Star Trek XII tem orçamento maior que o anterior

Em entrevista ao jornal Los Angeles Times, o produtor e diretor J. J. Abrams falou sobre o lado comercial do cinema. Ele críticou o custo astronômico de alguns filmes, dizendo-se obsecado em tentar fazer uma produção de qualidade com uma sifra orçamentária mais reduzida. Nessa entrevista, foi mencionado o orçamento para a sequência de Star Trek.

“É ridículo e vergonhoso que filmes custem o que eles fazem”, disse J.J. Abrams, que ao longo dos últimos seis anos, dirigiu e produziu filmes que custaram menos do que 25 milhões de dólares, como “Cloverfield”, e outros com 185 milhões de dólares, como o próximo Star Trek.

O orçamento de Star Trek ficou em 150 milhões de dólares, tendo arrecadado nas bilheterias a quantia de 385 milhões e meio.

Ele, até o momento, não chegou a trabalhar com orçamentos na faixa de 250 milhões ou mais, que se estima ter sido gasto na produção de “Cavaleiro das Trevas” e “John Carter”, mas vindo do mundo da televisão, onde o orçamento de 13 milhões em seu piloto de “Lost” é considerado alto para os padrões de séries de TV, Abrams diz que está ansioso para encontrar maneiras de fazer filmes custarem menos, e dispensarem difíceis negociações, como ocorre hoje.

Sua empresa, a Bad Robot Productions, até agora, fez filmes exclusivamente para a Paramount Pictures, que desenvolveu uma reputação de economicamente mais conservadora entre os grandes estúdios de Hollywood.

Abrams admite que o processo de negociação com os estúdios por orçamento tem sido frustrante, mas, dada a situação econômica difícil  em que se encontra a indústria cinematográfica, ele se considera um aliado da Paramount.

“Certamente, na continuação de Star Trek , e em Missão Impossível três e quatro, tivemos problemas orçamentários brutais, como sempre”, disse ele. “Mas nós sempre temos que descobrir isso antes do início da produção e percebermos que o dinheiro que você consegue dá forças para você repensar em alguma coisa e desafia você a descobrir isso de uma maneira nova.”

“Eu sou muito interessado e obcecado com o que pode ser feito aos longametragens no mundo por um preço como qualquer outro estúdio”, disse Abrams, que está olhando para expandir a Bad Robot nos próximos anos. “Eu sinto que cabe aos cineastas hoje tratar isso como seu próprio dinheiro”.

Fonte: Trek Web.