Takei fala de Star Trek 2, Shatner e autobiografia

George Takei está de volta a TV, fazendo um sensei holográfico de artes marciais, na nova série da Nickelodeon, Supah Ninjahs. Em entrevista a Digital Spy e a WhatsonTV, ator da série original comentou sobre seu novo papel, o frisson do estúdio sobre a sequência de Star Trek, a respeito do relacionamento com William Shatner e a intenção de escrever nova autobiografia.

O que é Supah Ninjas nisso tudo?

“Supah Ninjas é sobre um grupo de três jovens ninjas adolescentes, sendo um deles o meu neto Mike (Ryan Potter). Eu sou um mestre ninja e eu quero ver a arte e a tradição do nosso clã na sua atividade. Meu filho não estava à altura, mas acho que os genes saltaram uma geração e o neto tem todas as qualidades necessárias. Então eu recrutei o meu neto para ser um ninja, e ele tem um bom amigo chamado Owen Reynolds (Carlos Knight). Ele quer que seu companheiro a seja um ninja, e eu concordei.”

“Mike também tem um fraco por esta bela loira adolescente (Gracie Dzienny), que não é recíproco. Ela é uma jovem muito atlética – ela é uma líder de torcida – e quando descobre que este menino que tem uma queda por ela tem talento de artes marciais, ela pede para ser feita uma ninja também. Eu treino os três, mas eu lhes digo que eles devem fazer seu bom trabalho nas sombras. Não devem ser conhecidos publicamente quem são. Eles concordam, e saem e corrigem os erros do mundo com suas habilidades ninja! ”

O que inicialmente atraiu você para esta série?

“Bem, já faz algum tempo desde que eu tive um papel de série regular. Como você sabe, eu sou associado com Jornada e depois eu fiz Heroes como um personagem recorrente. Mas quando a oportunidade surgiu para eu ser um regular de novo, e trabalhando com os jovens que eu gosto, eu pensei ‘Uau, isso vai ser divertido!”. Estou realmente satisfeito que ele tenha se tornado tão maravilhoso quanto foi. As crianças são grandes e os escritores são fantásticos.”

“Alguns dos episódios são de escala épica, e outros são caprichosos. Por uma questão de fato, em um [episódio], eu tive a chance de cantar. Teatro musical tem sido sempre uma das minhas paixões, por isso combina todas as coisas que eu gosto de ser como ator. E estou sendo feito para se sentir jovem novamente, com os jovens em torno de mim! ”

Como a franquia de Jornada continua, mesmo dentro do contexto dos mesmos personagens, há espaço para a reinvenção e crescimento. Você acha que Jornada está atrasado para um personagem gay regular?

“Você sabe, eu acho que deveria ser no contexto do século 23 ou 24 – nosso foi no século 23. O futuro já está mudando. Dos meus dias de adolescência aos dias de hoje, está incrivelmente mudado. No ano passado, a revista Time tinha um artigo completo dedicado a adolescentes gays. E com os adolescentes de hoje, não há grande coisa. Mas quando eu era adolescente, era noite. Hoje é dia. E logo ele vai ser meio-dia, você sabe. E assim, no século 23 ou 24, eu acho que não seria tão diferente do que “Betsy tem sardas”, “Johnny tem espinhas”‘, você sabe. Quero dizer, é parte do que você sabe. “Johnny gosta de meninos e Betsy gosta de meninas” , esse tipo de coisa. O que Jornada fez foi usar metáforas para fazer comentários sobre questões sociais atuais. Por isso, podemos fazer isso no contexto de onde a orientação sexual não pode ser mais aberrante do que ter sardas, eu acho que seria o caminho a percorrer.”

Dada a oportunidade para que a reinvenção de Abrams acontecesse, se ele fosse apresentar um personagem Sulu no novo filme, você acha que o personagem pudesse ser reinventado como um homem gay?

