Resumo de Countdown to Darkness 02

Robert April-cropA história em quadrinhos Star Trek Countdown to Darkness continua contando os eventos que antecedem ao filme Além da Escuridão. Nesta segunda edição vamos conhecer mais sobre o capitão Robert April e sua relação com James Kirk. Veja também mais um personagem icônico aparecendo nessa história de forma surpreendente. Spoilers a seguir.

História por Roberto Orci e Mike Johnson, roteiro de Mike Johnson, arte de David Messina, colorido por Claudia Scarletgothica, consultor criativo Anthony Pascale, e editado por Scott Dunbier

Cercado pelos nativos do planeta Phaedus IV e liderados pelo capitão Robert April, Kirk procura explicação de sua presença, já que deveria estar morto.

Na conversa com Kirk ficamos sabendo que April aparentemente morreu em uma missão há vinte anos atrás, quando estava no comando de uma nave também chamada Enterprise e que foi descomissionada dois anos antes da presente aventura, tendo sido lançada a Enterprise do filme.

April nega terem sido seus aliados alienígenas os responsáveis pela queda da nave auxiliar de Kirk, mas sim outros que habitam o planeta, com quem encontram-se em guerra civil. De repente, várias explosões ocorrem, é um novo ataque inimigo. April e os alienígenas procuram abrigo nas cavernas, obrigando Kirk e Spock a segui-los.

escape-crop

Enquanto fogem, Kirk esboça vontade de retornar a nave auxiliar, mas April avisa que seus tripulantes estão a salvo “com um dos seus homens”. Kirk discute com April sobre a interferência em sua tripulação, April promete explicar tudo num momento oportuno e que aquela não era hora para isso.

Encurralados numa caverna, April toma o phaser de Kirk, dispara contra uma parede que mostra outro corredor. Ele aparenta conhecer todos os acessos para dentro do labirinto.

Enquanto isso, na Enterprise, temos Uhura, que está no comando, preocupada com a demora da nave auxiliar. Scott informando sobre interferência que impede uma comunicação ou mesmo um teletransporte, e McCoy tranquilizado-a dizendo que Kirk estava doido para esticar as pernas no planeta e provavelmente está dando mais um tempinho por lá.

Nesse ponto começamos a desvendar o mistério sobre April e o planeta.

Uma surpreendente tecnologia avançada é mostrada pelo velho capitão, o holograma que esconde a morada dos seus aliados. Spock se mostra fascinado dizendo ser uma tecnologia não usada na Frota.

holograma-crop

A narrativa de April prossegue, explicando que os alienígenas inimigos chamam-se Shadows, que são da mesma raça dos seus aliados (exceto pela pele escura) mas são dez vezes mais agressivos e possuem dez vez mais artilharia, além de governarem o planeta.

Em flashbacks, ele conta sua história, que começa há vinte anos atrás, quando chegou ao planeta para uma missão de observação. A civilização era primitiva, da idade do ferro. Seus aliados são pacíficos, mas dominados e constantemente massacrados pelos Shadows. April era o capitão da Frota, e já estava neste trabalho há 10 anos. “Eu me sentia mais em casa longe da Terra do que estando nela. Você pode não sentir isso agora, mas vai sentir”, disse o capitão a Kirk.

Segundo April, a Primeira Diretriz o impedia de tomar qualquer atitude como capitão. Ele já havia visto muita barbaridade em outros mundos e sem tomar nenhuma atitude, então resolveu descer ao planeta com as armas que pode levar e os aparelhos que conseguiu carregar e dar um equilíbrio ao sistema. Passou o comando ao seu primeiro oficial e amigo, Alex Marcus, que relatou a Frota sua morte no planeta e manteve o segredo.

Até então ele tem ensinado e abastecido os aliens com armas e assessórios para enfrentarem os Shadows. Mas o que se vê são muito mais armas que ele havia levado da nave, observou Spock. “A galáxia é grande, senhores. A Frota sabe que as vezes perde coisas e eu sou bom em achar, com alguma ajuda”, replicou April.

mudd-crop

A cena volta para a Enterprise em órbita. Uhura já está aflita para descer ao planeta. Nisso, uma nave não identificada é detectada aproximando de Phaedus. É uma pequena nave cargueira. A Enterprise solicita comunicação, uma mulher se apresenta e diz que está ali para entregar mercadoria a April, o que causa surpresa a todos. “Quem é você?”, pergunta Uhura. “Pode me chamar de Mudd”, disse a mulher.

Enquanto isso, no planeta, Kirk observa ao longe, com o uso de um binóculo de April, um acampamento militar dos Shadows. April revela que foram eles que derrubaram a nave auxiliar e estão com Sulu e Hendorff. “Mas você não disse que estavam com um dos seus homens?”, perguntou Kirk indignado. “Se eu dissesse a verdade você me seguiria?”, respondeu o capitão.

Ele solicita a ajuda de Kirk para derrotar os Shadows, já que alguém de fora vem fornecendo armamento mais sofisticado a eles. “Você pode salvá-los, os Shadows não resistiriam a um bombardeio da órbita”.

spock-crop

Kirk se nega a usar a Enterprise nesta guerra onde “nunca deveriam ter mostrado sua existência”.

“Mas você tomou a decisão de descer aqui, apesar da Primeira Diretriz e agora está envolvido”, contra argumentou April. No entanto, Kirk se mantem irredutível, inclusive em levar April de volta para julgamento. Ao falar com Spock, Kirk nota sua ausência. O vulcano corre para a direção do acampamento dos Shadows.

Aguarde para o mês de março a terceira edição dessa coleção de quatro partes.