As muitas faces de Jeffrey Combs

Se tem algum ator de Jornada que possa ser chamado de muitas faces, esse é  Jeffrey Combs. Conhecido, na época, por seu papel no filme de terror cult Re-Animator, Combs já passou pelas séries Deep Space Nine, Voyager, Enterprise, interpretando os mais diversos personagens. Ele tem se mantido ocupado desde então, atuando em filmes, na TV e no palco, e aparecendo em convenções em todo o mundo. Veja a entrevista do ator ao StarTrek.com, relatando sobre suas experiências na franquia. 

Seguindo todo o caminho de volta. Como você conseguiu seu primeiro emprego em Jornada?

“Eu tinha feito testes várias vezes, talvez três ou quatro vezes, para Deep Space Nine. Eu só fiz o teste para a Nova Geração uma vez, e quando eles estavam lançando o piloto. Todos esses anos, e eu nunca fui convidado para entrar e fazer um teste em A Nova Geração. Então Deep Space Nine veio e eu continuei recebendo na caixa de mensagens o “muito obrigado”. Um dia eu entrei e Jonathan Frakes estava dirigindo o episódio. Eu conhecia Jonathan ligeiramente. Nós dois juntos fizemos teste para um filme, alguns anos antes e tínhamos ficado amigos. E ele lançou-me (como Tiron em “Meridian”), que Deus o abençoe. A coisa realmente linda sobre isso foi que quando eu estava no set me reconectado com Rene Auberjonois, com quem eu tinha feito teatro. Aconteceu então que René estava começando a procurar elenco (secundário) para o que ia ser o seu primeiro episódio como diretor (“Family Business”). Rene sugeriu-me e, abençoados, os produtores concordaram e lançaram-me para fazer Brunt (um Ferengi). Houve alguma resistência no início porque eu tinha acabado de fazer um episódio, mas foi, “Sim, mas ninguém vai saber”. Então, foi assim que eu comecei a tornar-me recorrente, e então eles me marcaram para fazer Weyoun, e o resto é história.”

Em que ponto alguém – e nós estamos assumindo que alguém fosse Ira Steven Behr – disse, “Esteja pronto. Nós vamos continuar usando você e usando você e … “?

“É tudo coisa do Ira. É tudo Ira. Eu não sabia que o Ira tinha sido um fã do meu trabalho. Ele me contou uma história uma vez. Ele disse: “Mesmo antes que você fosse em Deep Space Nine, eu te vi em um supermercado”. Eu disse, “Bem, você veio na minha direção e dizer oi?” Ele disse: “Não, não, não, eu não fiz, mas eu vi você?”. Eu pensei,” Por que você não fez isso?” Mas é o Ira. Abençoado seja. Lembro-me do dia em que eu estava de pé sobre o palco na leitura de Brunt e Ira veio até mim e disse: “Você sabe, nós queremos usá-lo como um outro personagem, onde nós vamos ver mais de seu rosto.” Mas eu realmente não acreditei nisso. É Hollywood. As pessoas dizem coisas. Mas Ira é uma raça à parte. Ele  faz o que ele diz. E veio Weyoun. Claro, eles mataram Weyoun no final do episódio, mas os escritores perceberam depois, “Espere um minuto, este é um personagem que achamos interessante”. Então é assim que Weyoun pode ser clonado num piscar de olhos. Problema resolvido.”

Você acabou em dezenas de episódios de Jornada, que vão desde a Deep Space Nine a Enterprise. Por uma questão de tempo, vamos lançar os nomes de alguns dos personagens que você interpretou, e dê-nos algumas reflexões sobre cada um. Tiron (episódio Deep Space Nine – “Meridian”) …

“Tiron tinha um nariz estranho, e eu tinha problemas respiratórios com ele. Eu tinha brânquias, e cada vez que eu respirasse pelo nariz, o nariz iria chupar a maquiagem. Então, eu realmente tinha que ter certeza, tecnicamente, de que eu não sopraria a maquiagem pela respiração. Mas eu comecei a trabalhar com Armin Shimerman. Ele era o cara mais doce. Ele foi o único que veio até mim e disse: “Bem-vindo. Se você quer rodar a cena, se você quiser trabalhar com ele, estou à sua disposição. Basta encontrar-me no meu reboque ou em qualquer lugar. Não importa. Estamos realmente felizes por você estar aqui”. Cara, foi uma grande coisa. Que generosidade e profissionalismo, até hoje, o Armin Shimerman é tudo.”

Brunt (episódio Deep Space Nine – “Family Business”)?

