Velhos e novos fanfilmes retratam a série original

O produtor executivo do conhecido fanfilm Star Trek: Phase II, James Cawley, decidiu reformular seu elenco e trouxe um novo ator profissional para fazer James T. Kirk, que estreará no episódio “Bread and Savagery” em 2013. Outra produção de fãs que fará sua estreia é Star Trek Continues, que está tentando literalmente “continuar” a missão de cinco anos da USS Enterprise da série original.

James Cawley sentou na cadeira de capitão do mais popular fanfilm, Star Trek: Phase II, desde em 2004. Cawley tem trabalhado tanto como produtor executivo quanto ator principal, que até agora lançou sete “novos” episódios emulando a série original. Mas esta semana tudo mudou com um ator novo que entra no papel do capitão James T. Kirk.

Cawley disse ao TrekMovie que tomou a decisão porque ele quer que o elenco tenha agora atores treinados e experientes, incluindo o papel de Kirk que ele fez por oito anos. Enquanto Cawley tem uma carreira bem sucedida desempenhando um cover de Elvis, ele não é um ator profissional. Então, decidiu se concentrar em ser o produtor executivo e no início deste ano começou uma busca para encontrar um novo Kirk. O ator que ele escolheu foi Brian Gross, que não é apenas um grande fã de Jornada, mas também tem muitos créditos em tela.

Gross tem aparecido em vários filmes, incluindo um papel secundário no filme de George Lucas, Red Tails. O ator d33 anos de idade também tem uma longa lista de trabalhos em séries como:  NCIS: Los Angeles, CSI: New York, Psych, Saving Grace,Cold Case. Cawley disse queo só ele tem o visual certo, assemelhando-se a Shatner, mas tem a coragem de interpretá-lo”.

A reformulação do ator de Kirk é apenas parte do que Cawley chama de “relançamento” da série de fãs. Ele também está planejando algumas mudanças adicionais, que serão anunciadas mais tarde. A equipe de Star Trek Phase II está atualmente filmando “Bread and Savagery”, que será primeira aparição de Gross como Kirk. É uma continuação do episódio original “Bread and Circuses”. Cawley, normalmente, não gosta de fazer continuações, mas ele sentiu que a história (escrita pelo romancista Rick Chambers) era tão forte, que eles resolveram fazê-lo. A produção (dirigida por Mark Burchett) já está em seu quarto dia e deve terminar até o final do mês.

Já a nova série Star Trek Continues está sendo liderada por Vic Mignogna, mais conhecido como aquele que faz a voz de desenhos animados como Fullmetal Alchemist e Dragonball Z. Mignogna lançou-se como James T. Kirk e vai ao mesmo tempo estar dirigindo. Star Trek Continues tem parceria com a Farragut Films (criadora da série Starship Farragut) e ambos os grupos estão partilhando o cenário e instalação na Geórgia.

Para o elenco, Mignogna trouxe alguns outros rostos conhecidos, incluindo o filho de James Doohan, Chris como Scotty, Stinger Kim (ex-Star Trek: Phase II) como Uhura, e Mythbuster Grant Imahara como Sulu. O resto do elenco são preenchidos com atores experientes e treinados, com Chuck Huber como McCoy, Wyatt Lenhart como Chekov e Todd Haberkorn como Spock.

Mignogna disse ao TrekMovie que ele está muito tentando a fazer com que o telespectdor sinta Star Trek Continues como uma continuação da série original. Claro que a série original teve três temporadas, numa missão programada para cinco ano, então não há muito espaço para novas histórias para contar. Uma forma de Star Trek Continues tentar encaixar como algo que agrade será apresentar no formto de 4:3, embora também seja em HD.

Mignogna também disse que o objetivo é combinar a estrutura com tempo de execução, dirigindo estilos usados, em vez de usar técnicas mais modernas. Houve até uma discussão de se tentar usar modelos para as tomadas de efeitos, mas isso era muito pouco prático, porém eles estarão tentando combinar imagens em CGI para dar a sensação original, com Mignogna observando que “não vamos exagerar em efeitos, o foco é sobre os personagens e a história”. Eles também estão construindo cenários mais originais com o objetivo de ter mais sets do que qualquer outra produção de fãs.

Atualmente, o primeiro episódio de Star Trek Continues está sendo escrito por Steve Fratt e Trevino Jack (que tem três créditos em Deep Space Nine). Esta não é a primeira incursão de Trevino em uma produção não oficial de Jornada, foi co-escritor em Star Trek: Of Gods and Men. Os únicos detalhes Mignogna deu sobre o episódio é que é uma sequência de um outro episódio de Jornada e contará com uma estrela convidada da série original.

Mignogna também tem um calendário muito agressivo para a pós-produção e espera lançar o episódio em janeiro de 2013. Vic irá dirigir o episódio junto com Jack Marshall. Star Trek: Continues também espera lançar pelo menos um mais episódio em full-length em 2013.