Por onde anda….David Warner?

No decorrer de sua longa carreira, o ator britânico, David Warner, emprestou seu talento para Jornada em três oportunidades. Fez o Embaixador John Talbot em Star Trek V: A Fronteira Final, o chanceler Klingon Gorkon em Star Trek VI: A Terra Desconhecida e o Cardassiano Gul Madred no episódio de A Nova Geração, “Chain of Command” (Cadeia de Comando). Em entrevista ao StarTrek.com, Warner falou sobre seu período na franquia e o que está fazendo nos dias de hoje.

David Warner é um ator conhecido por interpretar vilões ou personagens sinistros como Ed Dillinger em Tron – Uma Odisséia Eletrônica ou Spicer Lovejoy no filme Titanic. Outros trabalhos de Warner incluem Um Século em 43 Minutos, A Profecia, O Planeta dos Macacos, A Mulher do Tenente Frances, entre outros.

Ele esteve presente recentemente na  Star Trek convention em Las Vegas.

Como é para você um evento como este?

“Já estive em algumas convenções na Inglaterra. Elas não eram convenções de Jornada, mas estive em outras convenções, porque das coisas que eu fiz, fiz um monte de sci-fi e terror e o que quer que seja. Os que eu tenho participado não eram tão grandes como este em particular (Star Trek Convention de Las Vegas) e a maioria dos que eu estive foram apenas para assinar autógrafos e bater papo com as pessoas. Aqui, eu fiz um Q & A. Mas não é muito estranho para mim. O que é interessante é que as pessoas estão trazendo as coisas que eu fiz 20, 25 anos atrás, então não é sempre fácil de lembrar de tudo. Tenho também uma prática de não ver muito do que eu fiz. Isso é apenas uma daquelas superstições que eu tenho. Eu faço um trabalho e eu não necessariamente vou vê-lo, por isso às vezes é muito difícil falar sobre isso. Algumas coisas que eu possa ter visto apenas uma vez. Não é que eu não gosto do trabalho, eu só não gosto de assistir a mim mesmo. Então, eu falo sobre as minhas memórias de trabalhar sobre eles.”

Como foi que o seu papel em Star Trek V aconteceu?

“Alguém disse: – “Você gostaria de conhecer William Shatner?” Eu disse: – “Eu ficaria encantado”. Então fui em um escritório e lá estava ele. Tanto quanto eu sei, eles me queriam para o filme, sem ter participado dos testes. O papel em si não era toda essa enormidade. Na verdade, foi maior do que se viu no filme, porque tinham cortado um pouco dele. Então, eu ficava realmente apenas parado na ponte da Enterprise na maior parte do tempo. Então é isso, apenas me foi oferecido o papel. Eu tinha acabado de chegar e estava vivendo em Los Angeles, e me foi oferecido um trabalho em Jornada. Obrigado.”

Como foi sua experiência com Shatner, o diretor?

“Da minha parte não foi muito maravilhoso, então eu vim para o trabalho e … a palavra da direção, para mim, significava “Vá naquela direção”, em vez de “Isto é como eu quero que você toque o papel”. Eu não estou falando de Bill Shatner como diretor, eu estou falando dos diretores (em geral). É assim que eu acho. Eu estava escalado para interpretar o papel porque eles sabiam que eu poderia desempenhar o papel.”

Estamos supondo que você não fez teste para Star Trek VI, ou …

“Eu não, não. Eu não sei porque eu apareci em Star Trek VI quando eu estava em V, mas eu tinha sido um ser humano no quinto filme e tive de ser um Klingon. Li em algum lugar que todo mundo tinha esquecido que eu estive no quinto. Então, eu era uma espécie de invisível em Star Trek V e eles poderiam me cobrir com maquiagem para o sexto. Além disso, eu tinha feito Um Século em 43 Minutos com Nick Meyer.”

A maquiagem foi uma ajuda ou um obstáculo em termos de encontrar Gorkon como um personagem?

“Não foi nenhum e nem outro. Foi um trabalho de três horas antes de começar a atuar para que a maquiagem fosse colocada. Você vê o que vê como um membro da platéia, mas eu não digo: “Agora, eu sou o personagem”. Eu não sou esse tipo de ator.”

