Entrevista com Roberto Orci, Parte II

Na segunda parte da entrevista exclusiva com TrekMovie, o co-escritor e produtor Roberto Orci comentou sobre a possibilidade real de se produzir uma nova série de Jornada para TV. Ele falou também sobre o status canônico de alguns elementos no universo do filme Star Trek e a respeito de seu futuro na franquia após a sequência estrear nos cinemas.

Por anos os fãs tem pressionado vocês para criarem uma série animada de Jornada – como você e Alex fizeram com Transformers Prime. Recentemente, você disse que as coisas finalmente estão esquentando e você mesmo mencionou a possibilidade de uma série live action de Jornada na TV? Então, para esclarecer, existem negociações reais acontecendo com relação a Jornada na TV, tanto live-action quanto animação?

Roberto Orci: Elas estão sendo quase reais. As partes interessadas não se sentaram para discutir, mas têm enviado mensagens através de intermediários. Então, depois do filme de 2013 sair e depois dos executivos determinarem se Star Trek vai ou não estar de volta – um filme só não faz tendência. Dois filmes começam a indicar que existe uma tendência e a sua viabilidade. Ela se tornará mais real com o decorrer do tempo. Sem dúvida está sendo mais real do que a primeira vez que você me pressionou para falar sobre isso.

E só para esclarecer, no passado, quando nós discutimos isso, as negociações estavam dentro de seu círculo de confiança. Agora, eles têm se expandido para incluir outras entidades, principalmente da CBS?

Roberto Orci: Sim. Através de nossos agentes, foi levantada como uma questão na CBS e como uma possibilidade com as pessoas que estão no comando de Jornada. Então, nós estamos pensando sobre isso para ver se há uma oportunidade.

Existe algum tipo de acordo entre Paramount e CBS para a CBS não fazer um live-action de uma série de TV enquanto houver um filme em desenvolvimento ou até depois de J.J. Abrams produzir três filmes?

Roberto Orci: Eu não sei o quanto isso é específico. Eu sei que há uma conversa, onde todas as partes concordam em fazer o que é melhor para Jornada. E às vezes isso significa deixar espaço para o filme e pode se transformar em “talvez possamos fazer as duas coisas”. Eu não acho que exista uma regra rígida e rápida, onde se há um filme você não pode fazer uma série. Isso significa que vamos estar cientes se estamos ou não canibalizando Jornada. Devemos estar cientes de não saturar o público e não deixar eles cansados, mas com mais fome para ela.

Mas você concorda comigo que é uma série animada …

Roberto Orci: Sim. É menos canibalizante. Eu gostaria de ver uma série de animação. Quando penso nisso, é muito diferente do que estamos fazendo e ainda mais na linha do filme. Então eu gostaria de ver uma série animada.

Uma série de animação seria feita como os novos livros em quadrinhos e games que vocês estão atualmente supervisionando – ambientada no universo do filme com os mesmos personagens, com aventuras entre os filmes?

Roberto Orci: Sim, exatamente.

Quando eu estava na feira E3 falei com o vice-presidente da Paramount, e ele disse que o próximo jogo de Star Trek é cânon pela sua perspectiva. Então será que vocês já acenam a varinha canônica para games, histórias em quadrinhos e próximos livros que estão envolvidas?

Roberto Orci: Bem, eu sempre digo que cheguei em Jornada, onde as regras do que é cânon já haviam sido estabelecidas.

Sim, mas algumas das exceções foram as coisas do universo estendido filmado que também foram cânon. Então, as coisas do universo estendido foram um pouco extra. Com o universo do novo filme, pode haver apenas três longas-metragens, mas também pode haver uma série animada, quadrinhos, jogos. No final haverá mais universo alargado, o que é mais parecido como foi com Star Wars. Então no seu caso, isso significaria que tudo no game, quadrinhos, etc você tem supervisionado, como “Countdown”, por exemplo, é canon, exceto para qualquer coisa que for desmentida pelos filmes. Eu acho que muitos fãs gostariam de ouvir você dizer “sim estas são todas as aventuras de Kirk, Spock e toda a turma e é tudo canon e todos os laços reunidos em um único universo”, com a ressalva de que reservamos o direito de contradizer isso em um filme futuro e que o suplantará.

Roberto Orci: OK, então baseado nisso, com você, Anthony Pascale, como testemunha, eu declaro que tudo o que nós supervisionamos tende a ser cânon.

Falando em filmes futuros, você espera estar envolvido em um terceiro filme de Jornada? Eu sei que você e Alex tem um novo contrato com a Universal, mas que lhes permitem ainda trabalhar em Jornada, não é mesmo?

Roberto Orci: Sim. Espero que sejamos convidados. Eu adoraria fazer outro.

E o Alex concorda?

Roberto Orci: Sim, absolutamente.

E sobre um quarto, quinto e sexto filmes?

Roberto Orci: Eu adoraria não fazer nada além de Jornada. No entanto, estou ciente de que não necessariamente seria a melhor coisa para Jornada. Eu gostaria que alguém batesse no meu ombro no momento em que me achasse obsoleto. E espero que eu tenha o auto-controle e diga: “você está certo, a melhor coisa para eu fazer agora é encontrar uma forma graciosa e fácil para alguém entrar e continuar.”

Para quem não viu a primeira parte dessa entrevista clique aqui.