Terry Farrell relembra a trill Jadzia Dax

Terry Farrell foi uma jovem e talentosa modelo que tentou seguir a carreira de atriz. Seu papel mais expressivo foi de Jadzia Dax em Deep Space Nine. Após sua saída de Jornada, ela também brilhou na série Becker. Hoje, Farrell vive uma vida bem normal, na Pensilvânia, longe das pressões e tentações de Hollywood. Numa entrevista ao StarTrek.com ela contou sua experiência com a franquia e porque se afastou de tudo para ser uma dona de casa.

Deep Space Nine já estava em produção quando você ganhou o papel de Jadzia Dax. O que você lembra desse período quando você fez o teste, conseguiu o papel, teve acessórios no traje e maquiagem?

“Oh meu Deus, eu estava uma pilha de nervos. Eu estava realmente animada. Depois de tudo o que eu tinha que fazer para conseguir o papel, fiquei atordoada quando cheguei lá e vi o quão grande era o conjunto. Se bem me lembro, eu estava pensando: – “Isso é enorme. Este é o maior cenário em que eu já estive”. Eu estou falando sobre o conjunto OPS, e era tão intimidante e avassalador, e eu já estava muito cansada de todos os testes de maquiagem e toda a emoção. Eu estava muito magra então. Não estava comendo tão saudável como deveria. Eu sei que eu estava fumando, em seguida, de modo que não era bom. Mas eu sentia como se estivesse sob uma enorme quantidade de pressão. Se bem me lembro, praticamente todo o resto tinha sido filmado e tive que gravar minhas falas porque eu fui a última pessoa contratada. Então eles mudaram a minha maquiagem. Eu acho que eu tinha uma testa que não gostaram de como parecia. Então Michael Westmore veio com os pontos e tirou a testa. Então tivemos que regravar. E, você sabe, eu não sou uma boa pessoa para ficar com privação de sono. A sério, quando tivemos a nossa primeira pausa de Natal, eu acho que não fiz nada nessas duas semanas. Eu só ligava a TV e eu não lembro de ter feito qualquer coisa, mas olhando para o aparelho de televisão. Foi incrível. Eu aprendi muito. Mas foi realmente gostoso ser jogada nas trincheiras. Eu gostaria de poder voltar e fazer isso de novo agora. Sabendo o que sei agora, eep eu acho que estou muito melhor preparada para fazer Dax, assim como uma mulher, como ser humano no planeta, tendo 47 anos de idade. Eu acho que eu faria um trabalho muito melhor com Dax agora.”

Uma vez que você se estabeleceu, foi fácil você entrar na Jadzia e o que a deixa mais intrigada sobre o personagem?

“Eu acho que o que mais me interessou foi tentar encontrar a sua força. Ela não estava na defensiva, ela sempre foi calma, relaxada e confiante. Ela tinha uma maneira pacífica e madura. Acho que isso é o que eu tinha para mostrar. Eu não acho que eu realmente alcancei isso para mim mesmo, sem ser Dax, até que eu tive um filho. Mas eu acho que interpretar ela era realmente foi a minha âncora para sentir-se segura no mundo naquela época. Fazendo Dax me fez sentir como se eu estivesse segura e eu estava segura.”

Deep Space Nine era muito sombria, mas Jadzia era muito esperançosa e positiva. Qual a importância que você sentiu do personagem interpretado dentro do contexto da série?

“Avery (Brooks) costumava sempre dizer-me que eu era muito aberta e, honestamente, eu acho que isso é apenas uma parte de quem eu sou. Acho que isso é parte do que eu trago para a fotografia. Eu tenho muita energia. É difícil para mim aprimorar, relaxar e ser estabilizada. Então eu acho que a energia constante que flui através dela estava apenas sendo otimista. Fiz Mimi em Mimi & Me, e foi realmente fora do padrão. É assim que eu me canalizei sendo Terry. Acho que essa é a minha personalidade surgindo.”

Agora mudando de lado. Como ela foi importante para você como uma atriz naqueles momentos em Deep Space Nine , onde vimos um lado mais sério da Jadzia? Você teve muitos episódios que envolveram momentos mais sombrios, entre eles o Universo Espelho.

“Estes eu desejaria ter podido fazer de novo, os episódios do Universo Espelho, porque eu não tinha bastante confiança de que eu ia ficar bem. Houve um episódio em particular (“You Are Cordially Invited”), que David Livingston dirigiu. Worf (Michael Dorn) e Jadzia se casaram. David foi muito solidário e Michael, eu e David todos realmente trabalhamos juntos, e foi um daqueles episódios mágicos para se trabalhar. Depois tivemos o episódio (“Change of Heart”) onde Worf e eu fomos em uma viagem e eu quase morri, e Worf teve que tomar a decisão se deveria ficar para trás e me salvar ou ir em frente com a missão. Essa foi outra que eu me senti como se estivéssemos todos muito ligados. Essas são algumas que se destacam neste momento, conversando com você. Mas muitos deles, especialmente nos dois primeiros anos, eu senti como um peixe fora d’água. Eu não me sentia confortável. Eu estava tentando descobrir como isso estava trabalhando para mim. Eu ainda estava tentando memorizar todo o meu diálogo. Acho que levou alguns anos para me sentir como se eu estivesse imersa nela e confortável.”

