Para Nimoy Star Trek: O Filme encalhou Jornada

Numa entrevista em vídeo ao Hero Complex, Leonard Nimoy falou sobre a ligação entre Star Wars e Jornada. Ele também fez críticas ao primeiro filme da franquia Star Trek: O Filme, dizendo que não pensa nele como um filme de Jornada e comentou sobre ter ficado esterotipado com o personagem Spock.

Uma das coisas interessantes que se passou na entrevista foi quando Nimoy deu sua opinião sobre Star Trek: O Filme, observando que o produtor Harve Bennett teve que entrar para Star Trek II após Star Trek I deixar a franquia como uma “baleia encalhada”. Ele passou a falar sobre o porquê achava que as coisas não deram certo para o filme de Gene Roddenberry.

Eu acho que [Robert Wise] e Gene Roddenberry estava procurando um filme tipo Odisséia no Espaço, como [Stanley] Kubrick tinha feito. Uma coisa nova, legal “nós estamos aqui, no espaço e é um tipo de calma e as coisas se movem muito lentamente.” [Risos] Havia muito disso e muita coisa cerebral. Não houve drama suficiente. Ele só não era um filme de Jornada. Tivemos o pessoal de Jornada, mas não nos usaram como personagens de Jornada muito bem.

Leonard também disse que está feliz por ser feito Spock e entregar o papel para Zachary Quinto, observando, em parte:

Estou muito satisfeito quanto a situação em que o personagem ficou e eu passei um período maravilhoso no último filme – aparecendo lá – especialmente fazendo uma cena com ele (Quinto), que foi realmente interessante. Eu me sinto bem sobre o personagem. Eu sinto que o personagem ainda é muito, muito útil e interessante, mas ainda um tanto enigmático. Eu sinto que tinha praticamente botado fora qualquer enigma sobre o personagem. As pessoas praticamente sabiam quem eu era e o que estava acontecendo comigo. Mas Zachary teve a oportunidade de explorar um novo território.

Nimoy também falou sobre ser estereotipado, mas ao contrário de alguns atores, ele não acredita que estereótipo seja sempre uma coisa negativa. “Meu sentimento sobre estereótipo é que é uma faca de dois gumes”, disse ele. “Por um lado, pode limitar os papéis que estão sendo oferecidos. Por outro lado, ajuda aos produtores e diretores a entenderem como usá-lo. Dá-lhes uma noção de como você pode ser útil para eles. Eu nunca estive sem trabalho desde que Jornada foi ao ar e assim tem funcionado bem para mim”.

Fonte: Trek Movie e Trek Today