Com a palavra, William Shatner

Os sites Blending Cool e Newsletter entrevistaram o ator William Shatner, que falou sobre seu novo documentário a respeito de A Nova Geração, a sua aparição na convenção  Destination Star Trek London, o que acha da visão de Gene Roddenberry em relação a franquia, alguns estranhos encontros com fãs, além de opinar quanto a reimaginação de J. J.Abrams com Star Trek.

Entrevista ao Blending Cool.

Você já atuou no teatro, cinema, TV, você dirigiu, produziu livros – você se reinventou várias vezes. Incomoda-lhe que você ainda seja mais lembrado por Jornada?

Bem, não, isso não me incomoda. Chegando a Londres para fazer uma convenção e ser uma parte de um evento de Jornada seria natural. As pessoas dizem, “ah sim, o cara de Jornada”, mas eu tenho feito outras coisas além de Jornada e fiquei conhecido por isso, especialmente nos EUA, e o que eu estou achando que é o caso mais frequente é que se torna Shatner e não apenas o Capitão Kirk. Mas, você sabe, os meus sentimentos são de uma de completa aceitação e do fato de que eu só sou muito grato que tenha sido capaz de realizá-la e, em alguns casos, realizar bem. E isso se tornou extremamente bem sucedido e se tornou talvez único nos domínios da história da TV, e eu sou parte dela e por isso estou orgulhoso disso.

Você se tornou um discípulo da visão de (Gene) Roddenberry durante a produção da série original?

Que pergunta interessante, porque eu estou neste momento fazendo um documentário sobre A Nova Geração, que eu não sei se você sabe sobre como ele teve uma visão – você está ciente disso ..?

Estou ciente da reinvenção básica que teve que passar a fim de atualizar …

É isso, é isso mesmo! Então, eu não sabia disso – estranhamente. Você sabia, eu não sabia. Então, quando eu descobri com conversas com pessoas como Patrick, eu senti que havia uma história lá e essa é a história que estou contando sobre a visão que teve Roddenberry que era a antítese de contar a história, o homem é protegido e não há emoção entre os membros do elenco. E então os escritores disseram, “bem espere um minuto, como vamos escrever uma história e que seja esse contraste, essa atitude competitiva que é a base do documentário que estou chamando de ‘A Nova Geração”.

Fantástico. Qual é a escala de tempo para isso?

Eu não sei. Eu apenas começou. Eu terminei o – se quiserem – carretel de chiar, e eu vou apresentá-lo às emissoras que indicaram um interesse, provavelmente na próxima semana, mas na minha mente está cheia de pessoas que têm atitudes e pensamentos que são diametralmente oposto ao todo mundo. Portanto, há pessoas que estão em rota de colisão com outras pessoas que vão fazer-se nos dois primeiros anos de “The Next Generation”

O fenômeno de Jornada ainda o surpreende?

Sim e não. Eu fiz um documentário, um outro documentário chamado “Get a Life” – que está lá saindo agora e ele tem realmente bons comentários e provavelmente você vai vê-lo, mais cedo ou mais tarde, nós estamos distribuindo agora. “Get a Life” faz a pergunta, por que as pessoas vão para convenções? Esse é o fenômeno e eu recebo uma resposta. Eu finalmente obtive uma resposta porque as pessoas estão indo e vou deixá-lo como um mistério para você, assim você terá que ver “Get a Life”, mas quando me perguntam por que Jornada é sucesso, o que causa o fenômeno eu tenho uma resposta e não sabia que tinha uma resposta até agora.

Você está ansioso para o evento  Destination Star Trek London?

Eu estou. Eles se tornaram meus amigos, os atores e eu estou pronto para vê-los, falar com eles no palco e também sair com eles à noite.

Você acha que os fãs ingleses diferem dos fãs nos EUA? São fãs do Reino Unido mais reservados, por exemplo?

Você sabe que eles provavelmente são. Provavelmente melhor educados é um modo específico de … sim, os ingleses são mais reservados e mais educados do que os fãs americanos. Os americanos são estridentes e querem porque querem e eu entrei em uma briga com um cara que disse que “tiraria uma foto comigo e com minha esposa”, e eu estava com alguns amigos e minha esposa e disse, “agora não” e depois ele me xingou e finalmente eu estava prestes a ir embora com minha esposa e ele ficou no caminho e foi uma experiência. E eu creio que não posso dar ao luxo de fazer isso.

Eu ia perguntar, na verdade, ter um fã obsessivo particularmente nunca assustou você?

Sim, eu estava apavorado. E outra vez – eu devo ter cortado na frente de um cara no meu carro, eu não percebi isso, e então eu contornei um bloco e de repente eu vejo um cara do meu lado e ele está correndo comigo! Ele está sacudindo o punho e eu peguei velocidade e ele pegou velocidade e nós ficamos indo para um lado da zona residencial lado a lado, e, finalmente, ele corta na minha frente só porque eu estimo o meu carro mais do que ele estimava o dele! Ele pára, sai de seu carro, eu saio do meu carro – isso foi um ano atrás – e este jovem rapaz, ele deve ter 25 anos, estava vindo para mim e eu estava furioso, pensando: “eu vou socá-lo” [Risos] E de repente ele parou e disse: “Shatner, eu costumava ser um dublê de você”, e eu estava pronto para arrancar a cabeça dele e, obviamente, ele teria arrancado a minha e entrou em uma série de problemas legais e foi parado por um capricho da sorte, da minha parte, que o cara me conhecia e trabalhou em um filme comigo.

