Brent Spiner fala de sua relação com os fãs

O site UK Theater Network conversou com o ator Brent Spiner, durante a convenção de Star Trek, na cidade de Chicago, em outubro. Spiner falou sobre o primeiro encontro com os fãs de Jornada, quando interpretava o personagem Data da série A Nova Geração, o seu relacionamento hoje em dia e como ele vê o extremismo de alguns fãs em seguirem a filosofia de Jornada como meta de vida. A seguir trechos mais importantes da entrevista.

Quando você conheceu seus fãs e eles se aproximaram de você como se você fosse Data, como você reagiu?

“Eu tentei ser bom nisso, mas ….”

O que você sentiu?

“Bom, não quer dizer que eu não seja um fã de outras pessoas. Eu gosto de um monte de atores, eu gosto de um monte de performances. Quando eu conheci William Shatner ou Leonard Nimoy, pela primeira vez, eu não falava com eles como se fossem Spock e Kirk, eu não achava que eles eram. Eu tive o pensamento de que eles eram atores que estavam fazendo seus papéis. É um tipo de peculiaridade. Até hoje, se eu escrever alguma coisa no Twitter que seja tão contrário ao que Data teria sido, seja irônico ou sarcástico, o que quer, coisas que eu sou, as pessoas pensam: – “Oh homem, eu realmente não gosto de você. Você não é como eu pensei que fosse”. E minha reação é:- “Isso é muito ruim! Você sabe, você também não é como eu pensei que fosse! Eu pensei que você fosse um adulto.”(Risos)

Bem, eu acho, só porque você faz diferente do personagem que você interpreta e em algumas das entrevistas que você dá, as pessoas têm uma certa imagem de você e ….

“Certo. Mas eu não sou responsável por isso. Eu sou responsável por ser assim como sou. E ser honesto. E você sabe o quê? Você não pode agradar a todas as pessoas o tempo todo.”

Talvez não a esse ponto, mas até certo ponto ….

“Sim, eu espero que isso mude mentes e ilumine. Mas eu estou realmente concentrado basicamente para entreter e se isso acontece para iluminar, bem, isso é bom, também. Mas, como Jornada, por exemplo, há um, eu não chamaria isso de culto, necessariamente, mas há um grande número de pessoas que levá-a muito, muito a sério e constroem suas vidas em torno dela. É uma religião para quase todas elas.”

Eu conheci um cara que me disse que A Nova Geração era a Bíblia para ele.

“Bom, aí você vê. Para mim, é basicamente um conjunto western no espaço e estamos tentando entreter as pessoas. E, sim, há um pouco mais de um tipo de filosofia que passa por ela que é do tipo comportada.”

Você aceitar todo mundo, da maneira como uma pessoa é, algo que eu gosto.

“Eu também. Eu gosto disso também. Mas eu acho que é uma ilusão. Você sabe, se você perguntar a alguém, por que Jornada durou tanto tempo, eles sempre dizem a mesma coisa: porque tem uma visão positiva do futuro. Mas, para dizer a verdade, eu não sei o que é muito positivo sobre isso. Ainda estamos matando as pessoas. Nós carregamos armas. É uma brincadeira. É como aquela ilusão de que de alguma forma é tudo sobre a paz. Não é realmente. É um western, é um tipo tiroteio. Mas tem elementos que são agradáveis, como o fato de que todas as pessoas são celebradas pelo que elas são, suas diferenças ao invés de suas semelhanças, e eu acho que isso é uma coisa muito positiva. A única coisa positiva sobre isso que retrata um futuro, e que é de alguma forma reconfortante, não vai ser um futuro. Eu não acho que necessariamente retrate um futuro que seja melhor ou pior no qual nós vivemos agora.”

Fonte: TrekWeb.