“Que capacete. Mesmo tendo orelhas grandes, eu não podia ouvir. Mas, cara, eu tive o melhor tempo de interpretação com Brunt. Para ser capaz de fazer se contorcer o Quark … delicioso seria a palavra que eu usaria para descrever Brunt.”

Weyoun?

“Weyoun é o seu melhor amigo. Ele realmente é, e ele quer que você saiba disso. Ele quer aliviar todos os seus problemas. Não há realmente nada para se preocupar, até estar com uma faca em suas costas, e então você percebe com quem você teve. Era um contraponto maravilhoso. Eu adorava ser tão mal e ainda ser tão bem-humorado e agradável com ele. Essa foi uma decisão que eu tomei, honestamente, o primeiro dia que eu fiz Weyoun. Eu não tinha idéia do que um Vorta se parecia até que a maquiagem foi feita às 6:30 da manhã, quando olhei no espelho e disse, “Quem é esse cara? OK, vou tomar uma decisão”. Decidi imediatamente que ele era um sujeito muito agradável, muito calmo. Às vezes você tem que correr com seu instinto inicial e, nesse caso, foi uma boa.”

Penk (episódio Voyager – “Tsunkatse”)?

“Eu diria que  foi o encontro com The Rock. Além disso, a execução do scanner no corpo de Sete de Nove não foi muito desagradável. Mas a reunião com The Rock, eu nunca vou esquecer, ele veio até mim e disse: “Hey, como você está? Escuta, me chame de Dwayne”. Ele disse: ” Posso lhe fazer uma pergunta?” Eu disse:” Claro”. Ele continuou: “Posso tirar uma foto com você?” Uau, isso foi muito legal.”

NOTA DO EDITOR: The Rock era o apelido do lutador americano de luta livre Dwayne Johnson, convidado, na época, para uma cena de luta em Voyager. Mais tarde virou o ator profissional aparecendo em filmes como O Retorno da Múmia, O Escorpião Rei, Doom, O Fada do Dente, entre outros.

Krem (episódio Enterprise – “Acquisition”)?

“Eu amei Krem. Ele era um fraco gentil. Que realmente me deu a oportunidade de fazer o oposto de Brunt, para mostrar que existem Ferengis gentis e de bom coração também. É claro, Max Grodenchik como Rom poderia fazer esse argumento de sobra, mas ainda assim, para eu poder fazer essa performance foi realmente interessante. Além disso, a introdução do Ferengi foi interessante. Se você perceber, eles nunca se chamam Ferengis nesse episódio porque isso seria ir contra a bíblia de Jornada. Mas, ainda assim, foi o primeiro encontro com o Ferengi, e isso foi muito legal.”

Shran?

“Ah, Shran foi um presente. Eu amei Shran. Eu comecei a interpretar uma cor completamente diferente, e eu estava animado com isso. E eu não quero dizer azul. Shran me deu um espectro totalmente diferente do que eu tive com Brunt e Weyoun. Eu comecei a fazer um capitão, alguém com um distintivo real em seu ombro. Meu protótipo … Olhei para os vulcanos como se fossem os britânicos e os Andorianos como se fossem os irlandeses, e Jimmy Cagney era meu ideal. Esse é o tipo do cara que eu vi Shran como, um cara um pouco durão que tem fixação por sua terra, e você tem que passar por ele, não em torno dele.”

Você mencionou a sua dívida de gratidão para com Jonathan Frakes pela primeira contratação, com Rene Auberjonois por sugerir aos produtores que você fizesse um outro papel, bem como Ira Steven Behr que trouxe você de volta repetidamente em Deep Space Nine. Mas esses três homens não estavam envolvidos com Enterprise. Então, quem receberia o crédito por trazer você como Penk em Voyager e Shran em Enterprise?

“Eu diria que foi Brannon Braga e Rick Berman. Eu não sei muito sobre como eles vieram com Voyager. Eles simplesmente ligaram e me ofereceram esse papel. Eu não fiz teste para isso. Nem para Shran. Eles apenas me ligaram e perguntaram sobre isso. Se bem me lembro, eu estava interessado em fazer testes para o piloto de Enterprise, mas acho que eles simplesmente não me viram em qualquer desses papéis. Então, eu fiquei meio surpreso quando acabaram ligando e me oferecendo Shran. Na primeira, na verdade, eles apenas me ofereceram como ator convidado (papel). Eu disse que precisava saber informações um pouco mais do que isso. Então eles disseram, “Bem, é um Andoriano”. E isso despertou meu interesse porque eu sou um fã da série original. Eu certamente sabia quem era os Andorianos e eu sabia que não tinha sido explorado tanto assim. Portanto, não havia território real para rastreá-los. Então, a questão chave, naturalmente, era “Será que ele morre no final do episódio?” Eles disseram: “Não, ele não morre”. Um raio não cai duas vezes. Eu não acho que eles fariam com Shran o que fizeram com Weyoun. Mas eles disseram que ele não morria e eu disse: “Ótimo, eu vou fazer isso”. E eu estou muito feliz que tenha decidido assim.”

