Star Trek 2 tem nova atualização dos roteiristas

Roberto Orci, Alex Kurtzman e Damon Lindelof foram encarregados de moldar a história e o roteiro para a sequência de Star Trek. Em uma nova entrevista exclusiva ao site TrekMovie, os produtores falam sobre o calendário de produção, o desenvolvimento dos personagens, o direito de misturar o antigo e o novo, a paciência dos fãs, e muito mais. Será que teremos agora novidades? Confira.

Na última sexta-feira após os debates no LA Times Hero Complex Film Festival, o site Trek Movie teve a chance de sentar com os escritores e produtores Damon Lindelof, Alex Kurtzman e Orci Bob, que deram mais uma atualização do próximo filme, agora com alguns comentários interessantes.

Vamos começar com o status do roteiro e do cronograma. A mais recente notícia que ouvimos é que setembro começarão a filmar. Vocês se sentem confiantes que isso possa acontecer?

Damon Lindelof: “[risos] Confiante é uma palavra muito forte. Aqui está o nosso pensamento. Nós sentimos muito fortemente que a melhor versão deste filme será a dirigida por J.J. (Abrams). E, portanto, adiamos para sua disponibilidade para quando ele quiser dirigir. Isto não significa que passamos a responsabilidade para outro, mas estamos passando a bola. É possível começarmos a gravar o filme em setembro? Absolutamente, estaríamos totalmente prontos para isso. Mas não significa que vão começar em setembro, que é uma pergunta que só J.J. pode responder. Eu acho que uma das coisas sobre Super 8 é que ele começou a filmá-lo tarde no outono passado e tinha que ser lançado em 10 junho. E a seqüência de Star Trek vai ser muito mais ambiciosa em nível de pós-produção, então Super 8 passou. A idéia fundamental de filmá-o e coloca-lo na fita e ter que sair em julho próximo, é perfeitamente possível e estamos confiantes de que temos a equipe no lugar que seria capaz de conseguir isso, mas poderia não ser a melhor versão do filme.”

Alex Kurtzman: “Nós fizemos o compromisso um com o outro, sobre o primeiro filme, de não lançarmos esse filme a menos que achássemos que fosse a melhor versão. E isso significava tomar nosso tempo coletivo. O primeiro teve uma data de lançamento, no Natal, originalmente, e tivemos de movê-lo para o verão, porque não ia ser a melhor versão, ia ser apressado e nunca teria sido o filme que nós queríamos colocar. Parte da nossa responsabilidade sobre Jornada é certificar-nos de que não está sendo apressado, que gastamos o nosso tempo e fazemos isso direito.”

Nota da edição:

Em entrevista ao The Howard Stern Show on Sirius Radio, J. J. Abrams admitiu que a produção de Star Trek 2 atrasará em  seis meses de sua programação inicial.

Vocês começaram a escrever o roteiro em outubro, acredito eu. Acabamos de ouvir Nick Meyer dizer  que encerrou o script de Star Trek II em 12 dias …

Damon Lindelof: “Com base em cinco versões anteriores!”

Brannon Braga e Ron Moore falaram que quando estavam escrevendo Star Trek: Generations, também tiveram que escrever o final de A Nova Geração “All Good Things”. Eles escreveram em algumas semanas, dizendo que havia restrição de tempo trabalhado por eles e, em comparação com Star Trek: Generations, que foi o melhor script. Você se preocupa que este processo de nove meses pode ter um efeito nocivo?

Damon Lindelof: “Bem, não foi realmente um processo de nove meses. Você está focado sobre quando começamos em outubro e agora é junho, como se estivéssemos trabalhando sobre Star Trek 2 esse tempo todo, mas na verdade Alex dirigiu um filme inteiro (Welcome to People), esses caras produziram um par de pilotos, conseguiram uma companhia inteira de pessoas, e eu estava trabalhando em Prometheus de frente para trás, em Londres. Será que vamos trabalhar no filme em outubro? Sim. Mas eu não diria que é completamente preciso que Jornada tem sido o nosso trabalho em tempo integral. Na verdade, esta janela agora é nossa oportunidade que pela primeira vez a força criativa por trás de todo o filme original será capaz de se sentar em uma sala e juntos começarmos a trabalhar.”

Roberto Orci: “Você não está errado sobre prazos finais. Nós não tinhamos tido um prazo ainda, e é por isso que o mantivemos não terminado. Mas se nos deram derem um prazo e vamos terminá-lo. Nós só fechamos nosso acordo com a Paramount dois ou três meses atrás. Portanto, não é apenas fazendo outras coisas, e sim: “vamos descobrir quando estamos realmente indo terminar e depois vamos realmente começar a trabalhar.”

Star Trek II é muitas vezes tido como “melhor que o primeiro filme”. O que vocês tiraram de Star Trek II, e o que vocês aprenderam com ele, e ele é quase intimidante para vocês dentro de seu segundo filme?

Roberto Orci: “Eu sempre olhei para esse filme como aquele onde os personagens estão mais plenamente cheios de si de uma certa forma. E nós temos essa oportunidade agora, porque o primeiro foi sobre …”

Alex Kurtzman: “… só reuní-los.”

Roberto Orci: “… reuni-los e conhecê-los antes de reconhecê-los plenamente. E agora temos a oportunidade de fazer algo que Star Trek II fez, que é reconhecê-los mais e tê-los mais nos lugares onde você espera que estejam, se você é um fã. E se você não for um fã e nunca os viu nessa posição, espero que você comece a desfrutar de que, pela primeira vez, o caminho de Ira de Khan seja um ponto de entrada para muitos, incluindo alguns de nós.”

