Um review da edição 5 de Star Trek Ongoing

A coleção em quadrinhos Star Trek Ongoing, pela editora IDW, apresenta mais uma edição, a de número cinco, onde traz uma nova versão do episódio clássico  “Operation:  Annihilate”. Veja um resumo do desenrolar dessa história que foi dividida em duas partes. O capitão Kirk e a tripulação da USS Enterprise as voltas com uma infestação que está levando a insanidade e a destruição por vários planetas.

Esta quinta edição começa com um flashback sobre as conseqüências de uma cena do filme Star Trek em  Iowa, onde ocorre uma perseguição policial ao Corvette dirigido pelo jovem Kirk. O policial levou Jimmy de volta a sua casa. Na verdade, ele e sua mãe vivem com o irmão mais velho de Winona. Além disso, o irmão de Jim fugiu, como pode ser visto num segmento de uma cena deletada.

Uma observação interessante é que na série original, o irmão de Kirk era conhecido por Samuel ou Sam e havia se mudado para o planeta Deneva com sua família. No filme Star Trek, Kirk o chama de Johnny e nos quadrinhos ele é chamado de George.

Saltando para frente no tempo, vemos Kirk na ponte da Enterprise, que procura pela causa da insanidade nos habitantes de vários planetas. Pelo cálculo de Spock, a infestação segue uma rota pré estabelecida, e o próximo planeta seria Deneva. A Enterprise parte para lá e quando se aproxima detecta uma pequena nave indo em direção a estrela daquele sistema. O piloto aparentemente não responde a chamada da nave da Federação para retornar e antes de queimar completamente grita: “Estou livre. Finalmente se foi!”.

Kirk resolve descer ao planeta, uma vez que não conseguem contato com a superfície. Após o desembarque na superfície, McCoy analisa a atmosfera pelo tricorder e não encontra nenhuma anormalidade. Mais a frente, algumas pessoas, aparentemente enraivecidas, atacam o grupo avançado, com  gritos de “Intrusos”. Kirk ordena que atirem para tontear.

Embora a história continue baseada no episódio da série, apresenta uma dinâmica diferente divergindo em alguns eventos do original.

Os agressores são subjugados. Kirk e o grupo continuam procurando pelo motivo que levou os habitantes a enlouquecerem e encontram uma mulher que pede ajuda dizendo “para matá-la, para tirá-los de sua cabeça”. Spock observa que a loucura parece ser controlada pela “doença”, que tem uma forma senciente. Kirk ordena que leve a mulher para a nave e prosseguem na busca do causador de todo esse problema.

Spock detecta sinais de vida estranhos e seguindo a localização do sinal encontram as criaturas de forma amebóide grudadas em todo o lugar. De repente uma delas agarra-se ao rosto de Spock. Kirk retorna a superfície rapidamente para levar Spock a enfermaria da Enterprise, no entanto são perseguidos por mais habitantes.

Um detalhe importante mostrado neste cenário revela-se totalmente diferente da série original. Ao se comunicar com a nave, Kirk em vez de pegar o seu comunicador do tipo abrir/fechar, ou algum tipo de versão de pulso como no primeiro filme, ele é visto tocando sua insígnia como na série A Nova Geração. Não sabemos se isso foi intencional querendo indicar que poderá ser visto na continuação, falha de continuidade ou apenas uma outra homenagem.

Cercado por mais habitantes furiosos, sem poder se comunicar com a nave, Kirk recebe uma ajuda inesperada. Seu irmão George.

Aguarde pela sexta edição, que encerra essa aventura.