muito parecido com os comunicadores que usamos. Os primeiros celulares abriam da mesma forma que os nossos comunicadores. Foi muito bom ver todas essas coisas evoluirem. Senti, quando estávamos fazendo a série, que duraria por muito tempo no futuro, porque nós éramos muito inventivos e muito criativos sobre o uso potencial da ciência e da tecnologia.”

Em uma de suas autobiografias de anos atrás, Spock escreveu uma carta aberta a Leonard Nimoy. Se ele escrevesse uma outra, o que você acha que ele estaria dizendo agora?

“Ah, caramba. Isso é uma grande questão. (Risos). Eu espero que ele estivesse dizendo algo do tipo benigno, como “Obrigado pela associação. Foi um grande passeio”. Eu acho que eu fiz (a Spock) justiça. Eu tentei manter a dignidade do personagem, tanto quanto possível ao longo dos anos, e acredito que o Spock ia pensar que eu fiz-lhe bem.”

Você completou 80 anos. O que te excita? Assusta? Ambos ao mesmo tempo?

“Você sabe, a alternativa não é muito atraente. (Risos) Não completar 80 anos não é um evento muito agradável em sua vida. Então … Mas eu estou muito confortável com quem eu sou e o que eu sou e como sou. Eu me sinto forte. Eu me sinto bem. Sinto-me feliz e saudável. Eu tenho uma vida maravilhosa pessoal. Vou sair este ano e ver as pessoas e contar histórias. Adoro contar as histórias que o público quer ouvir. Eu estou realmente animado sobre este ano. Estou fazendo algumas convenções e aparições. Eu vou estar em Dallas e Las Vegas e Atlanta. Eu estou fazendo um discurso em Long Beach, no  Carpenter Center, no final de abril. Eu estou fazendo uma leitura em LA e tenho algumas coisas realmente interessantes e divertidas para fazer este ano, e estou ansioso por isso.”

Vamos supor que você vai viver até os 100. O que você espera fazer com os próximos 20 anos da sua vida?

“Eu espero ficar criativo, mas manter minha vida pessoal em primeiro plano. Tenho três filhos e seis netos e um bisneto. Estou muito feliz com a maneira como suas vidas estão em desenvolvimento e é muito divertido vê-los crescer. Estou ansioso para desfrutar disso, e eu quero manter algo da minha vida disponível para as possibilidades criativas. Você está falando com um cara muito, muito feliz.”