Entrevista com Ethan Phillips

Tão controverso quanto a série foi o personagem interpretado por Ethan Phillips. O engraçado e exótico Neelix fez parte do elenco principal de Voyager. Depois de 11 anos do último episódio, Phillips foi entrevistado pelo site Star Trek.com e falou a respeito de seu trabalho na série e os projetos atuais. A entrevista foi dividida em duas partes. Veja a seguir a parte um desse bate papo.

Vamos falar sobre Neelix. Quando você começou, o que você estava esperando, em termos de evolução do personagem?

Phillips: Ele parecia ser uma espécie de salafrário no piloto, um negociante de sucata e alguém que era um oportunista e conseguiu uma maneira de ir a bordo para que pudesse encontrar um lar. Eu acho que ele tinha ficado cansado de passar sua vida viajando pelo Quadrante Delta. Além disso, ele queria proteger Kes, sua amiga. Isso foi algo estabelecido no piloto, mas eu não tinha idéia para onde ele estava indo. Eu era aquele que passava de série em série. Eu não tinha expectativas. Para dizer a verdade, nas primeiras temporadas eu fiz algumas sugestões e dei algumas idéias, mas eles sabiam o que queriam fazer, e tinham suas agendas, e estava tudo bem para mim. Meu trabalho era mostrar-me e trazer à vida as palavras que escreveram, e foi isso que eu fiz. Mas fiquei muito satisfeito, no entanto, com a situação onde Neelix acabou. Que era um lugar maravilhoso para colocá-lo, porque ele era um cara muito emotivo e uma pessoa que realmente amava as pessoas e socialização. Para tê-lo a encontrar uma família no final e ter um filho e estar de volta com sua própria raça, que lhe deu um encerramento muito doce, eu acho. Eu não queria vê-lo de volta na Terra. Eu não sei o que faria lá, sendo Talaxiano, apenas estaria em um planeta cheio de seres humanos. Ele teria sido uma aberração. Por isso, foi muito melhor que ele acabasse como acabou. Fiquei muito contente com isso.

Até ele acabar em um lugar perfeito, demorou um pouco. Durante grande parte da série, um dia ele era o cozinheiro, outro o oficial da moral, e assim por diante. Isso ficou um pouco frustrante …

Phillips: Primeiro de tudo, a maquiagem era extremamente tediosa porque eu ficava na cadeira durante cinco horas por dia, às vezes dois ou três dias seguidos. Eu ficava muito cansado, porque não conseguia dormir durante a maquiagem. Então, eu ficava sempre acordado por 18 horas. Quando tive uma grande série, foi muito desgastante para mim. Mas eu fiz a vida tocando papeis secundários. Tudo bem para mim. O que eu vou fazer, promover o personagem? Eu não podia atravessar a Paramount para a sala dos roteiristas e dizer, “Ei, pessoal, o que está acontecendo? Vocês estão fazendo-o muito terciário”. Não é assim que eu trabalho. Eu sou um ator que começa o trabalho e termina. Não acho que bater em cima de histórias diferentes para Neelix teria qualquer impacto, nem eu mesmo pensava dessa forma (em geral, como ator). Este foi um programa de TV e era o meu trabalho para chegar e fazê-lo.

Eu estava frustrado? Não, eu não estava frustrado. Fiquei feliz que ele tivesse que fazer o que fez. Eu queria alguns episódios para mim, mas quando cheguei percebi o quanto desgastante era porque eu tinha que chegar lá nas três ou quatro primeiras horas, antes de todo mundo e, durante todo o dia, eu teria que sentar para trás na cadeira para touch-ups, por causa do suor. Então, no fim do dia, havia uma outra hora e meia para jogar aquela porcaria fora. Então, se era um dia de 12 horas, você tinha de adicionar mais cinco horas nisso, e se você fez cinco dias direto … Quer dizer, eu nunca reclamei, mas era claustrofóbico, é quente, e coçava. Você não pode fazer nada nele. Eu tinha lentes de contato, então não podia ler. Eu não conseguia dormir porque eu esmagadora a peruca. Eu não conseguia nem falar no telefone porque iria ficar colado no rosto. Então, eu estava totalmente só ali o dia todo. A única coisa que eu poderia fazer sem nenhum problema era comer, e quando eu terminei a série pesava 93 quilos. Eu tenho 79 quilos agora, que é o meu peso normal.

Dos episódios de Neelix, qual classifica como o melhor em seu livro?

Phillips: “Mortal Coil”. Esse foi o mais profundo episódio para Neelix, sem dúvida. Foi lá que ele jogou fora algum lixo que tinha sido pendurado. Ele mostrou que tudo o que realmente importa é o agora e como nós tratamos outras pessoas. Eu acho que esse e “Jetrel” foram os melhores episódios de Neelix em termos de ser profundo e dramático e mostrando o núcleo do personagem, onde a máscara caiu e tivemos que ver quem ele era. “Jetrel” mostrou que ele era capaz de perdoar até mesmo o mais hediondo dos atos, porque ele sabia que só poderia perdoar e seguir em frente.

Todos esses anos mais tarde, as pessoas ainda debatem os prós e contras da relação Neelix e Kes. Quais foram seus pensamentos sobre isso? Foi romântico? Deveria ter sido?

Phillips: Eu nunca estava inteiramente certo se isso foi concebido como uma relação romântica ou platônica. Havia uma alegria definitiva, porém, em trabalhar com Jennifer Lien, uma atriz extremamente inédita e presente. O vínculo entre os dois certamente merecia algum encerramento, e que foi realmente filmado. (Filmamos) uma cena no laboratório de ciência da nave em que Neelix e Kes reconhecem o fim de seu relacionamento e decidim ser sempre amigos. Mas essa cena nunca foi ao ar. Isso me levou a acreditar que os escritores realmente não valorizaram o arco particular.

Você tem pesadelos com a maquiagem de Neelix?

Phillips: Não, não. Nada. Eu nem penso mais nisso, embora eu ainda esteja bem perto do homem de maquiagem, Scott Wheeler. Tivemos que ser bons amigos durante esse tempo.

Quem você ainda vê dos velhos tempos?

Phillips: Eu vejo um monte de pessoas de Voyager, na verdade. Quando eu estava em Los Angeles, todos nós saíamos para jantar uma vez a cada cinco ou seis meses. E nós temos mantido contato um no outro. Então, isso tem sido bom. Vejo Kate (Mulgrew) ocasionalmente. Eu não vi mais Roxann (Dawson). Seu marido Jeri Ryan tinha um restaurante e todos nós íamos lá. Estou muito perto de Tim (Russ) e Bob (Picardo) e Robbie (McNeill). Vejo-os mais do que eu vejo Garrett (Wang) ou (Robert) Beltran, mas todos nós tentamos ficar juntos naqueles jantares sempre que podemos. E depois há as convenções. Eu ainda faço algumas delas e eu vou ver algumas das pessoas de Voyager se estamos lá, ao mesmo tempo.