Carson fala sobre a refilmagem da morte de Kirk

O diretor David Carson teve a triste tarefa de comandar a cena da morte de James T. Kirk no filme Start Trek VII: Generations, e ele fez isso duas vezes. Em uma entrevista exclusiva ao Star Trek.com, Carson fala sobre o trabalho na franquia, e como ele lutou contra o estúdio, tentando pelo menos dar ao ícone Kirk um fim mais digno. 

O  britânico David Carson cruzou o oceano, na década de 80, para dirigir séries e filmes americanos em Hollywood. Ele dirigiu também quatro episódios de A Nova Geração, incluindo “Enterprise Yesterday’s”; cinco episódios de Deep Space Nine, entre eles o piloto, “Emissary”, e também o filme Generations. Carson, recentemente conversou com StarTrek.com e falou sobre suas experiências na franquia e a malfada cena da morte de Kirk. 

Quando você entrou na franquia nunca tinha ouvido falar de Jornada, certo?

“Certo. Eu estava na Inglaterra e não sabia de Jornada. Quando me disseram na época, que eu tinha uma entrevista para a série, perguntei: – “Ah, sim, o que é Jornada?” e meus agentes ficaram surpresos: – “Você não sabe o que é Jornada? É melhor você ir até a locadora e dar uma olhada nela”. Isso foi basicamente como eu vim a conhecer Rick Berman e David Livingston e todas as pessoas que estavam trabalhando lá, e foi assim que eu tive esse primeiro episódio. Isso levou a A Nova Geração, para o piloto de Deep Space Nine e para Generations.”

Então, os produtores gostaram de seu trabalho em “The Enemy” o suficiente para trazê-lo de volta?

“Sim, eles gostaram. Parte disso foi que eles gostaram do que tinham visto nas minhas fitas. A maneira como fazemos televisão e filmes na Inglaterra é diferente da televisão americana. Acabamos usando diferentes tipos de blocking (posicionamento dos atores na câmera), diferentes tipos de filmagens, diferentes formas de interpretar as coisas. Eu tenho esta propensão para mover a câmera, sempre movendo a câmera, que na época não foi feito tanto na televisão americana. Então, quando eu dirigia A Nova Geração, quando fiz cenas na ponte de comando, eu dei um olhar diferente de alguma forma. Isso foi apenas movendo a câmera e seguindo os atores e estando com eles, sendo um pouco mais perto deles. Os produtores gostaram desse estilo, esse estilo europeu que supostamente eu trouxe comigo. Isso ajudou a sentir que não estavam assistindo a mesma coisa o tempo todo, que eles estavam recebendo uma injeção de algo diferente.”

“Yesterday’s Enterprise” é amplamente considerado como um dos episódios mais queridos de A Nova Geração. O que você teve de fazer para torná-lo algo especial?

“Eu não tinha nada, realmente. Eu acho que quando você entra como um visitante, como convidado para dirigir uma série como Jornada, que tem um vasto universo em que você está tentando conectar-se, você não tem a oportunidade de comparar o que está fazendo com o que outras pessoas fizeram. Você tem que ser guiado por Rick e David e as pessoas que realmente estão lá o tempo todo trabalhando nele. No meu caso, eles me incentivaram a trabalhar com o material da forma que eu usava na Europa e dar-lhes aquilo que eu estava supostamente trazendo para eles. Mas eu sabia que “Yesterday’s Enterprise” começou em circunstâncias extremamente incomuns. Após ter feito “The Enemy”, eles me pediram para voltar e fazer o próximo episódio, que não era “Yesterday’s Enterprise.” Era um roteiro diferente. Mas quando eu cheguei para o primeiro dia, de oito dias de preparação, eles me disseram que eles tinham acabado de descobrir que Whoopi Goldberg estava disponível e queriam usar uma das histórias em que ela aparecesse”.

Mas não havia nenhum script …

“Então, com oito dias para trabalhar, estávamos todos reunidos em torno desta mesa grande de conferência na sede Jornada e olhando para um esboço, e isso era incrivelmente complicado, esse esboço, porque se tratava da “Enterprise de ontem”. Tendo duas pontes da Enterprise, transformando tudo ao seu redor e tornando-se um universo completamente diferente paralelo, a construção de naves e coisas assim. Então, tivemos essa situação extraordinária em que a produção foi adiante com nossos planos. Os construtores de cenários e todo mundo seguiu adiante e construíram esses cenários, enquanto os autores estavam escrevendo. E os dois, felizmente, combinaram completamente. Mas não tínhamos como saber se não íamos sair em caminhos completamente divergentes. Felizmente, a história em que estávamos contando era tão interessante, que eu acho que foi a primeira vez que os atores de A Nova Geração estavam entrando em um universo completamente diferente do universo que eles faziam. E eles, como atores, realmente adoraram fazê-lo. Patrick Stewart gostou de fazer o capitão de guerra como em uma situação de guerra, após 20 anos de guerra. Por isso, foi estressante em alguns momentos. Nós construímos todos estes sets, e as cenas e o diálogo cairam perfeitamente nisso.”

