Review de Star Trek Ongoing # 14

Continuando com a coleção em quadrinhos Star Trek Ongoing, a editora IDW lançou a sua décima quarta edição. Nesta história temos uma visão do universo de Jornada através do personagem Keenser, sua raça, o primeiro contato e como ele entrou para a Frota Estelar. Apresentamos um resumo dessa nova aventura.

O personagem Keenser aparece no filme Star Trek como o companheiro de Scott numa isolada estação em Delta Vega, embora seja mostrado como membro da Frota, nada sabemos de sua origem.

Nesta edição temos a oportunidade de conhecer um pouco do personagem. Sua história começa dentro da Enterprise, após o filme, e seus problemas de adaptação no dia a dia, em razão da pequena estatura. A dificuldade de conciliar várias espécies já foi tema nas séries de Jornada e com Keenser não seria diferente.

A história se revela um monólogo, onde Kennser faz uma auto análise de sua vida antes e pós Federação.

Neste ponto estamos com o pequeno técnico trabalhando ao lado de Scott na engenharia. Scott se mostra impaciente com a dificuldade de Keenser em carregar uma grande caixa e diz que sua altura em nada o ajuda nestas condições. A crítica faz Keenser pensar no seu passado e na sua vida.

Seu planeta chama-se Royla, e embora fosse um planeta de pequeninos, Keenser era discriminado por ser bem mais alto que todos. Era considerado uma aberração pelos de sua própria raça. Seu pai o apoiava e acreditava que ele tinha algo de especial a mostrar para além de seu mundo.

Um dia chega uma nave da Federação para estabelecer o primeiro contato. O seu capitão chama-se Robau e em companhia do primeiro oficial George Kirk e do piloto ‘Bentayr presenteia os roylanos com um tradutor universal. A conversa inicial é cercada de curiosidade, mas os nativos mostram-se amistosos.

Uma falha na nave auxiliar impossibilitou temporariamente Robau de retornar a USS Kelvin. Com a ajuda de Keenser o defeito foi logo detectado e o pequenino ganhou a admiração e simpatia do capitão por seu conhecimento técnico e a capacidade de encontrar erros rapidamente.

Keenser embarca na Kelvin para se alistar na Academia. Três anos depois ele se torna o primeiro roylano a fazer parte da Frota e dedica sua vitória aos amigos da nave Kelvin que tinha sido destruída meses antes.

Em suas recordações, Keenser lembra que após vários anos embarcando em naves e em bases espaciais, ele vai para um posto em terra, situado no planeta Delta Vega.

Muitos anos se passam, o posto avançado vai perdendo importância estratégica e o quadro de técnicos vai se reduzindo. Keenser continuou como o único membro da Frota até a chegada de Scott.

Um dia, quando os dois estavam fora da estação se depararam com um monstro (o mesmo que ataca Kirk), mas Keenser mostra uma outra qualidade, a de domar animais. Os dois se tornam amigos, embora nem sempre se dão muito bem.

De volta a Enterprise, Keenser consegue reparar um problema ao passar por um pequeno duto. Scott desculpa-se pelo que disse sobre ele e Keenser sorri pela primeira vez.

Aguardem pela próxima edição que tratará do Universo Espelho.