Homenagem a Neil Armstrong, um fã de Jornada

Ele foi o primeiro ser humano a pisar em um outro mundo, audaciosamente onde ninguém jamais esteve. Sua morte aos 82 anos nos deixará saudades, dos tempos em que a coragem e o espirito de aventura superavam qualquer insucesso ou obstáculo aparentemente intransponível. Neil Armstrong foi também um fã de Jornada e o Trek Brasilis não deixaria de prestar homenagem a esse grande homem.

Em 20 de julho de 1969, Neil Armstrong comandou a missão Apollo 11 lunar e se tornou o primeiro homem a pisar no satélite da Terra, iniciando uma nova etapa na exploração espacial. Depois de anunciar que não mais iria ao espaço, Armstrong retirou-se da NASA em fins de 1970, passando a viver uma vida simples, recluso e avesso à publicidade, chegando a dizer um dia: “Eu sou e sempre serei um engenheiro meio nerd, de meias brancas e protetor de bolso”.

Mas o astronauta sempre teve admiração pela ficção científica e por Jornada nas Estrelas. Tanto que foi o principal orador no jantar de homenagem ao ator James Doohan (Scott) na Star Trek Convention em Los Angeles, no ano de 2004.

Abaixo algumas de suas falas durante a festa para Doohan (do site Star Trek of Gods And Men).

“Eu andei em 13 motores de foguetes diferentes, e tive o privilégio de comandar três diferentes tipos de naves espaciais, viajando mais rápido que 25.000 milhas por hora, candidamente, e, infelizmente, todos elas eram primitivas -.. Nenhuma tinha o motor de dobra. A Enterprise é cerca de 100.000 vezes mais rápida do que qualquer coisa que eu já voei. Nossas naves nem sequer têm a capacidade de deixar o nosso sistema solar. Sorte para os Klingons!”

 “Não ter um teletransporte (para a Lua) foi uma desvantagem significativa. O método utilizado para descer da órbita para a superfície de um mundo alienígena, uhh … funcionou, mas teria sido muito mais eficiente e muito menos traumático se pudéssemos ser irradiados para baixo. Eu estou esperando pelo meu próximo comando, a de uma nave da Federação. Quando eu comandar, gostaria de ter uma equipe como o capitão James T. Kirk teve: Spock, Chekov e Uhura, Dr. McCoy, Sulu, e os outros que todos nós nos lembramos.”

“Agora, eu tenho uma confissão a fazer. Eu sou um engenheiro. E se eu conseguir esse comando, eu quero um Chefe de Engenharia como ele (procurando imitar o sotaque escocês de Montgomery Scott), porque eu sei que Scotty vai deixar o trabalho pronto, e vai fazê-lo bem. Mesmo que muitas vezes eu ouça ele dizer: “Mas Capitão, eu não tenho tempo suficiente!” Então, de um velho engenheiro para outro, obrigado Scotty”.

Então, só nos resta dizer também: “Muito obrigado, Neil Armstrong, e que você possa descansar em paz.”