Por onde anda Roger Perry, o capitão Christopher?

A carreira de Roger Perry atravessa seis décadas e cerca de 100 programas de televisão e filmes. Para os fãs de Jornada, Perry interpretou o capitão John Christopher no episódio da série original “Tomorrow is Yesterday” (Amanhã é Ontem), uma aventura de viagem no tempo em que a Enterprise volta ao século 20. O site StarTrek.com conversou com o ator, que aos 77 anos, falou sobre sua experiência na série.

O seu episódio da série original estreou em 26 de janeiro de 1967, quase 45 anos atrás. Você foi convidado naquele momento em todos as grandes séries. Como você conseguiu o papel de Christopher?

“Eu me lembro que foi um dos mais fáceis empregos que eu já tive. O diretor era Michael O’Herlihy, que era irmão de Dan O’Herlihy. Lembro-me da Desilu. Eu estava sob contrato com a Desilu, então eu estava familiarizado com o estúdio. Fui lá e seu escritório ficava no segundo andar de um prédio. Entrei no escritório e lá estava um secretário, e mais ninguém. Ela disse: “Só um momento”. Anunciou-me e eu fui ver Michael atrás de uma mesa e não havia mais ninguém no escritório. Nós conversamos por cerca de cinco ou 10 minutos e ele disse: “Bem, você está certo para isso. Vamos fazê-lo”. Foi isso. Eu acho que ele retratou o personagem de uma determinada maneira e eu me encaixei nessa imagem. Eu não tive que fazer teste. Eu não preciso fazer nada. Acabamos de falar. Então eu sempre lembro que dessa experiência, e eu gostaria de ter mais delas!”

O que você lembra das filmagens? Qualquer grande anedota que as pessoas podem não saber?

“A única coisa incomum, que eu tenho para dizer porque eu me lembro … O primeiro dia de entrada na maquiagem eu estava na sala e (William) Shatner estava algumas cadeiras depois. Lembro-me de olhar e fiquei muito chocado, porque eles estavam colocando sua peruca. Eu disse, “Espere um minuto. Ele é um homem jovem”. Naquela época, ele era muito jovem e eu pensei:” Bem, isso é interessante”. Eu não sabia que naquela época eles estavam fazendo isso por causa do personagem. Então eu ouvi mais tarde que ele ficou usando uma peruca para um longo, longo tempo.”

O episódio é um dos mais populares da série original, com um grande roteiro de Dorothy Fontana. O que deixou você mais intrigado sobre a história da viagem no tempo e sobre Christopher como um personagem?

“Isso é interessante. Eu não sabia que o nome dela era Dorothy. Tudo que eu sabia era D. C. Fontana. Mas eu gostei da idéia do episódio. Voltando no tempo, é muito confuso e misterioso, mas também é fascinante. Eu gostei da idéia de que ele descobriu que ia ter um filho, e nós tivemos muita diversão com isso. Eu o assisti novamente há alguns meses atrás, antes de ir para Las Vegas para a convenção lá, e eu lembro de assistir a cena em que ele é primeiramente enviado para cima (para seguir a Enterprise) e disse à minha esposa, Joyce, que estava assistindo comigo: “Acho que talvez eu poderia ter feito mais naquele momento em particular com aquela cena em particular”. Eu disse isso porque um minuto ele está em um avião de combate e no momento seguinte ele estava nesta situação estranha em que está nesta sala com essas pessoas diferentes. É um momento tão importante para ele que eu acho que eu deveria ter tentado algumas coisas diferentes.”

Você mencionou sua esposa, Joyce, que é Joyce Bulifant. Muita gente cresceu com ela como atriz. Ela inicialmente não acreditou que você estava em Jornada, certo?

“Estávamos reunidos no Beverly Center, em Los Angeles, no ano 2000. Estávamos conversando e aconteceu de eu falar para ela que eu tinha feito um episódio de Jornada. Ela disse: “Oh, vamos lá. Você fez um episódio de Jornada? Isso foi há anos. Você realmente fez um?”. Eu disse: “Sim”. Naquele momento, estávamos passando por uma locadora de vídeo. Então eu corri para lá e vi uma foto minha na capa de um DVD. Então eu peguei uma cópia e levei-a para ela e disse: “Aqui. Aqui está a prova!”. Mas eu não acho que ela viu o episódio, até assisti-lo em julho (2011). Ela ficava dizendo, “Oh Deus, olhe para os olhos! Olhar para aqueles olhos azuis!”