Damon Lindelof: “De uma série de maneiras eu sinto que, e não quero dizer nada de depreciativo sobre Star Trek: The Motion Picture, mas que “o segundo foi melhor do que o primeiro”, se você estiver falando sobre Terminator e Terminator 2 ou Alien e Aliens, você está em uma conversa diferente, do que se estiver falando de Star Trek: The Motion Picture e A Ira de Khan. Sinto em muitos aspectos, que a Ira de Khan foi uma resposta aos erros em Star Trek: The Motion Picture, em termos de estimulação, em termos de um vilão, em termos de dinâmica do personagem, todas essas coisas. E, obviamente, em trazer alguém de fora. Eu acho que essa idéia de que (o segundo filme foi melhor porque) Nicholas Meyer não é o cara que fez o primeiro filme e, provavelmente, não viu o primeiro filme, quando assinou contrato para dirigir A Ira de Khan, ou o que ele deduziu hoje à noite (na entrevista). A situação é, literalmente, diferente. Não há nenhuma maneira de podermos fazer um remake de A Ira de Khan. Nós o mantemos em tão alta estima para nós mesmos que seria suicídio criativo dizermos: – “isso é o que vamos seguir”. Estamos em um paradigma completamente diferente com o nosso segundo filme.”

Durante o painel anteriormente, você falou sobre como o seu primeiro filme redefiniu o universo e criou muita liberdade, mas ao mesmo tempo, equilibrado entre o velho e o novo, com muitas referências. Agora que você está neste mundo de liberdade, você se sente mais atraído pela idéia de fazer totalmente novo, histórias totalmente originais? Ou você se sente compelido a trazer todos esses elementos clássicos de Jornada – alienígenas clássicos, locais, etc. Se você acha sobre a série original, cada semana era algo novo.

Roberto Orci: “A pergunta é: onde onde você define a fronteira. Sabemos que queremos Kirk, sabemos que queremos Spock, Magro, Chekov, Uhura. Inerentemente – ainda estamos fazendo Jornada e aí é onde você descobre a linha de fronteira. Nós nos comprometemos a fazer histórias em que você não pode adivinhar o resultado e você não pode adivinhar a causa e o efeito dos acontecimentos, mesmo que alguns dos elementos sejam familiares. Então, onde você define a linha é o nosso desafio e a nossa diversão. Mas não estamos fazendo nenhuma regra sobre se você tem ou não que incluir uma certa quantidade de coisas clássicas, ou se tem que ser algo que você nunca viu. Obviamente algumas das familiaridades vão ser parte da diversão.”

Alex Kurtzman: “Eu acho que nosso fandom nos obriga a olhar para a história do cânon e dizer: – “há coisas aqui que nos inspiram, que amamos?”. Existe uma maneira de usá-los de uma forma que pareçam relevantes e prestem homenagem ao que quer que fosse que queremos pegar emprestado, ao invés de colocarmos uma ênfase nele que pareça que está falando com o que estamos tentando fazer agora.”

Damon Lindelof: “Uma das forças motrizes no primeiro filme que sempre perguntavam uns aos outros era “como os fãs deste, o que nós queremos ver?” E o que voltou é o que Bob e Alex apenas lindamente articulada, o que é que queremos os dois! Queremos coisas novas que nunca vimos antes, mas também queremos os itens familiar no menu, porque essas são as coisas que gostamos de comer. E se há uma maneira nós podemos trazer esses dois juntos em harmonia para que ele não se sentir como eles não se encaixam, então isso se torna uma espécie de declaração de missão. Então tem de haver momentos em tudo o que fazemos Trek, onde 10% da platéia ri de uma referência ou um sinal visual ou um sistema planetário que estamos homenageando, mas os outros 90% do público pode ir junto para a passeio também. É só encontrar o equilíbrio para que ele não é muito lá dentro, mas dentro o suficiente para que as pessoas que investiram nos últimos 40 anos de seu viver neste mito incrível sentir como eles estão começando o valor do seu dinheiro.

Então, há um ano atrás estávamos ouvindo palavras como “mais profundo” e “alegoria”. Eu sei Bob que você é muito politicamente ligado –  então você está pensando em tentar trazer alguns conceitos mais tópicos e políticos para a sequência?

Roberto Orci: Nós conversamos sobre isso no painel com o primeiro filme. Achamos que o primeiro filme estava refletindo isso também. O truque é para não torná-lo um “filme de mensagem”. É apenas para refletir o ambiente que nos encontramos. O primeiro filme fez isso e pretendemos fazer a mesma coisa, mas como não temos o ônus de ter que atender a todos, porque eles podem ser uma força unida desde o início, eu acho que nos permite pensar mais sobre o mundo que vivemos”.

Quais as últimas coisas que você gostaria de dizer para os fãs?

Damon Lindelof: “Nós gostaríamos de dizer que estamos muito agradecidos e satisfeitos pela sua paciência. Como fãs nós mesmos, se o sapato estava no outro pé nós ficávamos dizendo: – “Comecem a fazer algo já, quando é que o filme vai sair?” E temos plena consciência disso. Mas também sabemos que não podemos entregar um produto medíocre. E, no final das contas, tudo o que importa é o que está na tela e você tem a nossa palavra de que não iremos fazer uma pobre performance de qualquer tipo. Tem que ser certo e estamos realmente empenhados em perceber isso.”

Roberto Orci: “É o que ele disse.”