Alice Eve, Cumberbatch, Byan Burk comentam filme

eve cumby burkNesta sexta-feira  em Londres, durante exibição do preview de nove minutos de Além da Escuridão, na sessão IMAX, a Paramount trouxe os atores Alice Eve e Benedict Cumberbatch, assim como o co-produtor Bryan Burk para um bate-papo com os jornalistas e que foi transcrito pelo site Empire online. Veja a seguir.

Após agradecer pela presença de todos, Bryan Burk se desculpa pela ausência de J.J. Abrams e Simon Pegg e apresenta os dois atores do elenco: Alice Eve e Benedict Cumberbatch.

Passadas as apresentações os três respondem as perguntas da imprensa.

Cumberbatch: Eu espero que tenham gostado (do preview). Eu nunca vi nada em IMAX ou 3D até que eu vi isso em Tóquio, mas eu nunca estive mais animado do que assisti-lo em minha cidade natal. Eu só quero ver mais do mesmo, eu tenho certeza que vocês, provavelmente vão querer também. Espero. Se fizemos o nosso trabalho direito. Muito obrigado por terem vindo cedo para vê-lo.

Quando surgiu a idéia de trazer de volta o personagem Khan para este filme?

Burk: Eu continuo lendo online que estamos trazendo de volta Khan, o que é impressionante. No entanto, nosso vilão é John Harrison e ele está ao meu lado.

Cumberbatch: Olá.

Você é capaz de nos dizer mais sobre a personagem de Alice ou qualquer coisa mais sobre o personagem de Benedict, especialmente se ele é um oficial da Frota Estelar?

Eve: Eu vou falar por mim, por medo de levar um tiro. Eu faço Carol Marcus, que, como você sabe, esteve na série original e também no segundo filme, A Ira de Khan. E eu acho que você pode ver que que eu vesti um traje azul, então … nós temos isso. Eu sou uma médica, como você sabe, com doutorado. Mais esperta do que John Harrison.

Cumberbatch: Muito, muito mais bonita, no entanto. Eu faço John Harrison e eu tenho certeza que vou entrar em muito mais conversas detalhadas sobre ele mais tarde. Mas, no momento, digo que ele é um terrorista, é um terrorista de origem interna. Ele é alguém que faz coisas desprezíveis, mas por uma causa nobre e em algum ponto do filme, espero, seduzirá suas simpatias, como uma audiência. O que mais posso dizer sobre ele? Ele é uma arma  fenomenal de destruição em massa, tanto em combate corpo a corpo como com armas e também com a guerra psicológica, que pode ajudar a realizar seu objetivo. Mesmo quando ele não está aparentemente em posição de ter qualquer tipo de poder ou controle … é um grande passeio, a viagem de seu personagem neste filme.

Como foi juntar-se a um elenco já estabelecido?

Eva: Nós tivemos muita sorte, na verdade, com toda honestidade, tivemos um grupo muito acolhedor de pessoas, porque, como você disse, era uma espécie de classe já estabelecida. Mas eles foram todos muito gentis e generosos, foi uma experiência muito feliz. Então, isso realmente foi alegre e eu poderia passar muito mais tempo falando sobre isso, mas pode soar chato então vou passar a palavra a Benedict.

Cumberbatch: … Foi incrível, foi fantástico. Quer dizer, eu estava fazendo o antagonista assim, até certo ponto, era muito difícil ter de resistir a entrar na diversão o tempo todo. Estressante, sim, porque, obviamente, assumiram tão espetacularmente bem desde o primeiro filme e é a tripulação da Enterprise.

Eva: Você definitivamente se juntou à festa.

Cumberbatch: Não, eu passei um bom momento. Mas, você sabe, houve momentos óbvios e as razões por que eu não deveria ter feito, provavelmente. Mas, não, eles são um grupo muito atraente, todos nós somos almas gêmeas. Não há realmente uma estrela de cinema envolvida – mesmo que eles tenham se tornado estrelas do primeiro filme – todos são atores e muito amadurecidos no set, mas também há muita brincadeira e risos e em um grande senso de humor.