“Não, porque eu acho que nós precisamos ser fiéis ao que Gene Roddenberry criou. Sulu foi heterossexual. O ator que o interpretou era gay. Isto é, precisamos que as pessoas queiram acreditar no que o ator é, quero dizer, se alguém faz um vilão, ele tem que ser um cara muito desagradável e mal, alguém assustador, geralmente, caras que são muito bons em fazer vilões, mas que são pessoas muito agradáveis. Então eu acho que nós precisamos ser sofisticados o suficiente para ver que os atores não são os personagens que eles interpretam”.

Leonard Nimoy, como Spock, apareceu novamente no recente filme Star Trek. Você acha que Sulu poderia voltar?

“Bem, como Spock diz, há sempre possibilidades! Leonard fez isso, por que não eu? E eles estão planejando outro filme de Star Trek. Eles irão filmar no próximo ano na Paramount Studios, e quando eu estou lá sinto o alvoroço tomando conta de todo o estúdio !”

Você quer atualizar sua autobiografia para Jornada? Você concluiu a primeira em 1994 e muito aconteceu desde então …

“Exatamente. Estou planejando a minha segunda autobiografia. A primeira foi chamada de “To The Stars” (Para às Estrelas)’, e o próximo livro vai ser intitulado “Down to Earth”. Minha vida depois de ‘To the Stars” foi cheia e rica, mas também que a vida foi influenciada por algumas das coisas que eu não escrevi durante esse período, então eu vou estar seguindo lá atrás também. Houve uma omissão óbvia em termos de relações pessoais em ‘To The Stars”.

Obviamente Jornada foi a principal coisa que você fez em sua carreira. Quais são suas melhores lembranças dela?

“Está ainda muito vivo conosco. Fim de semana passado, tivemos uma outra grande convenção de aniversário em Las Vegas. E a Paramount está planejando outro filme no próximo ano, a ser lançado ou final de 2012 ou no verão de 2013, então eu espero que estejamos comemorando o aniversário de ouro de Jornada, em apenas cinco anos mais.”

“Eu acho que o melhor presente que recebi de Jornada foram algumas das amizades. Com tantos TV ou filmes, você se torna amigo enquanto está trabalhando e você pode manter esporadicamente a relação, mas com Jornada meus colegas de trabalho tornaram-se reais, verdadeiros e bons amigos. Nichelle Nichols (Uhura) e Walter Koenig (Chekov) faziam parte do meu partido e Brad de casamento, ela foi a madrinha de honra e Walter foi o melhor padrinho. Nichelle não gostava da palavra “matrona”, por isso chamou a melhor madrinha para ser igual ao padrinho.”

E você ainda consegue vê-los um pouco, não é?

“Na convenção em Las Vegas levamos Nichelle para jantar porque ela estava lá sozinha … Nós a levamos a um show e depois ao jantar. Vimos Barry Manilow em um jantar na Torre Eiffel, que foi adorável, com uma bela vista do Lago Como.”

Você ainda vê Leonard Nimoy (Spock)?

“Sim, eu o vejo com bastante regularidade e somos compatriotas políticos. Por uma questão de fato, quando a campanha de direitos humanos decidiu me dar o prêmio pela igualdade para a minha campanha de igualdade para gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros, Leonard foi o único que me deu o prêmio e, em seguida, ele disse algumas brilhantes mentiras elogiosas sobre mim! [Risos] Então, sim, ele é um amigo muito bom.”

E sobre William Shatner; você já teve algumas coisas para dizer a ele antes?

“Na convenção de Las Vegas estávamos andando em um dos corredores por de trás do hotel onde estava a convenção e havia um casal de pessoas caminhando em nossa direção, e eu realmente não vi, porque ele estava cercado por todos os seus guarda-costas, mas eu ouvi essa voz dizer: “Olá, George” e eu olhei e era Bill!”

“Eu disse oi, mas eu tinha que estar no palco … ele estava vindo para fora do palco e eu estava entrando. Ainda falamos um com o outro, sim. “Oi, George!”. E “Oi, Bill!” E é isso. Nós trocamos gentilezas. Ele é um cara fascinante, carismático, mas muito senhor de si, e isso criou um pouco de tensão. Mas ele tem amadurecido…”

Fonte: TrekWeb