Billingsley culpa estúdio pelo fim de Enterprise

Temos assistido ao longo de seis anos, desde que a série Enterprise foi cancelada, o ator John Billingsley emitindo algumas opiniões francas sobre o fim da série e o modo como a Paramount trata a franquia de Jornada. Em uma nova entrevista ao Indystar.com, Dr. Phlox não faz rodeios. Veja abaixo os trechos mais importantes.

O que torna Jornada tão popular?

“Para mim, o seu sucesso veio originalmente da idéia de que estava postulando a esperança e o futuro para a humanidade, e (Gene) Roddenberry tinha certamente em mente que Jornada foi projetada para dizer em primeiro lugar, “Sim, nós podemos”. Havrá um momento em que diferentes culturas e raças poderão fazer as pazes e poderemos encontrar um caminho através de nossos problemas, prosperar e crescer. … Quando a série estreou na década de 60, estávamos passando por um período tulmultuado de nossa história e não diferente do período que estamos passando agora. Havia uma quantidade enorme de divisões em nosso país … tumultos raciais, divisões sobre a Guerra do Vietnã, havíamos perdido um presidente, nós estávamos em uma enorme turbulência social. E eu acho que Jornada sugeriu que era possível obter esperança e futuro no meio daquilo.”

“Acho que pelo mesmo ponto que fez sucesso … também foi o ponto onde Jornada se perdeu um pouco, porque eu acho que o desafio foi começar a fazer as perguntas, “Mas como?”, “Como você deixa todos os problemas para traz?” Isso é o que me foi dito que Enterprise seria, que era um flashback, uma série que antecederia a série original e tentaria sugerir que foi aqui onde começou, este processo exploratório.”

“Eu teria gostado de ter visto isso, ir um pouco mais longe e fazer algumas das perguntas que sempre imploravam a Roddenberry desde o início: “Bem como as diferentes raças e credos e culturas e pessoas com opiniões políticas conseguem encontrar uma forma de enterrar o passado? “… Embora eu admire a presunção de Jornada, e o otimismo dela, eu não compartilho necessariamente essa opinião. Sou muito mais sarcástico sobre a humanidade.”

Para mim, Jornada – e percebo que estou agora mais confrontando Jornada do que antes, porque eu acho que há muita coisa sobre isso que é louvável – exceto as armadilhas de Jornada .. foi que tornou-se um pouco auto-congratulada. Éramos sempre a mais inteligente das espécies, sempre tivemos a resposta, estávamos sempre lá fora, ensinando no universo como levar uma vida melhor. Mas muitas vezes Jornada transformou-se em algo um pouco mais hipócrita e um pouco mais piedoso do que deveria ter sido.”

Eu apoio e celebro a longa história de Jornada, e penso que certamente tem um lugar maravilhoso em nossa cultura, mas eu provavelmente não sou tão apoiador como alguns.”

Depois de seis séries (incluindo o desenho animado) e 11 filmes, era hora de dar um descanso a franquia?

“Os filmes vão se dar bem. Eu certamente acho que era hora de dar a franquia de TV um descanso, e talvez apenas colocar um fim a isso. A realidade é que você não pode escrever um romance com uma comissão. Qualquer grande obra de arte é o produto da visão de um homem. (A série inicial) foi de Roddenberry. …”

“Mas o que aconteceu com Voyager e nossa série Enterprise, e eu não quero dizer isso de forma alguma como uma crítica aos nossos produtores executivos, … mas a Paramount estava dizendo mais, mais, mais, mais, mais, porque eles viam isto como um produto comercial. Nada (na televisão) funciona se não for trazido à existência pelo departamento de marketing. A Paramount fez um tipo de sabotagem a si mesma. Eu acho que eles ficaram gananciosos, e é isso que os estúdios fazem, infelizmente, porque eles são executados em grande parte por contabilistas de meia-tijela.”

“Te digo um coisa, e soa áspero aos meus ouvidos:  – Todo mundo está no negócio para ganhar um dinheirinho – Mas a idéia é que você tem que ter um produto que tenha alguma viabilidade artística, que não seja apenas o dinheiro, às vezes ilude as pessoas que estão olhando para a performance financeira.”

“É um milagre que tivemos quatro temporadas. Qualquer outro programa de TV teria sido cancelado depois de uma temporada. Nossas avaliações foram abismais. Abrimos bem, tivemos uma grande audiência para o primeiro episódio, e as pessoas assistiram e disseram: “Isso não é novidade. É a mesmo Jornada eu tenho assistido por anos e anos. É uma recauchutagem. E eles fugiram.”

Conte-nos sobre as convenções de hoje.

“Naquela época, eu acho, eles estavam consideravelmente mais envolvidos. Mas agora com a economia, e alguns filmes Star Trek … Eu não quero dizer que o apelo diminuiu … Eu acho que os filmes, provavelmente, vão percorrer um longo caminho para trazer um novo público de volta. Depois de 15 anos de programa de TV e todas as várias encarnações eu acho que a base de fãs perdeu um pouco de sua paixão, por isso não é como antes. Naquela época, havia uma convenção em qualquer fim de semana, em algum lugar. Eu realmente não preciso do dinheiro e eu realmente não quero necessariamente estar muito nessa estrada.”

Fonte: TrekWeb.