Entrevista com Brannon Braga, Parte II

Na primeira parte da entrevista com o produtor Brannon Braga ao Star Trek.com, foi falado a respeito de seu trabalho em A Nova Geração, assim como em Voyager e Enterprise. Agora, nesta segunda metade, Braga aborda as críticas dos fãs, muitas vezes feitas contra ele e seu colega Rick Berman, além de comentar sobre a curta duração das séries Threshold, FlashForward e seu novo projeto, Terra Nova.

Que episódio de Enterprise é o seu melhor e qual você desejaria que nunca tivesse acontecido?

“Terra Nova, ironicamente, é o meu episódio favorito. Acontece de ser uma ironia aí. Era sobre encontrar uma colônia perdida de seres humanos, mas que foi chato e foi uma pena que fosse um episódio inicial. Tenho certeza de que havia outros ruins, também. Mas um outro no início que eu realmente amei, que eu pensei que fosse um clássico, foi chamado de “Dear Doctor”, onde o artifício estrutural era Dr. Phlox escrevendo para seu colega humano em seu mundo alienígena. Tinha a ver com a co-evolução de duas espécies humanóides em um planeta e que deveriam sobreviver. Foi apenas um grande episódio de Jornada. Isso é que eu olhei com carinho. Eu também pensei que o episódio da AIDS, metáfora com T’Pol, foi muito forte. Tinha a ver com o elo mental Vulcano, naquele ponto da história Vulcana, sendo algo que era considerado tabu. Para mim, isso é uma exploração interessante de Jornada e também nos diz algo sobre as pessoas que estão no ostracismo.”

Enterprise morreu jovem, e quando ela morreu, mais do que algumas pessoas culparam você e Rick Berman por “matar a franquia.” Isso é justo ou injusto?

“Eu vou assumir total responsabilidade por qualquer falha ou simplesmente histórias ruins ou decisões criativas que feriram a franquia. Eu não acho que, olhando para trás, essa seja a razão principal. Então eu não acho que Rick e eu matamos a franquia. Isso é um absurdo. Será que eu fiquei na franquia por muito tempo? O sentimento das histórias era fraco e familiar? Eu diria que não. Eu olho para a terceira temporada de Enterprise e digo que o conceito da espécie toda dos Xindis foi muito legal. Isso é um conceito de ficção científica que eu nunca tinha visto antes. Você teve insetos e aquáticos com inteligência e cultura. Eu achei que era uma idéia fascinante e transformei-a em um arco longo da temporada, eu achei que fosse super-novo. Achei que Manny Coto entrou e respiramos ar fresco na quarta temporada. Então eu creio, de forma criativa, que a série não estava em suporte de vida na quarta temporada, muito longe disso. Mas eu acho que chega um ponto, seja Jornada, Gunsmoke, I Love Lucy, que um show tem que seguir seu curso. Um dia, mesmo Lei & Ordem, estará fora do ar. Se você quiser chamar de fadiga da franquia ou o que quer que seja, nem sempre é apenas sobre a série.”

“E, novamente, eu vou levar a minha parcela de culpa. Eu não posso especificar para você exatamente qual seja. Eu acho, sempre, que eu poderia ter feito melhor de forma criativa, mas eu pensava nisso nos dias de A Nova Geração, também. Além do mais, há apenas alguns inimigos reais lá fora. Existem algumas pessoas que vão voltar e dizerem: – “Bem, olhe para o trabalho de Braga em A Nova Geração. Se você realmente olhar para ela, fracassou, também”. Isso é quando eu sinto como se eu apenas não pudesse vencer. Há apenas contingentes de pessoas que não gostam do trabalho que fiz. Eles também precisam ter em mente que Rick Berman e Brannon Braga não foram as únicas duas pessoas fazendo Jornada. Havia centenas de pessoas envolvidas com a série, incluindo outros escritores e produtores. Podemos ter estado no topo, mas não fomos os únicos. No entanto, tendo dito tudo isso, eu não posso contestar que J.J. Abrams, Damon Lindelof, Kurtzman e Orci fizeram com que o novo filme Star Trek fosse fabuloso e moderno. Então eu tenho que olhar para isso e pensar: – “Bem, dado algum tempo passado e com cérebros frescos e a fome de um desenvolvimento chegando com uma produção realmente moderna, bem cuidada, sexy assumindo a franquia, foi uma coisa muito boa”. Desculpe a resposta longa e tortuosa. E tenho certeza que quando você postar isso, eu vou receber mais e-mails de ódio. Ela só vai atiçar as chamas.”

Você passou 15 anos no negócio de Jornada. Você não trocaria por nada?

“Não, nunca. Essa é uma das coisas que realmente doem sobre algumas das críticas de fãs. Além disso, a propósito, há também os fãs que são realmente gentis e solidários, e eu não posso te dizer o quanto eu aprecio as pessoas. Esses foram os fãs que me mantiveram por 15 anos. Você acha que eu teria gasto 15 anos em algo se não estivesse no meu sangue e não foi a coisa mais apaixonante da minha vida. Alguns fãs me acusam de não saber de Jornada (digamos) “Ele não assistiu a série original” ou “Ele não viu todos os episódios da série original. Como ousa trabalhar em Jornada”. Escrevi mais episódios de Jornada do que qualquer um. Agora, algumas pessoas podem dizer que é uma coisa ruim, mas por que todo mundo esquece as coisas boas. Nós acusam: -” Rick e Brannon mataram a franquia”, mas Rick e Brannon estavam ao redor no auge, também. Era algo do tipo “Kirk chegou a um ápice e Picard estava na capa da Time Magazine”. A Nova Geração terminou. O filme foi chegando e Voyager tinha sido anunciada. Atingiu este auge e foi no topo do mundo, e nunca realmente cheguei a esse pico novamente, embora eu acho que J.J. Abrams reintroduziu Jornada de uma ótima maneira.”

