Orci fala sobre script e o tempo situado entre filmes

Como foi noticiado anteriormente, o ator Zachary Quinto fez um comentário sobre o roteiro dizendo que a história era passível de ajustes, mesmo durante o período de gravações. Agora o site TrekMovie conversou com o co-escritor e produtor Roberto Orci que detalhou a natureza desses novo ajuste. Orci também revelou algo sobre a configuração de tempo entre os dois filmes. Mais detalhes a seguir.

Não é incomum os scripts passarem por mudanças durante a produção de um filme, embora seja diferente o que ocorreu em 2008, com Star Trek, cujas alterações ficaram comprometidas por causa da greve dos escritores. No entanto, Zachary Quinto comentou sobre as possíveis mudanças no script da sequência resultando em preocupações para muitos fãs.

Em resposta a essa dúvida, na seção de comentários do TrekMovie, Orci tentou explicar como o processo para escrever a sequência progrediu. Ao fazer isso, ele também revelou que a passagem de tempo neste novo filme não será a mesma entre a produção dos dois filmes, isto é, não teremos quatro anos de lacuna. Veja abaixo o seu comentário:

Primeiro, este filme não é de forma alguma escrito por uma comissão. Foi escrito por uma equipe. Eu, Alex [Kurtzman], e Damon [Lindelof]. Graças ao guarda-chuva protetor do sucesso do nosso primeiro filme e J.J. Abrams, tivemos uma menor interferência do estúdio praticamente, ao  contrário, de todas as outras produções. Este processo é o oposto do roteiro por uma comissão.

Quanto ao total de tempo dedicado ao material de Jornada, você deve saber que temos estado trabalhando no videogame, nos quadrinhos, e na história nos últimos dois anos. Jornada nunca ficou tão longe de nossas mentes. E nós estávamos fazendo tudo isso, mesmo sem ter um acordo com o estúdio para fazê-lo (e nosso negócio é apenas o script. Todas as outras coisas são bônus para fazer os universos consistentes). Nós estávamos agindo de boa fé.

A razão do script não ter sido concluído até recentemente é principalmente por razões estratégicas e filosóficas. Nós não estávamos dispostos a transformá-lo em qualquer coisa até nós sabermos com certeza que tínhamos uma data de início, e com base na disponibilidade do J.J. (Abrams). Se tivéssemos escrito o roteiro a um ano atrás e guardado na prateleira, ele não teria sido o mesmo. Não existe coisa que mais atrapalha um script do que deixá-lo na prateleira, porque então todo mundo vai ter tempo de criticar e questionar, e, em seguida, o filme desmorona.

Finalmente, você deve saber que a história não tem mudança, a estrutura não mudou, e as seqüências de ação não mudaram. A maioria das mudanças são menores. As mudanças que eu suspeito a que Quinto se refere são interações do personagem, como nós vamos afinando o seu nível de diferentes amizades. O quanto todos os personagens conhecem uns aos outros e como todos continuaram sua história fora da tela é uma parte sutil, mas essencial aos atores entenderem de onde está vindoisso  de cada um.  E dado que o tempo passado na vida real é diferente da quantidade de tempo passado no mundo do cinema, é preciso uma lapidação para termos a coisa certa. É para isso que os ajustes (uma palavra legal contratual em nosso contrato) servem.

Será que isto significa que o filme será bom? Não. Mas se não for bom, será porque estávamos errados para executar exatamente o que queríamos. Não porque nós mudamos nossas mentes ou alguém mudou nossas mentes.

Orci, em seguida, seguiu com mais informações, explicando como J.J. Abrams abraçou as novas tecnologias que podem ser usadas como edições no script.

Como um adendo interessante, o mais estranho tipo de mudanças vem de como J.J. quer mover a câmera. Graças aos avanços da indústria cinematográfica, podemos mover a câmera em torno da nave de maneiras que você não podia fazer antes – por isso às vezes as linhas (do script) poderão mudar ou mesmo quem fala poderá mudar de acordo com sua posição sobre o cenário em relação à coreografia mais legal dos movimentos de câmera. Mantenho os dedos cruzados como um escritor, com certeza, mas é divertido e vale a pena.

Respondendo ainda às questões de alguns internautas, Orci lamentou não ter tido a chance de mudar ou aprofundar alguns eventos de Star Trek.

Em Trek 09, eu desejava que pudéssemos ter tratado mais efetivamente com o tempo de Nero no filme. Eu temia que pudéssemos ter de cortar o seu tempo de prisão, e tínhamos outras opções que estávamos pensando, mas naquele momento, o que nós escrevemos e gravamos parecia ser o melhor ajuste. Eu desejei que pudessemos ter feito mais do teste Kobayashi Maru, e como ele enganou exatamente. Em um mundo perfeito, onde todos se sentariam para ver 03 horas de Jornada, eu queria ver Kirk e Magro esgueirando-se para a sala de controle do simulador na noite anterior ou algo assim. Uma espécie de mini-missão na academia.
Tivemos algumas linhas legais de Spock Prime sobre mecânica quântica que explica as coincidências aparentes melhor através da ciência, queria que a gente tivesse mantido isso.
E, claro, por último, mas não menos importante, eu gostaria que tivesse chegado William Shatner para fazer a cena que escrevi para ele.

Foi perguntado quando revelarão o título do filme.

quando descobrirmos.

Questionado a respeito de já terem pensado na próxima história (para a terceira sequência), disse.

Só um pouco. Damon e eu continuamos lutando sobre o que seria. Vamos esperar para ouvir o que vocês pensam depois do novo filme.

Por enquanto é só. Aguarde por mais novidades, em breve, aqui no TB.

Fonte: Trek Movie