Lindelof: Equipe já começou a trabalhar no 3º filme

Nesta segunda parte da entrevista exclusiva do TrekMovie com o roteirista e produtor Damon Lindelof, ele discutiu a dinâmica dos personagens, a logística para 3D (e IMAX), o impacto de A Ira de Khan sobre ele, revelando ainda que a equipe já começou a falar sobre um terceiro filme de Star Trek. Não há spoilers.

Você falou sobre os personagens, suas relações e conflitos. O último filme foi sobre essa família que se reuniu, especialmente com Kirk e Spock começando odiarem-se e a crescerem, se não gostam um do outro, respeitam um ao outro. Este novo filme vem de quatro anos depois, em tempo real, mas não no tempo certo do filme. Estamos saltando para um novo local em arcos de personagens? Ou será que estamos pegando de onde paramos?

Damon Lindelof: Isso é uma maneira muito inteligente de perguntar quanto tempo que passou entre os filmes e que não é algo que estamos comentando neste momento. O que podemos dizer é que a grande diferença com a dinâmica fundamental da tripulação que existia no primeiro filme e como eles lidam com esta é a promessa no final do primeiro filme, com James T. Kirk em sua camisa amarela agora sentado na cadeira do capitão. Nós não vimos Kirk como o capitão da Enterprise ainda. Vamos vê-lo ser como capitão neste filme e que muda a dinâmica.

Dois anos atrás, antes mesmo de iniciado o script, o [produtor] Bryan Burk disse-me que vocês estavam indo para algo em dimensão maior. É certo dizer que este é um grande filme?

Damon Lindelof: Às vezes eu sinto que maior não é necessariamente melhor. Você apenas diz: “Oh meu Deus, este filme é simplesmente épico em sua grandeza e épico em dimensão e épico, épico, épico”. Mas no final das contas eu sinto que Jornada está no seu melhor momento quando é íntimo, humano e relacionável. E quando eu digo humano, pode incluir alienígenas também. Mas todas as coisas que vemos como pedras de toque emocionais: amor, perda e coragem e todos os temas são o núcleo da Jornada. Você às vezes quando quer fazer um filme grande demais para seu próprio bem, ele perde um pouco dos valores essenciais. Então, nós não queremos que isso aconteça. Dito isto, a decisão de J.J. de filmar em IMAX, definitivamente, faz o filme parecer muito maior e, definitivamente, as seqüências que ele dirigiu em IMAX eu sinto terem escala enorme e grande energia, sem sacrificar as coisas que eu falei em um nível emocional.

Outra grande diferença desta vez é que o filme é em 3D. Então, 3D faz a diferença na escrita ou na filmagem?

Damon Lindelof: Não teve efeito na escrita do roteiro. Queríamos contar a história que queríamos contar e nós já conversamos sobre a idéia de que todos estavam um pouco céticos quanto a fazer o filme em 3D e, em seguida, eles montaram um teste na Bad Robot, onde levaram imagens do primeiro filme – a seqüência da Enterprise saindo de dobra e se deparando com todas as naves da Federação destruídas pela Narada e fazendo manobras evasivas – e nós olhamos um para o outro depois e dissemos “foi incrível.” Estamos agora, eu não diria,  convertidos, mas eu não acho que isso vai prejudicar o filme. Se as pessoas querem vê-lo em 3D, irão receber o valor do seu dinheiro gasto. E em termos de produção real, J.J. rodou o filme exatamente do jeito que ele queria fotografá-lo. E quando você está fazendo este processo, em oposição a uma conversão padrão, após cada arranjo – e não apenas de todas as cenas, mas de todos os ângulos – nós tivemos que fazer uma passagem em 3D onde você limpa o cenário dos atores e a câmera tem que fazer os mesmos movimentos, de modo que os caras que fazem a conversão possam mapear de acordo e isso irá proporcionar uma melhor experiência 3D para o público.