Como você e Michael Dorn reagiram quando os produtores chegaram a vocês e disseram: “Vamos fazer de Jadzia e Worf um casal?”

“Oh, nós achamos que éramos tão inteligentes flertando um com o outro de modo teríamos mais coisas para fazer juntos, apenas porque éramos amigos. Ha! Você pensou que eles tinham planejado isso o tempo todo, porque tudo isso foi tão fácil. E eu adorei, porque Michael e eu éramos muito bons amigos. Nós poderíamos apenas bateu cabeça e realmente falar as coisas. No momento em que poderia ser realmente irritante porque estávamos muito cansado o tempo todo. Mas tendo que fora da equação, eu aprendi muito de trabalhar com Michael, como pessoa e como artista. Ele é um amigo muito bom. Meu marido me lembra dele em que eles não dizem que “Basta.” Eles são constantemente escolhendo em outras coisas. É como, “Já chega!” Mas é que necessitam para torná-lo perfeito.”

Você deixou Deep Space Nine depois de seis temporadas, antes do final. Você foi direto para a série Becker, que foi o que fez durante vários anos. Você se arrepende da decisão de deixar Deep Space Nine? Foi a escolha certa para você, então e agora?

“Meu contrato tinha acabado, então eu não senti que deixei a série. Eu senti que meu contrato estava acabando, e não havia uma negociação (por mais de um ano). Então eu percebi que não havia nada que eu pudesse fazer, se não houvesse nada para nós conversarmos, a não ser deixar meu contrato expirar. Sim, eu achei que foi a coisa certa a fazer. Foi irônico que (a produção de) Becker me dispensou, mas acho que, como pessoa, eu estava realmente feliz por ter a experiência de trabalhar em um programa de meia hora também. Que também me levou alguns anos para chegar nas trincheiras e compreender onde eu estava. O primeiro ano foi muito difícil porque eu estava muito acostumada a ser uma heroína. Foi muito difícil, então, estar em um sitcom onde seu personagem é tão neurótico e não podia fazer nada direito. E eu não tive interrupção. Eu morri um dia (em Deep Space Nine) e no dia seguinte eu fiz o teste (para Becker) para os mesmos executivos da Paramount. Mas é irônico que justamente quando eu senti que realmente estava acertando o meu passo com Becker, eles me mandaram embora. Lamentei. Achava que (a próxima) temporada ia ser de ouro. Infelizmente, não deu mais certo o resto do caminho.”

Muitos fãs ficaram surpresos que você não tenha retornado como Dax, de algum modo, no final da temporada de Deep Space Nine. E você?

“Sim. Sim. Eu não queria morrer. Eu teria ficado muito feliz se eles apenas tivessem me deixado ser um recorrente (personagem) na temporada final, então eu não teria que estar em cada episódio. Eu estava realmente cansada. Eu estava cansada de acordar às quatro da manhã. E estava cansada de todas as minúcias. Tenho certeza que muitos outros atores se sentiam assim também. Quando você é o número cinco (na folha de chamada), você fica esperando esse horário chegar e torna-se frustrante. Você quer se sentir como se tivesse sua vida novamente, e eu definitivamente coloquei minha vida em espera porque eu não sabia como equilibrar uma programação de constante mudança o tempo todo. Foi muito difícil para mim.”

Depois que você saiu, você continuou assistindo Deep Space Nine?

“Não. Não, eu não. Eu não, porque a pessoa me substituiu, eu não queria não gostar dela ou ficar com ciúmes, porque eu sabia que ficaria. Eu amei Dax. Eu nunca deixei de amar a série. Eu nunca deixei de amar as pessoas. Apenas a rotina de tudo isso, eu precisava de uma pausa. Eu, pessoalmente, só precisava de uma pausa mental e, infelizmente, eu não estava madura o suficiente para apresentá-la talvez na maneira de dizer, “Eu poderia por favor, ser um personagem periódico?” Tenho certeza que nesse ponto, também, para Rick Berman e aquelas pessoas, era tudo ou nada. Eles estavam com raiva porque eu não estava fazendo o que eles queriam que eu fizesse ou esperavam que eu fizesse. Então foi uma situação infeliz no todo.”

Você está realizada agora, porém, você pode sentar-se com seu filho Max e assistir a episódios da série?

