Michael Dorn comenta o legado de A Nova Geração

Aproveitando o 25º ano de aniversário da série A Nova Geração, o site Wired entrevistou algumas celebridades de Jornada que trabalharam no segundo spin-off da franquia. Entre elas, Michael Dorn, o Klingon mais famoso da TV. Dorn falou sobre a série como legado de Gene, a visão otimista da franquia em contra ponto com as perspectivas sombrias do mundo de hoje.

Michael Dorn disse ao Wired que tem medo de que o sicifi de hoje na televisão, e da realidade em si, estejam ficando mais acolhedores com as alegações apocalípticas de fim dos tempos.

“Eu odeio dizer isso, mas estamos anos-luz de distância dos otimistas anos 60”, disse o diretor. “A retórica política que tem permeado as ondas ultimamente é assustadora – de uma forma de Armagedon”.

“Mas o estilo de otimismo sci-fi lançado pela A Nova Geração poderia trazer uma esperança mais duradoura, para iluminar o nosso deserto pós 11 de setembro da paranóia e perseguição. Mas uma coisa parece certa: a Terra estaria pior se não tivesse Jornada na televisão”.

Tem sido 25 anos turbulentos desde que A Nova Geração foi ao ar. Algum pensamento sobre seu parentesco com a série antecessora da época?

Dorn: “Eu acho que A Nova Geração é exatamente como a série original, em que era, e é, uma fuga da porcaria do dia-a-dia que todos nós enfrentamos. Ela dá a seus fãs a chance de esquecer suas provações e tribulações cotidianas, colocar-se de pé e se perde no sonho de um mundo sem caos, onde as pessoas se dão bem e não há nenhuma doença ou fome. Às vezes.”

Por que tenho a sensação de que a resolução de conflito ambas as séries deveria ser de visão obrigatória?

Dorn: “Embora a nossa série tenha a sua quota de conflitos, eles são resolvidos em uma luz positiva. Eu também acho que a série foi inovadora em sua inclusão das minorias, e da forma como abordou a intolerância racial, e a corrida armamentista. A Nova Geração só continuou esse legado, mas de uma forma dos anos 80-90.”

Algum episódio favorito? E o menos favorito?

Dorn: Meu episódio favorito é “The Drumhead”, que tem um das melhores cenas finais da série: Picard e Worf discutem uma questão social. O que gosto menos? “Code of Honor”.

O otimismo filosófico scifi de A Nova Geração está em falta nos dias de hoje. Poderíamos usar mais do mesmo?

Dorn: Nós definitivamente poderiamos usar mais do otimismo de A Nova Geração. Parece que chegamos mais e mais longe do que isso.

Você acha que a série teria alguma chance de obter sinal verde hoje?

Dorn: Não, eu não acho que A Nova Geração poderia obter sinal verde em sua forma original. o sci-fi assumiu um olhar diferente nos dias de hoje. Nós não vemos as mensagens sociais que eram famosas. Se você olhar para as origens da ficção científica, sempre houve comentário social misturado com seus monstros e alienígenas. E nós não vemos qualquer um nos dias de hoje.

Então estamos em situação pior por não termos uma série de Jornada na televisão esses dias?

Dorn: É claro que estamos em situação pior por não termos uma série de Jornada na televisão. Mas só se for boa. Seria bom se Jornada pudesse ser um catalisador para a mudança, além de ser um show divertido.”

Fonte: TrekWeb