“Redemption II” foi mais ou menos um festival Klingon …

“Sim, foi. Isso foi ótimo. Eu amei fazer isso. Eu ainda tive a oportunidade de inventar alguns jogos que eles jogaram no bar, porque a cultura Klingon não tinha sido tão desenvolvida quanto agora. O jogo de cabeçadas foi minha invenção e o jogo de luta-livre, com o perdedor sendo apunhalado, foi invenção minha, também.”

Seu último episódio de A Nova Geração foi “The Next Phase”, que foi o episódio fantasma. Isso foi outra coisa que não tinha sido feito ainda na série …

“Exatamente, isso não tinha sido feito, assim nós fomos capazes de jogar com a tecnologia das pessoas através de outras pessoas andando e fazendo coisas interessantes que não havia sido encontrado na série antes. Isso trouxe um monte de diversão.”

Em que ponto Rick Berman pediu-lhe para dirigir “Emissary”, a abertura de Deep Space Nine em duas horas?

“Eu acho que todo mundo sabia que eles iam fazer esta série totalmente nova e que ia ser a primeira sem Gene Roddenberry. Então, houve uma certa antecipação ou apreensão sobre isso porque era muito mais o objetivo de fazer algo que não seria apenas levar a franquia para a frente, mas ao mesmo tempo, talvez fazer a coisa toda se mover em lugares onde nenhuma das séries tinham ido antes. Isso soa como a palavra de ordem para Jornada, não é? Para seguir corajosamente. E foi alguns meses antes que se moveram nessa direção com ela que o Rick veio até mim e disse: “Você gostaria de fazer isso?”

Que missão, por assim dizer, foi-lhe dada, em termos de duas horas ter de realizar isso?

“Bem, minha primeira missão foi a de permanecer dentro do orçamento. E então, tivemos que ter certeza que o “Emissary” seria muito, muito bom, que satisfizesse os fãs e, ao mesmo tempo em que tínhamos de fazer uma sequência que estava indo alargar o universo de Jornada. Assim, por exemplo, havia um monte de coisas que Rick e Michael (Piller) haviam colocado no piloto. Nós tivemos um capitão que estava muito inquieto e insatisfeito com outro capitão, um capitão que considerou-se responsável pela morte de sua esposa. E isso não era outro senão Jean-Luc Picard. Então de repente você teve algum conflito, alguma infelicidade, certas emoções que só tinham realmente disponíveis, em A Nova Geração, através do holodeck, por causa da disciplina e da maneira que o universo de Jornada trabalhava até então.”

“Além disso, onde todos trabalhavam era mais sombrio, não tão brilhante como as pontes de  A Nova Geração e a série original. Nós estávamos contando histórias de algum lugar estático, que era a nossa estação espacial, ao invés de viajar por todo o universo. As pessoas, criaturas, iam chegar naquele lugar, não o contrário. Então tivemos que fazer uma produção que nos permitessem fazê-la o mais variado possível, em termos de estilo e atmosfera. Tudo foi concebido para tornar claro que nós estávamos indo para um lugar mais sombrio da série e que era, portanto, diferente de  A Nova Geração e a série original, mas esperávamos que aderissem aos mesmos princípios.”

O que você lembra dos seus episódios de Deep Space Nine  “Dax”, “Move Along Home” e “The Alternate”?

“Eu gostei de fazer “Dax”. Foi uma boa diversão. Como você provavelmente sabe, Terry Farrell não tinha sido escolhida ainda para fazer Dax, quando começamos o piloto, por isso “Dax” foi muito menos pressionada. Eu não tive toda a responsabilidade de conseguir o piloto perfeito e todos esse tipo de coisa. Minha lembrança é um pouco vaga sobre “Move Along Home”, mas eu me lembro de que não era uma história muito forte. E eu gostei de “The Alternate”. Tinha um monte de cores diferentes e outras coisas interessantes.”

Sua última contribuição para a franquia foi em Generations. Kirk morreu e depois morreu de novo, um tiro nas costas por Soran (Malcolm McDowell). Foi determinado que não funcionou, e todos se reuniram novamente para gravar uma seqüência nova da morte de Kirk. Leva-nos por essa situação.

