Resumo de Star Trek Ongoing # 16

StarTrekongoing _16Uma história em duas partes do universo Espelho Alternativo de Jornada concluiu esta semana a edição de número 16 da série em quadrinhos Star Trek Ongoing, “Mirrored, Part 2”, lançado pela editora IDW Publishing. Você verá Spock e Kirk espelhos, mas baseados no universo de J. J. Abrams, as voltas com os desdobramentos de seus personagens no Imperio Terrano e suas ambições pessoais. Apresentamos para você um resumo do que foi essa aventura surreal.

A história foi escrita por Mike Johnson e arte de Erfan Fajar. Com base no episódio original “Mirror, Mirror”, por Jerome Bixby, tendo como consultor criativo Roberto Orci, e editado por Scott Dunbier, a primeira parte mostra um mundo diferente do universo de Jornada que conhecemos. O universo espelho de Jornada é um mundo onde a Terra tornou-se uma poderosa e ambiciosa organização ditatorial militar, o Império Terrano.

Spock comanda um ataque com sucesso ao planeta natal Klingon, resultando no seu domínio e na morte do chanceler Gorkon. Enquanto isso, em Rura Penth, Kirk vai atrás de Nero, ainda prisioneiro dos Klingons. Kirk mata Nero e assume o comando da Narada. Ao retornar a Qo’noS, ele muda de planos. Contando com a ajuda e traição de Chekov, Sulu, Scott, McCoy e principalmente de Uhura, que se transportam para sua nave, Kirk ataca a Enterprise de Spock destruindo-a. A primeira parte da história termina com Kirk querendo riscar Vulcano do mapa e eliminar os aliados do Imperio Terrano.

Continuando com a história, vemos um Kirk brutal, arrogante e inconsequente, que gosta de agir primeiro e pensar depois. Enquanto que Spock, agora capitão da Enterprise, embora não menos violento, mantem sua lógica intacta, mesmo em seu relacionamento com Uhura. Já sua amante revela-se astuta e dissimulada. Os demais membros em nada acrescentam, são ambiciosos, mas incapazes de tomar decisão por si só.

No caminho para Vulcano, Kirk descobre que Nero estava esperando o reaparecimento da anomalia que surgiu no dia em que seu pai morreu. Ao entrar em contato com o então senador Pike, este questiona sobre o paradeiro de Spock.

StarTrek_16_senador Pike

Kirk inventa uma história sobre Spock ter se rebelado contra o Imperio, tendo sido morto e sua nave destruída. Para acalmar Pike sobre a destruição da nave capitânia do Império, Kirk revela ter uma nave poderosa e a intenção de acabar com o planeta Vulcano. Pike desautoriza o ataque e ordena seu retorno imediato a Terra.

Não obedecendo a ordem superior, Kirk vai ao local da anomalia. A espera não foi em vão, uma nave aparece, a Jellyfish. Após ser capturada, Spock Prime é preso. Levado a interrogatório, Spock Prime descobre que está no universo espelho e revela sobre o cruzamento das duas realidades alternativas e sobre Nero.

StarTrek_16_Spock Prime

Kirk não acredita muito na história de Spock Prime. Ele encontra a matéria vermelha; Scotty descobre como funciona, e Kirk decide mostrar aos Vulcanos seu devido lugar no Império Terrano. Assim que chegam ao planeta, a perfuratriz começa seu trabalho.

Ciente de que a destruição de Vulcano é questão de tempo, Kirk desce ao planeta para zombar de seus adversários. Nesse meio tempo, uma sombra aparece a Spock Prime, então prisioneiro, dizendo que nem tudo está perdido.

Kirk vai ao arco kátrico, diz ofensas aos anciões Vulcanos. Ao contatar Scott para lançar a matéria vermelha, ele tem uma surpresa, Uhura mata Scott e diz que assumiu o comando da nave. Kirk fica furioso.

Spock Prime aparece junto a Kirk e diz que alguma coisa entre as duas realidades ainda persiste, a afeição de Uhura pelos vulcanos (ela transportou Spock a Narada antes que Kirk destruísse a Enterprise). Kirk não se conforma com a traição, diz que dará um jeito de retornar a nave e quando aponta a arma para matar Spock Prime é alvejado por trás por outro Spock.

StarTrek_16_kirk morre

Kirk morre. Spock espelho diz a Uhura que sua missão ao Império já terminou e que seu lugar agora é em Vulcano, assim como o outro Spock. Uhura se despede dos dois e ordena rota para a Terra, com a promessa de lealdade de todos a bordo.

No fim, a cena retorna a conversa inicial na Enterprise entre McCoy e Scott, sobre realidades alternativas e viagens no tempo, onde McCoy brinca dizendo que “poderemos ter um brilhante médico capitão da Enterprise”, pelo que Scott replica: “Isto é ciência, não fantasia”.

A próxima edição de número 17 contará a história de McCoy, com lançamento prevista para 30 de janeiro.