Agora, a história diz que ( o produtor de Enterprise) Manny Coto planejou torná-lo regular, como Shran, se Enterprise tivesse renovado para uma quinta temporada. Que havia sido passado para você naquele momento, ou isso é uma história de revelação pós-Enterprise?

“É uma revelação pós-Enterprise. Eu suspeito que saiu de alguma entrevista com Manny. Aprecio profundamente ele. Ao mesmo tempo o tipo de dor (pelo cancelamento). Mas eu vou tomá-lo como o grande elogio que ele fez. Eu estava bastante envolvido nessa quarta temporada e por isso soa como se tivesse sido uma progressão natural, e teria sido algo novo, ter um novo alienígena na ponte adicionando outra dinâmica. Que teria sido muito, muito interessante.”

Se lhe disse que você poderia fazer um dos seus personagens de Jornada mais uma vez, que personagem você escolheria e por quê?

“Ooh, essa é uma boa. Eu diria Shran, só porque eu gosto de sua atitude e sua complexidade. E ainda havia algumas coisas para explorar a seu respeito. Eu acho que eu gostaria.”

Você realizou seu show solo “Nevermore” na Convenção Oficial Star Trek em Las Vegas. Como foi que o show originalmente surgiu?

“Tudo começou, eu diria, cinco anos atrás, quando eu li uma biografia de Edgar Allan Poe, e eu estava impressionado com por que ninguém nunca tinha realmente dito a história deste homem. Para mim, ele é o Van Gogh dos Estados Unidos, apenas uma figura, obrigando trágico. Eu mencionei isso para Stuart Gordon, um diretor com quem trabalhei várias vezes, e cerca de dois anos e meio depois, ele veio a mim com um roteiro para um episódio de “Masters of Horror”, no canal Showtime. Ele correu por dois anos e foi uma série em que um diretor poderia escolher o seu projeto e, sem muita interferência, o que precisamos de mais. Foi o conto de Poe “O Gato Preto”, com Poe sendo o personagem principal. Foi uma idéia brilhante, porque dessa maneira você poderia contar a história de Poe e tecer sobre ele detalhes biográficos de sua vida.”

Você tem trabalhado muito tempo e pessoas diferentes provavelmente sabem de suas diferentes funções. Quando você anda pela rua e as pessoas te reconhecem, em que créditos ou papéis que elas ficam mais animadas para falar com você?

Acabei de voltar do Havaí. Minha família e eu alugamos um carro. Percebi um dia que o pára-choque teve um arranhão. Nós não fizemos isso, e eu tinha certeza de que quando devolvêssemos a coisa nos daria trabalho. Entreguei e esse cara imediatamente olha para o nada, e eu pensei: “Tudo bem, aqui vamos nós”. Ele não diz uma palavra. No final da transação, ele fala, “Oh, a propósito, eu te amei em The Frighteners”, que é um filme que fiz que foi dirigido por Peter Jackson e estrelou Michael J. Fox. Virei-me e respondi, “Uau, ótimo. Obrigado”. Na maioria das vezes eu ando na rua e ninguém diz nada. A maioria das pessoas não me reconhece por minhas coisas de Jornada, porque eu estava tão profundamente imerso na maquiagem. Se as pessoas me reconhecem, é para meus papéis de maquiagem, como The Frighteners ou Re-Animator ou The 4400. Se as pessoas pegarem na minha voz, na verdade às vezes mencionam Jornada, mas também falam sobre o meu trabalho de narração em animação, como Justice League Unlimited. As pessoas parecem reais entusiasmadas com a minha interpretação por isso.”

O que você tem para frente?

“Eu comecei a trabalhar em um novo filme Would You Rather. É basicamente o game Would You Rather. Você prefere beijar essa pessoa ou aquela pessoa? Embora isso tenha consequências muito terríveis e intensas para o jogo. Tem um roteiro muito bom, este filme. É com Brittany Snow. E eu estou muito feliz por fazer parte de Transformers: Prime (ainda não exibido no Brasil). Eu estou numa série regular em que faço a voz de Ratchet, que é como Scotty e Magro. Eles estão no meio da transmissão da primeira temporada e nós estamos no meio de gravação de nossa segunda temporada. A animação é espetacular, e eu estou ao lado de ícones do mundo da locução. Peter Cullen está bem perto de mim. Ele é a voz de Optimus Prime. E lá está ele.”