Quais são seus pensamentos sobre a reinicialização de Abrams?

Eu acho que foi ótimo. Eu acho que eles podem ter algum ímpeto de contar histórias que tiveram em nossa série e porque tínhamos uma pequena tela e ele tem uma grande tela para preencher, mas o que ele faz com toda a ação e movimento e o passeio que leva o público é certamente refrescante para a franquia e eu acho que foi ótimo.

Você sente que a verdadeira casa de Jornada é uma série de TV episódica?

Bem, você sabe, você pode estar certo, se for bem feita. Jornada está no seu melhor e tem sua base filosófica e que funciona bem em uma tela pequena e por isso eu acho que se você vai contar uma história de Jornada que deveria ser humana talvez na tela pequena seja a casa, apesar de J.J. Abrams estar provando que estamos errados.

Você tem um filme favorito ou momento da série original?

Você sabe, nossos filmes eram bons – alguns deles eram realmente bons. Eu dirigi Star Trek V, o que não foi tão bem sucedido como alguns dos outros. Financeiramente eu fiz a mesma quantidade de dinheiro, mas provavelmente eu recebi comentários que não eram consistentes com os outros. Mas eu aprendi muito com isso. Eu tive o melhor momento e, embora eu queria que tivesse sido um filme melhor, eu aprendi muito. Então, de um ponto de vista pessoal meu dirigir Star Trek V foi um tempo de vida divertido para mim.

Foi difícil fazer a transição na frente da câmera para atrás das câmeras?

Não, eu tinha feito isso muitas vezes na televisão e em outros filmes e passou a fazer isso mais vezes depois, mas porque não havia mais dinheiro envolvido Acho que foi mais difícil e mais pessoas para responder. Mas eu achei que eu estava em algo e depois acabou por não ser. Eu sabia que a decepção de Hollywood. Eu queria dizer … a minha história era uma linha de Star Trek vai em busca de Deus, que era o que eu queria fazer e, em seguida, por causa de uma variedade de razões que mitigados e que finalmente acabou por não ser isso, mas que foi o meu original pensei.

E o que você está trabalhando no momento? Você mencionou a ‘Get a Life’ ..

Bem, sim, eu fiz isso e estou trabalhando em um documentário da Xena. Estou tentando vender um outro documentário – eu vou saber em breve se tenho isso. Eu estou olhando para uma série – Eu estou pronto para alguns compromissos para uma série que eu estou tentando vender, uma comédia de meia hora. Estou fazendo um aplicativo I-phone, que será lançado em outubro. Oh, Deus, eu sou um show man. Abri na Broadway e excursionei por 29 cidades no ano passado. Eu estarei fazendo mais 20 cidades em novembro e janeiro.

Entrevista ao Newsletter.

Qual a coisa mais estranha que um fã já lhe pediu para fazer?

Bem … Uma senhora tirou o sutiã e me pediu para assinar nos seus seios, mas eu não tinha uma caneta! Eu tinha um lápis 3H, que é um ponto muito difícil!

Quando você estava trabalhando em Jornada, você sabia que ia ser algo especial?

Não. Eu tinha feito várias séries, e enquanto você está fazendo alguma coisa, você acha que é a melhor coisa na Terra – você tem, porque isso seria difícil, se você pensou, ‘Isto é terrível, eu sou terrível … ‘porque o público poderia saber – e que aconteceu!

Você já era fã de ficção científica?

Eu li um monte de ficção científica antes de começar a série. Fiquei intrigado com isso. Desde então, tenho escrito alguns livros me. Mas eu não sabia que o insight envolvido quando eu estava lendo como um jovem, eu apenas pensei que era emocionante. Mas eu vim a perceber que escrever é a sua opinião sobre o que vai acontecer quando você morrer – o que o mundo vai ser assim.

Você assistiu alguma outra série de Jornada?

Não, eu não assisti, e eu não sei por que eu não fiz. Eu vi o filme recente de JJ Abrams. Então, não, eu já vi quase nenhum dos outras encarnações, e eu tenho visto muito pouco do meu próprio material.

O que você achou do filme de .JJ. Abrams?

Foi muito divertido. J.J. é um diretor maravilhoso e ele entende do conceito moderno desses tipos de filmes, que são essencialmente um passeio. Você vai para o cinema e monta num foguete.

O que você acha que teria acontecido com sua carreira se Jornada não tivesse acontecido?

Eu não sei. Eu estava muito bem estabelecido antes de ser contratado para fazer isso. Eu estava fazendo cinema e televisão – algo que teria acontecido. Mas você sabe, Jornada tem sido um trampolim para um monte de coisas maravilhosas que aconteceram comigo, e eu nunca esquecerei isso. Estou totalmente ciente do que eu devo a jornada.

Você agora tem 81 anos … 

Eu não posso imaginar que eu tenha. Acho que cometi um erro na minha certidão de nascimento, em Montreal.

Você tem planos para se aposentar?

Eu não tenho planos – a natureza pode ter planos para mim! Mas ela não me deixa saber sobre eles.