O que você gostou de interpretar como Gorkon?

“Tenho em mente que a cultura de Jornada não estava necessariamente no meu radar, particularmente. Eu estava ciente disso e eu tinha visto alguma coisa dela, mas tudo que eu sabia sobre os Klingons era que eles não eram muito agradáveis. Que atração seria estando ele (Gorkon) na ponte entre Klingons. Ele não foi o Klingon mestre do mal, ele estava realmente tentando fazer a paz. Apenas o nome dele, Gorkon, e a barba, era um cruzamento entre Gorbachev e Lincoln. Isso é o que eu acho que Nick queria. Então ele era um Klingon bom, eu suponho. E, claro, ele sofreu por causa disso.”

Vamos passar para a “Cadeia de Comando”. O que eles disseram sobre os Cardassianos antes que você começasse a fazer um?

“Nada. Eu assumi o papel num aviso prévio de três dias. Foi um outro trabalho de maquiagem. Foi com Patric Stewart, que é um antigo colega. Foi ótimo fazer parte disso. Eu pensei, “Oh, eu fiz dois outros, os antigos clássicos, e aqui estou eu em A Nova Geração. Irei para lá”. Então, eu não estava ciente disso, dos Cardassianos. Eu não sabia da história toda, exceto, é claro, que eles não eram muito agradáveis.”

Esses dois episódios são considerados entre os melhores momentos de  A Nova Geração….

“Isso foi o que me disseram.”

Poderia dizer que você estava fazendo uma peça de televisão de qualidade naquele momento?

“Eu não poderia. Eu não fiquei surpreso que ele tenha se tornado tão bem visto. Como eu disse, eu assumi o papel num aviso prévio de três dias. Eu não poderia aprender sobre a série a tempo. Havia technobabble demais e o diálogo que não vinha naturalmente para mim. Então, eles escreveram tudo para mim. Eu não me importo que as pessoas saibam disso. Cada linha que eu disse, eu realmente estava lendo sobre o ombro de Patrick ou que eles colocaram lá para eu fazê-lo.”

Eram como aqueles cartões que os apresentadores de programa de televisão carregam?

“Cartões, sim. Então, depois que eu terminei, eu achei que tinha funcionado, o que obviamente funcionou. Mas, não, eu não acho que fiquei pensando, “Eu estou no meio de fazer um episódio clássico”. Eu tinha a maquiagem, li as falas e esperava pelo melhor. E isso acabou por ser um episódio clássico. Não é legal?”

Você tem feito um trabalho memorável ao longo de tantos anos, como Tron, Babylon 5, Contos da Cripta, Holocausto, Tom Jones, Jornada. Mas ainda reprisou Gorkon para o vídeo game Star Trek: Klingon Academy. Você gosta dessas peças do gênero? É uma questão de “um trabalho é um trabalho”? Ou talvez um pouco de ambos?

“Bem, eu sou um viciado em trabalho em recuperação. Eu costumava fazer qualquer coisa. Mas você mencionou alguns trabalhos bastante interessantes. Vamos começar com A Profecia? Trabalhar com Gregory Peck? Sim, por favor. O que foi tão bom sobre isso era que não havia sangue nela, realmente. Não era uma questão de terror. Coisas estranhas acontecem, mas ele tem o humor e a música e tudo mais. Então, do seu tipo, eu acho que é um filme bastante superior. Mas, de qualquer forma, você não diz “não” se está convidado a trabalhar com Gregory Peck. E ele foi maravilhoso, por sinal. Time Bandits é um dos brilhantes festas visuais de Terry Gilliam, de trazer para a tela o que você poderia apenas sonhar. Quando eles falam sobre a “visão” e tudo isso, ele é a única pessoa que conheço que poderia colocar seus sonhos loucos na tela. Ele é realmente um mágico. Só uma mente extraordinária. Poderíamos falar mais sobre muitos destes trabalhos.”

No que você está trabalhando atualmente?

“Eu estou fazendo um programa de televisão britânico. É chamado Mad Dogs. É sobre um bando de caras que vão de férias e entram em todos os tipos de problemas. E então eu apareço na série. É britânica, então eu não sei se nos EUA vão conseguir passá-la.”