“Kirk era para levar um tiro nas costas. O que foi escrito e que foi aceito pelo estúdio e os produtores, nunca foi aceitável para mim, na medida em que eu fiquei preocupado. Quero dizer, aqui está este grande ícone. Este Capitão Kirk é um ícone. Ele significa muito para as pessoas. Então, para que ele morrer de uma forma vergonhosa, quando está fotografando nesta região montanhosa incrível … Eu lutei para que isso não acontecesse, mas perdi a batalha. E quando estávamos no set lembro-me que Billm Patrick e eu ligamos para o estúdio para dizer: – “Por favor, nós não podemos fazer isso? Podemos fazer alguma coisa? Vamos ficar aqui. Vamos voltar a escrevê-lo”. Porque nós não sentimos que iria funcionar. Eles fizeram isso tão bem quanto poderiam, mas, francamente, alguém levando um tiro pelas costas em uma plataforma numa montanha não é a maneira mais dramática para alguém morrer, especialmente quando o vilão, Malcolm McDowell, também foi baleado. Então era como um tiroteio antiquado, se quiser.”

“Colocamos o filme juntos e trouxemos de volta ao estúdio. Lembro-me de pedir a Rick e ao estúdio para assisti-lo. (Chefe Studio) Sherry Lansing chegou à sala de edição e viu o filme. E a opinião de todos foi: “Nós vamos ter que esperar até fazer um teste de visualização pública”. Então nós fizemos. Fizemos uma exibição teste do filme e teve uma recepção tremendamente boa … até que o final aconteceu e, em seguida, a pontuação caiu. Então, parecia que o público de teste também concordava que o tiro pelas costas do nossa Kirk era realmente, totalmente anticlímax e não era o tipo de coisa que eles queriam de forma alguma. Então, muito dramaticamente, naquela noite, depois que saímos da sala, fomos todos chamados ao escritório de Sherry Lansing. Ela disse: “Você não pode alterar a data da apresentação do filme, mas é preciso adicionar algo completamente novo fim. Queremos que volte a apresentá-lo para nós, então vá filmá-lo e o coloque no filme por esse tempo, para que ele possa estrear corretamente”.

E depois?

“Todos se entreolharam. Ela disse: “Eu não me importo como você vai fazer isso, basta seguir em frente e fazê-lo, e depois voltar”. Então, nós re-escrevemos o final e fizemos o final que se vê agora no filme. E foi, naturalmente, um empreendimento enorme, porque estávamos fazendo uma cena de ação no território virgem no meio de um parque nacional ao norte de Las Vegas. Era imensamente dramática e porque decidimos colocá-la em uma ponte, tivemos que ter três helicópteros colocando a ponte no lugar e anexá-la a estas rochas virgens. Foi simplesmente fantástico. Felizmente para nós, o Departamento de Parques adorou a idéia de que Jornada estava indo filmar no parque.”

“Então, nós filmamos por mais duas semanas, que custou uma enorme quantidade de dinheiro, e era tão perturbador do processo final. Dennis McCarthy, que escreveu a partitura, escreveu a trilha para o filme inteiro até esse ponto. Ele tinha 10 minutos para adicionar e estava esperando, esperando por nós para terminar de editá-lo. No entanto, vou dizer que as refilmagens foram muito emocionantes. A equipe adorou fazê-lo porque era uma tal acção termina e muito mais adequada para Kirk. a morte do capitão Kirk agora significava algo. Antes, levar um tiro nas costas, isso significava absolutamente nada. Desta vez, ele realmente salvou o dia. Por isso, foi bem interessante, no final, eu acho.

Por que você não quis mais após Generations?

“Eu estava procurando fazer mais filmes e fazer coisas como a mini-série que eu fiz, The 10th Kingdom. Eu tive muita sorte com o que me estava sendo oferecido e eu decidi que ia ser melhor para mim concentrar-me nos tipos de coisas, coisas que tinham uma forma mais longa. Eu fiz e ainda vou fazer alguns episódios de séries, particularmente aqueles que estavam começando, como Smallville. Eu gostava de One Tree Hill. Eu gostava de estar no piso térreo das séries, mesmo se eu não tivesse feito o piloto. E como o tempo passava, mais e mais eu queria focar os tipos de coisas que estava fazendo na Inglaterra antes de vir para os Estados, e esses são assuntos que são caros ao meu coração, como o papel das mulheres na nossa sociedade e ao redor do mundo. Então, eu tenho muita sorte de poder ter tempo para sair e escrever, para sair e tentar produzir projetos que espero direta. Eu tenho três filmes que estão ficando muito próximo de serem realizados. Estive batendo na porta dos produtores e tentando conseguir o dinheiro para comprar coisas feitas. É difícil porque você está tentando empurrar e criar, mas também é imensamente gratificante. Um dos projetos seria, na Tailândia, e é chamado de The Pirate Fighter, que é a verdadeira história de um homem fascinante que salvou cerca de 2.000 mulheres e as crianças do tráfico, da escravatura sexual e dos tipos de coisas, de piratas no golfo da Tailândia após o Guerra do Vietnã. É uma história maravilhosa e muito, muito relevante hoje em dia e indicativo do tipo de trabalho que quero fazer agora.”

Para quem ainda não viu, aqui está  um video da primeira versão da morte de Kirk em Generations (cortesia TrekMovie).