Tradutor universal poderá ser realidade em breve

Quem não se lembra das séries de Jornada, onde a comunicação entre raças alienígenas era feita através de um dispositivo chamado de “tradutor universal”? Nos tempos de hoje, ainda existe uma barreira a ser quebrada para a comunicação global: o idioma. Mas a Microsoft disse que está à beira de fazer desse problema algo do passado.

A empresa Microsoft disse que desenvolveu um sistema que traduz automaticamente o idioma de uma língua para qualquer outra. A gigante do software disse que, entre outras coisas, o seu Hub Tradutor poderia ajudar as empresas multinacionais a operarem de forma mais eficiente e economicamente.

Frank Soong e Rick Rashid criaram um software que converte a voz em inglês para 26 diferentes línguas  – e que ‘fala’ com a própria voz do usuário, ao invés de um som robotizado. Tudo o que o usuário tem a fazer é falar inglês na máquina, que vai convertê-la em qualquer coisa do espanhol ao mandarim

“Microsoft Translator Hub é gratuito e fácil de usar – você não precisa ser um lingüista ou perito a tradução automática”, disse o representante da empresa, depois de mostrar a tecnologia durante a TechFest 2012o em Redmond, Washington.

O novo dispositivo é semelhante ao Tradutor Universal usado em Jornada, e leva cerca de uma hora para se acostumar com a voz da pessoa, em seguida, funciona comparando as palavras que foram gravadas com modelos de tradução para o idioma desejado.

Como o serviço é baseado na entrada inicial de dados que o usuário irá fornecer, ele pode ser ajustado para trabalhar com qualquer linguagem. “A tradução automatizada tem sido dominada por alguns provedores principais, resultando em uma cobertura que é limitada a menos de 100 idiomas – embora existam mais de 7.000 línguas no mundo”, disse a Microsoft.

A esperança é que o dispositivo irá um dia permitir que os visitantes de países estrangeiros possam ter conversas com outras pessoas, mesmo que eles não falem a mesma língua.

“Para alguém que seja monolíngüe viajando em um país estrangeiro, vamos fazer o reconhecimento de voz seguido de tradução, seguido do texto final a saída da fala em uma língua diferente, mas ainda em sua própria voz. Além disso, poderá também ajudar estudantes de idiomas a melhorarem sua performance”, disse o Sr. Soong ao Daily Mail.

Além da tradução de linguagem, o sistema pode ser ajustado para traduzir termos que são comumente usados ​​em indústrias específicas, como saúde, manufatura e finanças. Traduções também pode ser usadas em diversas plataformas de mídia social.

Eles criaram o sistema com os colegas da Microsoft Research Asia, em Pequim, o segundo maior  laboratório de pesquisa da empresa.

Os dois pesquisadores da Microsoft acreditam que a tecnologia poderá ser usada em aplicativos de tradução para smartphones.