Shatner e um documentário sobre A Nova Geração

William Shatner esteve na última Comic-Con em um painel com Roger Corman e moderado por Kevin Smith. Corman dirigiu Shatner no filme The Intruder em 1962. Aproveitando sua passagem pela convenção os sites CuriconNerd News e o CraveOnline entrevistaram o velho capitão da Enterprise, que falou, entre outras coisas, sobre a cena da morte de Kirk em Star Trek: Generations, seu documentário Get it A Life e um novo projeto em forma de documentario sobre A Nova Geração.

Conte-nos um pouco sobre o documentário Get it A Life.

Shatner: O documentário chamado de Get A Life é sobre pessoas que vêm a Comic-Con e as pessoas que freqüentam convenções de Jornada. Eu fiz um esboço alguns anos atrás chamado Get A Life (vá procurar o que fazer) e seu humor ressoou, como era algo que pretendia fazer, em seguida, algum tempo depois eu me perguntei “quem são todas essas pessoas com quem estou falando?” e eu escrevi um livro ( também chamado de Get A Life ) em que eu concluo que eles estão vindo para estas convenções para verem uns aos outros e renovar velhas amizades e fazer parte da comunidade. Essa foi a conclusão do livro. Mas quando eu fiz a mesma pergunta novamente anos mais tarde, este ano, eu encontrei algo muito diferente, que há algo muito ritualístico, muito místico e sociológico sobre estas convenções e que têm um significado muito mais profundo que nem mesmo as pessoas conhecem.

No ano passado vimos em uma entrevista coletiva que estava fazendo ‘Captains’, agora você está fazendo este e ambos parecem ser retrospectivas sobre sua carreira. O que está acontecendo com você, Bill Shatner?

Shatner: Eu estou morrendo! (Risos) Bem, é verdade. Eu não estou apenas certo de onde e quando ainda. Não é que eu quero deixar um legado … É que eu estou tendo um sentido de totalidade, eu estou começando a ver o ‘todo’ e eu tenho tido a oportunidade pela Epix … para fazer este documentário. Doug Lee, na verdade. Ele me deu a oportunidade de trabalhar nesses documentários. Eu estou trabalhando em um sobre Xena (A Princesa Guerreira). Quem vai ver Xena doze anos depois de ter sido cancelada? É muito mais profundo do que você entenderia. Há uma profundidade (na série) e é humana. Quem vai para a Comic Con? É (a razão) muito mais profunda do que você entende e é muito mais profunda do que eles entendem. Quando eles assistirem este filme, espero que eles concluam: “meu Deus, é isso que eu tenho feito?”

Você se tornou famoso por ser Kirk, as pessoas identificaram você como Kirk e você quis ir além como ator fazendo outros papéis. E agora, parece que você retornou a Kirk, que você gosta de ser como Kirk e ser identificado como ele. Isso é verdade?

Shatner: Eu nunca desgostei de ser o capitão Kirk, mas a série acabou, eu segui em frente porque tinha que ganhar a vida. Mas a franquia de Jornada tem sido extraordinária e eu adoro o gênero, eu amo a imaginação por trás dela, o apelo emocional, a curiosidade sobre o que está lá fora. Como você sabe, é impressionante o quanto nós não sabemos, na verdade, o que é assustador, é saber que não sabemos nada. Estamos espalhando boatos sobre o que você sabe que são apenas rumores. A ciência está evoluindo a cada dois ou três anos e há sempre novas conclusões … é muito complexo para nós entendermos.

Abaixo a entrevista de Shatner ao Nerd News sobre o documentário envolvendo A Nova Geração.

Todos seus outros personagens tocam seus fãs tão intensamente como foi com o Capitão Kirk e Jornada?

Shatner: Bem, eu não sei. Você teria que ser o único a responder a isso. Há uma grande quantidade de pessoas que vêm até mim sobre ambas as séries (Jornada e Boston Legal).

Portanto, o seu próximo documentário é sobre “A Nova Geração?”

Shatner: Eu estou tentando fazer isso. Eu estou tentando encontrar a história de “A Nova Geração.” Eu acho que eu encontrei, mas eu estou explorando isso agora.

Onde você está filmando isso?

Shatner: Eu estou fazendo uma espécie de exploração. Eu tenho dado um tempo para explorar, para ver se há uma história lá e é isso que eu estou no meio, da exploração.

Obviamente que você conheceu Patrick Stewart e provavelmente você já conheceu muitos do elenco de “A Nova Geração.”

Shatner: Eu conheci que todos eles. Eu sinto que eles são meus amigos.

Você é capaz de entrar com mais profundidade nos sete anos da série agora?

Shatner: Eu estou tentando fazê-lo sem os atores. Eu estou tentando contar a história do pessoal e da produção.

Que coisas interessantes que você aprendeu até agora?

Shatner: Bem, isso eu não posso te dizer.

Entrevista com o site CraveOnline sobre a cena da morte de Kirk.

Após todos esses anos você está satisfeito com a maneira como a história do capitão Kirk história terminou em Generations?

Shatner: Não, não, eu teria feito outra coisa. Foi tudo contra mim. O estúdio queria experimentar A Nova Geração para ver se eles poderiam romper os 100 milhões de dólares. Parecia que o público estava chegando, eles poderiam contar com uma audiência e uma bilheteria de 100 milhões, mas eles pensaram que a Nova Geração traria mais, e isso não aconteceu. Eles ficaram presos nos mesmos 100 milhões ou menos. Eu gostaria que tivesse havido mais trombetass para a morte do personagem.

Mas você ainda estava disposto a filmar as cenas para o filme?

Shatner: Bem, eu não tinha escolha. Esta foi a maneira que ia ser: “quer fazer isso ou nós vamos dizer que você morreu”.

Será que você realmente queria ser revivido no Star Trek de J.J. Abrams?

Shatner: Quão divertido seria estar em um filme de  J.J. Abrams, brincando com uma imaginação totalmente nova sobre o que este personagem teria feito. Eu escrevi vários romances sobre o jeito que eu pensei que o Capitão Kirk teria vivido em uma série de livros que eu fiz. Então, eu escrevi vários romances autobiográficos sobre ele.

Existe alguma chance de você estar no próximo ou um futuro de Star Trek?

Shatner: Bem, eu adoraria. Eu não sei como ele iria lidar com o envelhecimento facial e corporal. Isso é um enigma para a ficção científica, como lidar com o envelhecimento lá fora no espaço. Como é que eu seria? Eu acho que é insolúvel.

Uma coisa que eu amo sobre Star Trek V: The Final Frontier é o seu desempenho. Um capitão Kirk mais audacioso. Você deixou a si mesmo fazer as coisas como o diretor que outros diretores nunca fariam?

Shatner: Essa é uma pergunta interessante. Eu provavelmente senti mais liberdade. Eu sempre tive liberdade, porque nos filmes os diretores provavelmente pensavam que eu sabia o que estava fazendo, mas eu nunca sei se estou fazendo certo ou não. Eu estou apenas adivinhando o tempo todo, mas porque eu atuava antes, eles assumiram que eu gostaria de saber o que fazer. Então eu sempre tive liberdade, mas havia uma energia sobre Star Trek V. Embora não seja um filme satisfatório por uma variedade de razões, há muitas coisas sobre ele que eu gosto. Fiquei interessado em ouvir que você acha que eu fiz Kirk com mais liberdade. Isso é uma observação interessante