Eu … eu estou tentando pensar em algo em particular que eu posso dizer a respeito, mas não posso … J.J. é extraordinário. A coisa toda sobre ele é que é sobre a família, dele como pessoa e como um artista, e o que ele cria com sua equipe e o senso de perigo dentro desses primeiros nove minutos, você capta isso, e, qualquer que seja o espetáculo, quaisquer que sejam as emoções em 3D e IMAX – dos quais existem em grande quantidade no filme – você realmente se preocupa com o que acontece com os personagens envolvidos. E eu acho que vai pela atmosfera no set, também. Isso exige muito de você, mas você vai lá de bom grado porque é divertido e ele é uma pessoa maravilhosa para se trabalhar. Brian, não, não muito … (risos)

Podemos olhar para a frente para um terceiro filme?

Burk: Se Deus quiser, vamos chegar a ele logo depois que terminarmos este filme. Quando começamos a trabalhar em Star Trek Into Darkness começamos a ter conversas sobre o que estaríamos fazendo para o próximo filme, então … vamos tentar não ficar muito à frente de nós mesmos.

Pergunta a Benedict. Qual foi o processo de teste?

Cumberbatch: Eu fiz isso em um iPhone. Foi nessa época no ano passado – dentro do período do culto judaico-cristão. E a maioria das pessoas aqui estavam envolvidas, incluindo as famílias e os diretores de elenco que eu estava pedindo para me ajudarem. Eu tive que fazer isso com o meu melhor amigo Adam, em sua cozinha, com sua esposa filmando em cima de duas cadeiras,  uma lâmpada de mesa para um pouco de “luz direta”, como chamamos no negócio. E eu, literalmente, fiz para o conjunto das três cenas, eu acho que nós conseguimos. Duas versões de cada uma e, eu não sei, nós começamos isso cerca das 22:30 horas e paramos à meia-noite.

E isso foi porque a câmera que eu tinha – câmera de outra pessoa – e algumas pessoas que eu conhecia e estava tentando me ajudar falharam, então eu tive que improvisar em um iPhone, o que foi muito estranho. E registramos para um arquivo grande, por isso levou-me um dia inteiro para descobrir como comprimi-lo e enviá-lo … Enfim, eu tive a resposta: “J.J. está de férias”. Grande! Mas graças a Deus ele voltou de férias e estava feliz com o que eu tinha feito e eu recebi a notícia seja no segundo ou primeiro dia de janeiro e foi uma maneira infernal de começar 2012. Eu fui a lua por cerca de um nanossegundo e fiquei depois aterrorizado. Porque é um grande papel em um grande filme.

Mas é sempre assim, eu acho que, quando você consegue um emprego: há um momento de exaltação extrema e então, você começa a se preocupar com o que você vai fazer lá. Mas, sim, é claro que eu estava na lua. Absolutamente na lua. Eu amei o primeiro filme, então eu sabia que ia me divertir, mas eu não sabia bem o quanto ou de que forma ele ia levar isso.

Posso apenas dizer para Bryan, acho que será Khan (para o 3º filme) pelo aniversário de 50 anos de Jornada. Eu acho que justifica, o 50, fazendo Khan.

Burk: Eu vou passar isso para meus escritores.

Eu acho que todos os fãs neste planeta querem que você faça Khan para o aniversário 50. Quero dizer, como um fã.

Burk: Nós definitivamente tivemos conversas sobre isso. Temos mais questões aqui …

Como você compara em escala e dimensão do filme em relação ao primeiro?

Burk: A Paramount nunca gastou tanto assim em um filme de Jornada antes como o de 2009. Foi uma experiência diferente de fazer esse filme, porque não sabia como as pessoas iriam reagir a ele, não sabia como os fãs de Jornada reagiriam, porque, obviamente, você sabe, nós explodimos Vulcano. E estávamos fazendo coisas malucas. E, simultaneamente, não sabíamos como os novos fãs reagiriam a isso.

Mas tivemos, felizmente, muita boa vontade para este primeiro filme, então decidimos que, se íamos fazer isso de novo, nós deveríamos intensificar o nosso jogo e não deixar de levar a sério visto que tínhamos tantas pessoas que vieram para o último filme, e que poderia ser o último. Então o que decidi fazer foi torná-lo realmente muito maior do que o último e, infelizmente, nem sempre temos as habilidades financeiras para torná-lo maior, por isso aí foi onde J.J. na verdade arregaçou as mangas e encontrou novas maneiras de fazer as coisas sem comprometer o alcance e eu acho que o filme é significativamente maior do que o último.

