Exposição e Parques Temáticos de Jornada

Apesar dos seus 45 anos de existência, Jornada nas Estrelas ainda encanta muita gente. Exposições, convenções e outros eventos relacionados a franquia acontecem em várias partes do mundo, todos os anos. Com o sucesso do filme Star Trek novos empreendimentos estão surgindo. Entre eles os parques temáticos em construção, na Jordânia e na Espanha, além da exposição no Kennedy Space Center com atrações para o visitante poder interagir nesse fabuloso universo.  

Além das Convenções, Feiras de comics e novels ou exposições de brinquedos e maquetes, outros eventos pretendem atrair boa parte dos turistas e fãs da franquia no mundo.

No Canadá, com a presença de Leonard Nimoy, a cidade de Vulcano, situada em Alberta, foi reconhecida como a cidade oficial de Jornada nas Estrelas, no país, dando o direito à cidade de criar uma linha exclusiva de produtos da franquia.

Com o intuito de aproveitar o verão americano e traçar comparativos da NASA com o futuro imaginado por Gene Roddenberry, o Kennedy Space Center promove a exposição Star Trek: The Exhibition e mais duas atrações: Star Trek Live e Star Trek Shuttlecraft Simulator Adventure. 

Star Trek: The Exhibition é um evento que percorrre o mundo mostrando maquetes, trajes, adereços e cenários construídos para que os visitantes sejam capazes de olhar mais de perto esse universo ficcional.  

Star Trek Shuttlecraft Simulator Adventure, é um simulador de nave auxiliar, onde o visitante tem a sensação de vôo no espaço e o confronto com um cubo Borg.

Já no Star Trek Live você participa de um cenário ao vivo e interativo, com acontecimentos divertidos e emocionantes.

Esses eventos ficarão por quatro meses (foi inaugurado em junho) no Centro Espacial.

Com relação aos parques temáticos, embora o  Star Trek: The Experience tenha seu futuro indefinido (depois de passar dez anos em Las Vegas) , dois novos estão sendo planejados. Um na Jordânia e outro na Espanha.

Num esforço de parceria entre a CBS Consumer Products, Paramount Recreation e o Grupo Rubicon está sendo planejado o Red Sea Astrarium, localizado na cidade portuária de Aqaba, Jordânia.

O mega empreendimento vai oferecer “experiências imersivas de entretenimento”, juntamente com acomodações cinco estrelas, produções teatrais, espetáculos noturnos, restaurantes e lojas. O plano prevê contar as diferentes histórias da região, incluindo os nabateus, babilônicos, britânicos e influências romanas e tendo Jornada como uma perspectiva do futuro do século 23.

Entre Israel, Egito e Arábia Saudita, Aqaba é um dos locais turísticos de destaque da Jordânia.  O custo do parque temático é estimado em 1,5 bilhão de dólares e está previsto para ser inaugurado em 2014.

O Grupo Rubicon espera pela colaboração do Rei Abdullah II, que é conhecido por ser um grande fã de Jornada, com participação especial num episódio de Voyager (“Investigations”).

Outro parque temático baseado nos filmes da Paramount, incluindo Jornada, está sendo planejado para o velho continente. Mais precisamente no sul da Espanha, região de Murcia, uma área muito popular entre os turistas britânicos e alemães. Chamado de “The Paramount Murcia Theme Park”, o parque inclue passeios e atrações temáticas em torno dos filmes e é visto como um concorrente a outros parques temáticos europeus como a Disneyland Paris, Parque Warner Madrid, e Movie Park Germany. A Paramount concedeu uma licença para os desenvolvedores, mas o projeto está sendo financiado localmente na Espanha.

Não se sabe qual é a natureza da atração de Jornada no parque, mas é muito provável que o tema seja em torno do mais recente filme Star Trek produzido por J. J. Abrams.

Outras áreas planejadas do parque incluem “Cidade Aventura” (atrações temáticas em torno de Titanic, Missão ImpossívelUma Saída de Mestre), “Lost Valley” (passeio no cenário do rio Congo, no castelo de Beowulf, e na moradia de Tomb Raider), e “Woodland Fantasy” ( tema fantasia com montanha russa). Haverá também um “Lifestyle Center”, que incluem lojas, um centro de negócios, e acomodações de hotel.

A localização do parque foi escolhida pela sua média de 300 dias de sol ao ano, junto com sua proximidade com transporte em terra, ar e ferroviário. Os planos atuais são para começar a construção até o final deste ano e inauguração em 2015, no entanto isso depende de garantir o financiamento necessário para o projeto de milhões de euros.

Fonte: Trek Movie

Agradecimentos ao colega Humberto pela colaboração na informação.