40 anos da primeira convenção de Jornada

Onde você estava em 21 de janeiro de 1972? Este fim de semana marcou o 40 º aniversário do que é considerada a primeira convenção da série Jornada nas Estrelas. O evento memorável foi realizado em Nova York, no Hilton Hotel Statler (agora o Hotel Pennsylvania), liderada por um grupo de fãs dedicados e ambiciosos apelidados de “O Comitê”. O site Star Trek.com faz uma homenagem lembrando fatos desse evento.

A lenda diz que 500 pessoas eram esperadas para participar e mais de 3.000 chegaram para a diversão, que incluiu aparições de alguns da equipe de produção, Gene Roddenberry e Isaac Asimov. Para comemorar o 40 º aniversário do que seria a primeira convenção oficial de Jornada, StarTrek.com convidou duas pessoas que estivevam lá para contar um pouco de suas memórias desta experiência: Howard Weinstein (autor de ficção científica) e Robert Greenberger (autor de vários novels de Jornada).

Howard Weinstein

“Eu não estive em Woodstock. Estive naquela primeira Convenção de Jornada em 1972. Realmente. Não me lembro de como eu fiquei sabendo sobre isso – provavelmente a partir de comerciais de TV que eu via durante a semana à noite pelo Canal 11 nas reprises da série, em Nova York. O que significa que provavelmente nem sequer ouvi sobre a convenção até que eu cheguei em casa da minha faculdade de inverno um mês antes da convenção, que aconteceria em 21 de janeiro, em Manhattan. Felizmente, nas minhas férias de Natal eu decidi que não poderia faltar a este evento. Quero dizer, provavelmente seria a única convenção de Jornada já realizada, certo?”

“Uma vez que eu morava em Long Island, era apenas um passeio de trem de 45 minutos. E a convenção seria no meio da cidade, no Statler Hilton Hotel, na rua em frente ao terminal Long Island Railroad na Estação Penn. Então, chegar lá seria fácil. Mas quem iria comigo? Ninguém. Como era num fim de semana, a maioria dos meus amigos já estariam de volta à escola ou não interessados. Bem, caramba, Jim! Eu não ia perdê-la, mesmo que eu tivesse que ir sozinho – e eu fui no domingo, último dia da convenção. Eles esperavam uma poucas centenas de fãs e pararam de contar quando chegaram a 3.000”

“Eu acho que o evento foi no 18 º andar do hotel. Estava lotado como um trem do metrô na hora do rush. No salão onde os convidados falavam e os filmes eram mostrados, tenho certeza que eu nunca fiquei tantas horas ouvindo Gene Roddenberry e Isaac Asimov, e vendo os erros de gravação (que foi hilário, porque foi a primeira vez que eu tinha visto algo parecido).”

“Minhas memórias específicas daquele dia são bastante nebulosas, e influenciadas pela leitura das convenções na revista TV Guide e livros pela falecida Joan Winston, uma senhora engraçada que ajudou a executar cinco convenções em Nova Iorque e foi uma figura bem-vinda no fandom décadas depois. Eu não consegui  ir a outra convenção até 1976, quando comecei minha própria participação como orador convidado, depois de escrever um episódio para a Star Trek: The Animated Series.”

“Mal sabíamos o que ia suceder a essa primeira efusão organizada por amor e lealdade a Jornada, que foi nada menos do que uma revelação de proporções épicas. Eu acho que a convenção de 72 – e os fãs intrépidos que a conceberam – literalmente mudou a face da televisão e como os fãs interagem (e influenciam) as séries e filmes que amam. Mesmo que eu não fizesse nada mais do que aproveitar os frutos do trabalho deles, estou muito feliz por estar presente no nascimento de algo especial.”

Howard Weinstein é um escritor de longa data, cujos créditos incluem o Star Trek: The Animated Series, episódio “The Pirates of Orion” e muitos romances e quadrinhos. Ele é agora um membro co-fundador da www.crazy8press.com, uma editora baseada na Internet que vende livros novos diretamente aos leitores.

Robert Greenberger

“Quarenta anos depois, não me lembro como eu ouvi pela primeira vez que ia ser lá uma convenção de Jornada específica. Sendo uma parte do fandom de Nova York, presumo que ouvi falar de alguém. Independentemente disso, não havia nada que me impedisse, aos 13 anos, de tomar o trem de Long Island a Manhattan para a convenção. Acompanhando-me no domingo, Jeff Strell e eu ficamos estarrecidos. Atravessamos a rua da Estação Penn para o um pouco degradado Statler Hilton Hotel, e não tevemos problemas para seguir em nosso caminho. Isto foi claramente algo diferente.”

“O local estava lotado. Os corredores e a sala de programação estavam cheios de gente de todas as idades, tamanhos e formas. Pagamos nossos $ 2,50 e conseguimos nos juntar à multidão. A exposição da NASA foi bem legal, mas eu estava lá para Jornada e estava longe de me decepcionar. De alguma forma conseguiram assentos e na minha mente, estávamos longe, mas havia o alto-falante. Ele foi conversar, atarracado e de fala mansa, mas eu reconheci, Gene Roddenberry. Ele falou, respondeu às perguntas e nos fez rir. Então vimos alguns dos episódio que as Paramount tinha gentilmente enviado. Eu vi os erros de gravação, pela primeira vez! Eu sei que eu o vi várias vezes durante os cinco anos em que “O Comitê” realizou desde a primeira convenção.”

“Eu sei que eu cheguei perto de Roddenberry, de passagem, mas foi também a primeira convenção em que eu realmente conheci e conversei com Isaac Asimov, que estava sempre em eventos com base em NY. Ele não poderia ter sido mais amigável, mesmo que eu não fosse uma menina bonita.”

“Ele me surpreendeu, como aconteceu a todo mundo, e havia muitas pessoas interessadas nas séries de televisão. Na época, eu era viciado nas séries, graças à reprises no WPIX, mas isso foi numa época em que não era incomum a maioria de todos os presentes realmente assistirem os programas que estavam no ar. Como em algumas outras convenções em que eu estive, as pessoas eram amigáveis, independentemente da idade ou sexo, e nós poderíamos recitar frases favoritas, contar piadas, e partilhar a nossa paixão, sem qualquer consideração de reação negativa. Foi festivo e o alto volume de pessoas foi positivo, todos nós abraçamos.”

“A experiência certamente me fisgou e quando eu ouvi que haveria uma segunda convenção um ano depois, fiz questão de voltar, jurando nunca mais perder um único dia novamente. Passando a oferecer-me como voluntário nas três convenções finais produzidas pelo “Comitê”, onde eu pude conhecer muitas pessoas que se tornaram amigos e colegas que ainda falam até hoje.”

Robert Greenberger passou de participante para editor da DC Comics, licenciado para escrever quadrinhos de Jornada por oito anos, além de escrever vários romances da franquia e histórias curtas para Pocket Books.

A convenção realizada em Nova Iorque foi criada por um pequeno grupo de fãs, comumente referido como “O Comitê”, que combinou dinheiro, e alugaram um salão de baile do hotel, na esperança de conseguir um pequeno grupo deoutros fãs. O evento histórico contou com uma mostra de arte, concurso de fantasias, uma tela fornecida pela NASA e uma sala de palestras. Os episódios também foram selecionados a partir de cópias 16mm, incluindo o piloto original “The Cage” e erros de gravação. a convenção conseguiu ter oradores convidados especiais como o criador Gene Roddenberry, Majel Barrett, DC Fontana, bem como autor de ficção científica Isaac Asimov.