É também muito mais fácil de entrar e assistir, por isso, se acontecer das pessoas ainda não virem o último filme, podem saltar direto para esse, não tem problema algum. É uma história muito mais limpa, o nosso vilão, eu acho, é um vilão muito mais forte – especialmente indo contra Kirk e a tripulação. E como um todo – o que você assistiu foram apenas os primeiros nove minutos – e há mais espaço neste filme que permite o desenvolvimento do personagem e que isso realmente nos leva a um outro nível. E nós sentimos durante todo o processo que se conseguirmos isso, vai ser significativamente melhor do que o último.

Cumberbatch: Nós filmamos muito em IMAX, e o que J.J. fez na conversão para 3D é bastante revolucionário, é algo que não tenho visto usarem antes. Mesmo para os puristas relativamente que dizem que você tem que filmar em 3D, para que o efeito seja completo, para ser o melhor que pode ser, eu acho que ele vai responder a essas críticas com o que ele fez … e eu não posso falar sobre o anterior, mas é um filme grande. Quer dizer, esses são os primeiros nove minutos e você já tem um dos personagens principais em perigo da forma mais espetacular e isso realmente não vai deixar-se diminuir.

Burk: É definitivamente o maior filme que qualquer um de nós já trabalhou, que J.J. e eu tenhamos trabalhado. E eu acho que você vai ver como isso vem, do jeito que Benedict estava dizendo, com o nível de 3D e IMAX e tudo … Eles são todos novos brinquedos, especialmente para J.J. e ele não queria fazê-lo, a menos que nós pudéssemos encontrar novas maneiras de jogar com eles e tentar coisas novas. Então, quando estávamos dirigindo nosso conversor louco 3D – ele dizia: “Você não pode ir mais longe!” E continuávamos dizendo: “Vamos, vamos ir mais longe!” E ele dizia:  “Mas ninguém vai mais longe do que isso!” Então, nós estamos quebrando um monte de regras. E se divertindo fazendo isso.

Você se acha incrivelmente aliviada com os detalhes que surgirão em breve e não vai ter que fugir mais dos jornalistas?

Eva: Eu estou muito aliviada que vai ficar tudo mais aberto. Foi-me dito que só deveria revelar que faria Carol Marcus, na semana passada, quando tivemos alguma imprensa em Los Angeles. E, eu acho que, provavelmente, porque, naquele trailer, você vê que eu estou de azul que provavelmente teria sido inútil continuar a negá-lo. E então, sim, é muito bom ser capaz de falar sobre o nome do personagem que eu interpreto, mas ainda estamos jurando segredo sobre a história e as implicações da mesma. Então, é um trabalho muito difícil.

Cumberbatch: Sim, é a resposta curta. Mas a coisa é esta: vivemos em uma sociedade pluralista, tudo muito esperado, com a exposição e spoilers em trailers e eu realmente acho que é bom ter um pouco de mistério. Eu gostei de ir assistir Super 8 e não saber nada sobre isso e eu diria que é equivalente a dar a um garoto uma caixa inteira de chocolates ao invés de apenas alguns. E ele vai aproveitar os poucos, e, se ele come toda a caixa vai vomitar e esquecer. Nós não vamos fazer com que você jogue para cima e esqueça este filme. Tudo bem … é uma analogia horrível.

Bryan, você mencionou fotografar com câmeras IMAX – você pode revelar o quanto de gravação do filme com câmeras IMAX foi feita e também o que elas trazem para o filme?

Burk: Quanto a isso, gravamos mais de 40 minutos. Isso muda, porque ainda estamos cortando. É engraçado porque nós fomos cortando tanto tempo em Avid e ficou muito pequeno, ou nós vamos filtrar em salas de exibição muito pequenas e, depois, quando começar a assistir as coisas em IMAX será uma imagem muito cristalina – e muito menos com o 3D – que é bem feita e estamos nos sentindo como se fizemos a escolha certa. Isso começa a fazer a imagem cristalina de uma forma que você não vai ver em uma tela de 35 milímetros normal.

Eva: É também muito interessante olhar para a câmera IMAX, porque ela tem apenas 90 segundos de filme e é muito barulhenta, por isso é como trabalhar, eu suponho, com uma criança ou um animal – é uma câmera muito exigente para trabalhar. Então você tem um tipo de relação um pouco estranha com ela no set. E desse modo, quando você assiste, algo que, talvez, seja do tamanho deste cinema, pode fazê-lo parecer infinito, o que é, para mim, a coisa mais surpreendente sobre ver a IMAX vir à vida – a quantidade de escala que acrescenta.