Mas, nosso trabalho foi, novamente, apenas fazer um filme impressionante e nos preocuparmos com os personagens e, novamente, fazer o serviço de receber este bastão surpreendente que foi passado para nós e que nós levamos a sério e tratamos incrivelmente com uma grande dose de reverência. Portanto, a discussão em fazer 3D foi mais algo do tipo “vamos estragar Jornada fazendo este filme em 3D ou Jornada está pronta para o 3D?” Esperemos que seja o último. Com base no dia a dia que acompanhei, acho que J.J. conseguiu.

A conversão do teste em 3D para a cena de Star Trek ajudou a convencer a equipe de que a sequência poderia trabalhar em 3D.

Quando nós conversamos sobre Prometheus que você mencionou que gostaira de desafiar a si mesmo com a realização de histórias originais e longe de mais sequências e prequels e adaptações em quadrinhos. O que impede o seu trabalho em um terceiro filme de Star Trek?

Damon Lindelof: Seria muito difícil não estar envolvido em Jornada mais a frente. Nós certamente não sentíamos que um terceiro filme estivesse previsto. Esperemos que o segundo filme acabe bem e estamos muito felizes com tudo até agora. Então, três filmes, não para fazer tudo o que Christopher Nolan fez, mas se você fizer isso direito, é um bom modelo. Mas essa idéia, se você quiser chamá-la de uma trilogia ou não, embora eu me reservo ao direito de quando estivermos falando daqui a quatro anos, direi que “este é o terceiro filme na nossa trilogia”, mas sentimos que os três filmes são a responsabilidade direta de termos o bastão daqueles antes de nós e passá-lo para as pessoas que estarão tomando Jornada para onde querem levá-la. Então, se este filme acabar bem, eu estaria escrevendo sobre o terceiro filme? Quem sabe? Mas, nós falamos muito na escrita do filme durante a produção e sobre o que o próximo filme poderia ser e comecei a ficar entusiasmado com algumas das idéias, de modo que seria difícil dizer não a isso. É uma experiência uma vez na vida.

Eu já te disse isso antes, mas a minha introdução a Jornada foi no filme A Ira de Khan. Era o verão de 82 e eu estava em Pinebrook Day Camp, em Nova Jersey e havia uma chuva torrencial. Eles colocaram todos os campistas em um ônibus e nos levaram para a cidade. Às 09 horas eles nos mostraram A Ira de Khan, e logo que os créditos começaram a rolar o campo inteiro começou a gritar “de novo, novamente, outra vez!” E assim eles mostraram-nos novamente, paramos para almoçar e, em seguida, eles mostraram-nos novamente. Depois que eu precisava saber tudo sobre Jornada, comecei a assistir reprises no Canal 11 do syndication e, em seguida, meu pai gostava de ver A Nova Geração todas as tardes de sábado, quando ele começava a correr. Assim, a idéia que eu estou realmente começando a ser uma parte desta história cultural profunda teve a haver com um grande impacto em mim, que não é algo que eu tenha ficado levemente animado. Como a idéia de dizer “sim, estou satisfeito com isso, eu não preciso mais de Jornada”, eu não posso, nunca me imagino, nunca chegarei esse ponto.

Dito isto, uma grande parte deste trabalho é o meu interesse na colaboração que eu compartilhei com J.J., Bryan, Bob e Alex, todos esses atores incríveis e a equipe que já trabalhou em dois filmes. Vale a pena mencionar Jeffrey Chernov, Tommy Harper que eram produtores tanto quanto o resto de nós apenas em termos de logística para criar este filme. Apenas fazendo isso foi uma conquista impressionante, e nós apenas começamos processo de pós-produção. Tommy Gormly, o cara do nosso primeiro anúncio, e Roger Guyett, o supervisor de efeitos visuais são outros que merecem ser mencionados. Apenas começamostrabalhar com todos eles novamente, é um grande incentivo para continuar. Então, enquanto o time estiver junto, eu não vou ser aquele que romperia como nos Beatles.