“Sim. Bem, veja, agora o difícil é eu estar assistindo a um programa onde eu estou com Worf (Michael Dorn) nos amassos e vou estar num beijo com Michael neste episódio? Eu beijar outra pessoa? Meu personagem não era previsível o suficiente para eu dizer: -” Sim, isso vai ser um episódio fácil de passar com meus sete anos de idade!” Mas ele tem visto”“Trials and Tribble-ations”. Então esse é o episódio que ele tem visto até agora. Mas ele tem meu boneco de brinquedo. Dax brinca com qualquer um – Sonic e Buzz Lightyear. Dax está sempre do lado deles, que é muito legal.”

O que você está fazendo nos dias de hoje?

“Eu sou uma professora de yoga registrada na Yoga Alliance. Eu tenho minhas 200 horas em que ensino no nosso centro. São duas vezes por semana e eu tenho uma classe agradável. Comecei a fazer jardinagem novamente este ano. E, claro, eu sou uma mãe e uma esposa. Isso é o que eu faço.”

Você diria que está oficialmente aposentada como atriz e, em caso afirmativo, por quê?

“Bem, acho que estou oficialmente aposentada como atriz e eu diria que é porque meu foco está na minha família. Eu esperei tanto tempo para colocar esta família unida. Eu vim de uma casa, onde minha mãe tinha se casado e divorciado duas vezes e foi uma coisa muito assustadora para mim. Demorou muito tempo para eu perceber que eu era o problema, que eu era a noiva em fuga. Quando eu finalmente encontrei o cara certo, minha vida de repente se tornou muito real, e eu não queria perder nenhuma dessas coisas incríveis que eu tinha acabado de ter: o cara certo, alguém que queria ter uma família comigo. Então, depois de viver em Los Angeles por 21 anos, eu pensei que provavelmente teria uma chance maior de ter um casamento saudável e forte se não estivéssemos fazendo o que estávamos fazendo, que era essencialmente à espera de qualquer trabalho e deixar o seu tipo de vida se desenrolar como se fosse um cigano. Eu não queria fazer isso. Eu não queria fazer isso com o casamento e eu certamente não queria trazer uma criança ao mundo nessa situação. E eu queria criar meu filho sozinha. Max ainda me ama, por isso tudo está bem.”

Você ainda fazendo aparições ocasionais em convenção de Jornada, e você vai estar lá em cima no palco no show da Creation no seu 45 º aniversário na próxima semana. O que você ainda desfruta nestes eventos?

“Oh meu Deus, estou mais relaxada do que eu já estive. Quando eu estava fazendo a série, eu estava sempre estressada sobre o tempo e as linhas de aprendizagem e sendo privada de sono e só porque eu era solteira, e todas aquelas coisas malucas que acontecem quando você está só. Além disso, eu era geralmente corria de volta para Los Angeles para fazer a série. Agora eu só posso apreciá-la mais. Eu ainda estou voltando a minha vida, mas eu não estou correndo. Não é como eu ter um prazo ou alguém gritando comigo sobre a possibilidade de perder o vôo e de estar atrasada (para trabalho). Eu sempre senti como se estivesse constantemente tentando montar esta vantagem precária. E eu simplesmente não tinha energia para fazer tudo. Agora eu posso levar minha família comigo. Mamãe pode ir para o trabalho e eu sinto que não tenho que preocupar com nada. Eu posso dizer “oi” a todos e eles desfrutam as convenções, e eu também. E à noite eu começo a sair com meu marido e filho, minha mãe e meu pai, e isso só se parece mais como a vida deve ser.”

Desde os velhos tempos de Jornada você ainda está em contato com alguém?

“Eu tento, mas é difícil para mim porque eu vivo tão longe de todos. Eu costumava ver Marina (Sirtis) o tempo todo. a esposa de Armin Shimerman, Kitty, e sempre conversávamos sobre ir fazer uma corrida, e então ia acabar indo para café da manhã em seu lugar. Eu via Brent (Spiner) e Michael Dorn. Mas agora eu realmente não os vejo porque eu vivo muito longe, que é outra razão pela qual eu gosto quando eu faço uma convenção. Eu começo a ver alguns dos meus amigos. E eu entrei em contato com Whoopi (Goldberg) por causa da Campanha “No H8”. Eu tenho a minha foto tirada para o “No H8”, que apóia o direito de se casar com quem você ama. Whoopi e eu estávamos tentando fazer uma foto juntas. Não deu certo, mas foi ótimo porque me colocaram de volta em contato com ela. Eu realmente nunca trabalhei com ela em Jornada, mas estávamos conectadas através da série Hollywood Squares. Eu estava em Becker (com o namorado de Goldberg, Ted Danson), que passou na CBS, e Hollywood Squares foi para a CBS, então foi divertido conhecê-la assim.”