Burk: Há algumas pessoas da IMAX Corporation aqui, então eu vou falar francamente: nós odiamos as câmeras IMAX. Elas são horríveis, enormes e volumosas e, como Alice estava dizendo, elas são barulhentas e … É engraçado porque nós fazemos um programa de TV com Jonah Nolan cujo irmão – Chris – fez Batman, que filmaram seus filmes em IMAX, e durante a produção deles, Jonas me telefonou animado dizendo que o Chris tinha destruído uma das câmeras. Então, enquanto continuarmos destruindo as câmeras, vamos forçar a IMAX a trazer novas câmeras que serão mais silenciosas. Mas, eu digo que mesmo que seja doloroso usar a câmera – e é, ainda assim, não há nada que captura uma imagem como a IMAX, e realmente vale a pena e foi uma daquelas coisas que você vê a frustração de J.J. e a espera, contudo nesta noite ou no dia seguinte, quando lermos os jornais, veremos que tudo valeu a pena.

Como estamos em Londres, você poderia nos dar alguma idéia de porque J.J. queria começar o filme aqui, a representação do mesmo e, se ele filmou aqui, como foi?

Burk: Nós não filmamos aqui (Londres), embora teria gostado de ter gravado por aqui, e para ser honesto eu não consigo me lembrar se originalmente quando todos nós estávamos filmando se foi essa a idéia, sobre onde começar o filme , eu não me lembro se haveria outra cidade que não fosse Londres. E isso sempre foi o tipo de ponto de partida, para iniciar a abertura do filme … Obviamente, a academia (da Frota) estava em São Francisco, mas queríamos abrir o filme e não ter que ser apenas em São Francisco.

Eu só tenho uma pergunta sobre o IMAX novamente. Qual foi a lógica por trás da decisão de fazer este filme em IMAX 3D?

Burk: Elas são coisas separadas, o IMAX e 3D. Em IMAX foi realmente uma decisão final, é algo que quando você faz esses filmes, independentemente de fazer um filme pequeno ou um grande filme, quando você está lidando com um financista do estúdio dizendo, “Aqui é quanto dinheiro nós podemos pagar”, então tem de descobrir como conseguir tudo o que queremos encaixar. Foi um filme muito difícil de descobrir como fazer ele enorme como queriam que fizéssemos com a quantidade de dinheiro que tinha. Então, IMAX estava fora dos planos. Nós apenas dissemos que era muito caro.

No período de um mês antes das filmagens, talvez seis semanas, no máximo, uma vez que tudo estava caminhando para começar o trabalho, começamos a falar sobre IMAX e trouxemos de novo a discussão e Brad Bird, que teve a maravilhosa experiência de filmar Impossível 4 em IMAX, reabriu a discussão e começamos a fazer testes. Basicamente, J.J. caiu de amores com o formato e foi uma daquelas coisas em que conseguimos fazer tudo dentro dos planos. Já o formato 3D foi uma coisa diferente, porque 3D era algo que nem sempre abraçamos e quando Jim Cameron fez Avatar foi algo que pensamos: “Oh, eu posso entender porque todo mundo ficou animado sobre 3D e do jeito que ele filmou era novo e diferente.”

Mas em seguida, todos fizeram seus filmes em 3D e isso simplesmente não ficou tão interessante para nós, mas começamos a ter conversas sobre isso e começamos a perceber que, fazendo este filme, havia um monte de cenas que tinham lugar no espaço e poderíamos fazer coisas que outras pessoas não fizeram antes, realmente ir além dos limites. Mas, então, começamos as conversas sobre como poderíamos fazê-lo, porque havia limitações de filmagem em 3D por causa da forma como J.J. conduzia as gravações. E nós não queríamos comprometer seu  trabalho. E então o que você começa a descobrir é que mesmo que você filme frequentemente em 3D, todos eles passam por um processo de conversão de qualquer maneira.

Assim, o que nós começamos a fazer foi ter várias conversas com todo mundo e eu acho que J.J. se encontrou com Jim (Cameron) e começamos a conversar sobre a idéia de ir filmando quadro a quadro e descobrir o que você pode fazer e como você pode impulsionar isso e por que essas limitações estavam ali e achamos que, bem, talvez pudéssemos derrubá-las e como poderíamos fazê-lo de uma forma diferente. Então, demos às mãos e dissemos, “Ok, vamos tentar fazer dessa experiência algo totalmente novo e diferente …”