Rumor: Star Trek 2 pode mudar sua estreia?

Um dos tópicos mais quentes agora na imprensa de entretenimento refere-se ao destino dos filmes para 2012, entre eles a sequência de Star Trek. Na semana passada, J. J. Abrams revelou que daria informações, em breve, quanto a preparação do novo filme da franquia. Agora, um relatório extra-oficial vem dizendo que a continuação de Star Trek pode ser retardada. Teremos novas mudanças?

A Paramount não está confirmando nada disso, mas o site Deadline publicou um artigo intitulado “Poderia Star Trek 2 trasnformar 70 páginas num grande filme de verão em 13 meses?”, onde revela que, em breve, poderemos ter uma boa e uma má notícia para a sequência da franquia. A boa notícia: Com o seu filme Super 8 sendo lançado em 10 de junho, J.J. Abrams deve anunciar nos próximos dias seu retorno como diretor de Star Trek 2. A má notícia: Mesmo que empreendam grande velocidade na produção, Abrams vai ter dificuldade para estrear em 29 junho de 2012, data definida para seu lançamento. Segundo fonte do Deadline, o estúdio está considerando agora empurrar Star Trek 2 de volta para dezembro de 2012.

Por que seria difícil? O filme tem três escritores e co-produtores Roberto Orci, Alex Kurtzman e Damon Lindelof. Assim como Abrams, todos eles estão ocupados em outras produções. Kurtzman dirigiu Welcome to People. Orci ficou ocupado em Cowboys & Aliens e prepara o sci-fi Ender’s Game. Lindelof está ocupado trabalhando em Prometheus, de Ridley Scott para a Fox. Resultado: Não parece que eles venham a produzir um sofisticado filme de ficção futurista, com um orçamento considerável, num prazo curto. Isto foi basicamente o que aconteceu em Transformers: Revenge of the Fallen, quando o diretor Michael Bay admitiu que o filme não foi o esperado pelo fato da pressa para terminar na data de lançamento ter produzido um roteiro semi pronto.

Não será surpresa se a Paramount e Abrams jogarem a estreia seis meses a frente, pelo menos, passando para o final de 2012, talvez. Como a Paramount não tem mais filmes da Marvel em produção, o estúdio poderia puxar GI Joe 2 (que estaria previsto para 10 de agosto) para a data atual de Star Trek 2 (e outros estúdios podem estar de olho nessa data, também), deixando Kirk e cia para o Natal. O Deadline também informa que a Paramount ainda espera filmar a sequência de Star Trek antes da reinicialização de Jack Ryan, por causa de Chris Pine.

Dito tudo isso, ainda é possível manter a data original, uma vez que o elenco principal e grande parte do trabalho de concepção e construção dos cenários, incluindo USS Enterprise, já estão prontos, então pré-produção seria menor e poderia concentrar-se em novos elementos. Mas, o deslocamento, locações externas, problemas inesperados de logística e edição apresentam sempre obstáculos para qualquer produção, o que resulta em alteração de cronogramas planejados. Só nos resta esperar por novidades.

Fonte: Trek Movie