Vamos falar sobre algumas de seus trabalhos pós-Jornada. Como foram Threshold, 24 e FlashForward como experiências para você?

Threshold foi muito curto. Foram apenas 13 episódios. Ele não foi muito bem. Mas havia um elenco. Carla Gugino, Peter Dinklage, Brent (Spiner) e todo o resto. Meu Deus. Eu acho que o conceito de invasão alienígena e uma força tarefa especial tentando lidar com isso era um conceito decente. Eu honestamente acho que a série sofreu, apesar do elenco estelar e o fato de que foi muito bem escrito, porque eu não tenho certeza se a idéia era nova e interessante o bastante, embora Falling Skies seja uma série de uma invasão alienígena e está indo muito bem. Então, eu acho que ao contrário Falling Skies, que é uma série muito comum, Threshold foi um pouco esotérica e eu acho que foi, provavelmente, na emissora errada. Parte de mim acha que 24 foi a melhor experiência profissional que já tive, mas depois penso em A Nova Geração, chego a conclusão: “Bem, você não pode superar isso. Isso foi muito grande”. Mas eu tenho que dizer que 24, por algum motivo, eu simplesmente adorei. Tinha uma equipe de roteiristas realmente maravilhosa. Todo mundo na equipe que era um escritor-produtor executivo de nível. Por isso, foi como ter um time de beisebol all-star. Todo mundo era muito talentoso. Mas, mesmo tendo em conta que, a série foi quase impossível de fazer, era muito complicada. Mas eu só tive um bom trabalho nisso. FlashForward foi muito gratificante porque eu realmente gostei de escrever o piloto, com David Goyer e eu era capaz de produzir o piloto. Eu não tive envolvimento muito além do piloto, mas eu amei o piloto. O resultado foi ótimo. Até aquele ponto, FlashForward foi a produção de maior massa que eu estava envolvido, mas Terra Nova faz com que esse pareça um filme de estudante.”

Terra Nova é uma grande e boa produção e carregada com dinossauros e ação e acrobacias e tudo mais. Mas as pessoas têm de se preocupar com os personagens que os dinossauros podem comer ou você não terá série. Nos leve sobre este espetáculo de drama familiar com a família Shannon.

“Os elementos do piloto – as pessoas, os dinossauros, misteriosos acontecimentos, a questão de se a humanidade vai sobreviver, que lugar é este, realmente? – São o que vão ser explorados em uma base semanal. É interessante porque, se você assistir o piloto, você pensa, “É tudo muito novo e dramático”, e tudo isso está em cada episódio. É todo o conjunto na mesma cidade, por assim dizer, e eu não quero dizer que estamos fazendo um dinossauro da semana, mas acredite, há uma abundância de criaturas a cada semana.”

Alguns rumores que antecederam a Terra Nova falavam sobre com o custo do piloto, mas a realidade é que o piloto foi filmado com o conhecimento que você teria uma temporada de 13 episódios completos em primeiro lugar. Como foi esse fator na equação?

“Isso é correto, e isso fez uma diferença enorme. Não se engane, este foi um piloto caro, mas é uma situação muito singular porque fomos capazes de pensar no piloto não como um piloto, mas como nossos dois primeiros episódios. Assim, o investimento que nós fizemos não foi apenas para fazer o piloto incomparável mais caro da história e blá, blá, blá. É um piloto muito grande e muito ambicioso, mas o dinheiro gasto foi um investimento para o longo prazo de 13 episódios, porque nós sabíamos que estávamos fazendo. A maioria dos pilotos, você constrói cenários, contrata pessoas de efeitos visuais e, em seguida, larga o estabelecido e deixa todo mundo ir atrás do que você colocou, e depois você vê se a sua série pegou. Neste caso, porque sabíamos que tínhamos que entrar na série desde o início, nós construímos espetaculares cenários permanentes. Isso não é algo que você normalmente faz. Nós construímos a cidade, ou pelo menos um bom pedaço da cidade, a colônia, no meio do nada, em Queensland, na Austrália, no meio da selva. Eu não acho que você normalmente fazer isso em um piloto, não nessa escala. Contratamos uma equipe de efeitos visuais, liderada por Kevin Blank, que tem literalmente construída uma nova tecnologia para ser capaz de fazer dinossauros e outras criaturas numa base semanal, que não teria feito se não tivessem conhecido o caminho que estavam indo na série.”

Você falou que a série é filmada na Austrália, mas você está em um escritório em Los Angeles. Como isso afeta as coisas, e quanto tempo você realmente gastou no cenário?

“Rene Echevarria e eu ficamos na Austrália por alguns meses para as filmagens do piloto, que era importante, para ajudar a obter a coisa. Mas não fomos lá desde então, porque temos estado ocupado escrevendo os episódios e fazendo pós-produção aqui em Los Angeles e contratamos John Cassar, com quem eu trabalhei em 24, como nosso diretor de supervisão. Portanto, temos um general no campo que implementa a visão de todos na série. E isso vem acontecendo muito bem.”

Você tem um final para a Terra Nova? Você tem um final em mente ou está colocando trilhos em uma estrada que não tem um final definido ainda?

“Em termos da temporada, terminamos com a escrita. Acabamos de terminar no outro dia, na verdade. Os dois últimos episódios foram escritos e temos muito presos a um plano de jogo essencial que sempre tivemos em mente. É um final fantástico. Em termos da série, temos ideias a avançar, mas obviamente não tão detalhadas como fizemos para esta primeira temporada.”