Resumo de Star Trek Ongoing #7

Vingança e mistério são os ingredientes de Star Trek Ongoing #7 : Vingança Vulcana, a sétima edição em quadrinhos da editora IDW que continua com a saga do filme Star Trek. Essa história, dividida em duas partes, não é uma versão de algum episódio da série original, mas aborda as consequências da destruição de Vulcano e da morte de milhões de seus habitantes ocorridas no filme de J. J. Abrams. Veja um resumo dessa primeira parte. Contem SPOILERS.

Para quem não aguenta mais ficar aguardando pela estréia de Star Trek XII ou pela boa vontade de J. J. Abrams em revelar alguma coisa, essa sétima edição em quadrinhos chamada Star Trek Ongoing: Vingança Vulcana é uma boa alternativa para matar o tempo e amenizar a agonia da espera.

Não custa lembrar que essa coleção tem como objetivo continuar com os eventos da linha temporal alternativa, até o início do próximo filme. Assim, seguindo a contagem de tempo do filme, vários meses se passaram desde o final de Star Trek.  

Essa nova história começa mostrando uma taberna num lugar muito distante, o quadrante Delta. Para quem não se lembra, o quadrante Delta foi o setor da galáxia onde ocorreu a série Voyager. Não sabemos porque foi escolhida essa localização em particular, já que nunca foi mostrada durante a série original. Mas como se trata de uma linha alternativa de tempo, vá lá.

Nessa taberna vemos um dos personagens que não apareceu no filme, mas nas cenas cortadas dos Klingons e agora surge como fugitivo da prisão Rura Penth. O nome dele é Quocch, o alienígena de três rostos. Ele está vendendo informações para três figuras misteriosas, que escondem suas identidades. Quocch entrega um objeto com os esquemas da nave Narada, que diz ter roubado dos Klingons.

O diálogo continua de forma intrigante, com informações sendo lançadas ao leitor, indicando ser o começo de um imenso quebra-cabeças. A sombra da Narada e de Nero ainda persiste,  Quocch trata seus interlocutores como Romulanos, uma das figuras apresenta dois dedos decepados, intenções desconhecidas por trás de tudo aquilo, são os primeiros ingredientes dessa história.

Os três personagens tramam num canto escuro da rua e observam Quocch sair bêbado do bar. Um deles (a que não tem dois dedos) faz a saudação Vulcana e dá instruções aos demais para uso das informações, dizendo que irá atras de Quocch porque “não pode haver quebra da segurança”.

O cenário muda para a Enterprise, onde Kirk e Spock jogam amistosamente um xadrez tridimensional, com Scott observando. Nota-se que a convivência dos personagens desde o filme tornou-se mais forte. A cena lembra Where No Man Has Gone Before, só que Spock vence Kirk, ficando em aberta a possibilidade de uma revanche.

A Enterprise está na fronteira Romula, investigando uma sonda de comunicação da Federação destruída. Spock sugere sabotagem. Chekov detecta um rastro de dobra na região e identifica como de uma nave Vulcana. Spock informa que restaram três frotas de naves Coloniais Vulcanas, e que todas estão ocupadas na reconstrução da nova colônia, não havendo possibilidade de alguma estar naquela região.

Kirk mostra um controle maior de suas atitudes e comportamento do que antes, uma evolução clara de que veremos no próximo filme um personagem mais maduro. E como era de se esperar do capitão Kirk, ele ordena que sigam o rastro.

Como se pode ver abaixo, os designers mantiveram o formato das naves Vulcanas da série Enterprise. Uma boa lembrança.

Uma nave Vulcana de ciências é abordada por outra e os seus captores ordenam que entreguem o objeto que procuram, a matéria vermelha. Antes de ser capturda a nave envia mensagem desesperada de socorro, o que é recebido pela Enterprise.

Kirk, Spock e um grupo armado entram na nave Vulcana e enfrentam os invasores, um grupo consegue escapar transportando-se para a outra nave, mas um dos invasores fica cercado e pega um Vulcano como refem. Sem alternativa, Kirk cede as ameaças do invasor. O intruso vai embora, levando o Vulcano com ele.

Para aumentar ainda mais o mistério, o líder do grupo invasor se comunica com a Enterprise revelando sua face, a de um tripulante de Nero. Ele revela que irá levar os esquemas da nave de Nero e o único fragmento de matéria vermelha que restou para o Império Romulano para construir uma Frota de Naradas e ameaça usar a matéria vermelha se for impedido de partir, o que é atendido.

Supreendido pelo fato, o capitão Kirk então pede a Spock para interrogar um dos vulcanos da nave de ciências que confirma ser a matéria vermelha o objeto levado e revela ter recebido ordens confidenciais do Conselho Vulcano para tentar resgatar qualquer coisa ainda existente no local onde orbitava o seu planeta natal. Nessa busca, eles acabam encontrando pequenos fragmentos da matéria vermelha, que colhem para pesquisa.

Kirk se mostra aborrecido com o segredo que os Vulcanos mantiveram escondidos da Federação, mas com a sonda de comunicação destruída, ele fica sem chance de se comunicar com a Frota, restando duas saídas: voltar para o posto mais próximo, deixando a nave escapar ou atravessar a Zona Neutra Romulana, sem ordens superiores, arriscando-se a um conflito intergalático.

Dentro da nave Vulcana em direção a Romulus, o Vulcano “refém” e o tripulante de Nero conversam sobre o sucesso da missão, principalmente por não ter sido reconhecido por Spock. Ele diz que Kirk jamais entrará na Zona Neutra e assim eles podem prosseguir com o plano.

E o desfecho dessa primeira parte da história se mostra pertubador. Seu rosto revela a imagem de Sarek.

Aguarde pela 8ª edição dessa intrigante história, cujo lançamento está marcado para maio.