Orci abre o jogo sobre Além da Escuridão

Roberto+OrciO site Star Trek.com publicou entrevista com o co-autor e produtor Roberto Orci, onde teve a oportunidade de comentar sobre alguns spoilers de Além da Escuridão, dando detalhes a respeito da produção do roteiro, do vilão, o destino dos personagens e sobre quem comandará o futuro da franquia. Veja os trechos mais importantes. Contem spoilers.

Foi difícil, escrever Além da Escuridão, para equilibrar o elemento saudade com o fator de um novo patamar? 

Orci: A liberdade do segundo filme foi na verdade mais desafiadora. No primeiro filme, em Star Trek, francamente, só tivemos uma idéia. A única maneira que nós poderíamos imaginar fazendo Star Trek era que tínhamos que ter Leonard Nimoy e honrar Jornada e ainda libertar-mos. Tivemos realmente uma idéia. Então em 2009 foi fácil. Estávamos supostamente fazendo o que queríamos, e que era, na verdade, a parte mais assustadora. Queríamos ter certeza de que poderíamos colocá-lo na prateleira e olhar para ele e ainda acreditar nele e ainda contar o que os fãs querem. Esta não é uma franquia que criamos. Esta é uma franquia que tem estado viva, graças aos fãs, chegando em 50 anos. Então, nós queríamos aprender as lições do primeiro filme. Queríamos ouvir o que os nossos grupos, em termos de fãs, tinham a dizer.

Zoe Saldana, em entrevistas, disse que o romance entre Uhura e Spock não vai funcionar a longo prazo, porque isso não é o que finalmente aconteceu na série original. Dada a linha de tempo alternativa, pode ir a algum lugar  essa relação? 

Orci: Se ela disse isso, eu acho que ela está errada. Nós podemos fazer o que quisermos. No entanto, a regra que temos conosco é que tem que harmonizar com o cânon. Isso vai ficar demasiado geek, e peço desculpas de antemão … A mecânica quântica, que é como nós baseamos na nossa viagem no tempo, não é apenas uma simples viagem no tempo. Leonard Nimoy não apenas voltou e mudou a história (como Spock Prime no filme de 2009), e então tudo é como (o filme) Back to the Future. Ele está usando as regras da mecânica quântica, o que significa que é um universo alternativo onde não há como voltar atrás. Não há fixação da linha de tempo. Há apenas uma outra realidade que é a mais recente e de viagem no tempo que existe. Assim, por um lado, estamos livres. Por outro lado, essas mesmas regras da mecânica quântica nos dizem que os universos que existem, eles existem, porque eles são o universo mais provável.

Film Review-Star Trek Into DarknessE, portanto, … 

Orci: E, portanto, as coisas que aconteceram na série original não acontecem apenas porque acontecem, elas aconteceram porque na verdade é o que mais provavelmente vai acontecer. Então, (Saldana) está provavelmente metade certa. O relacionamento deles é ligeiramente predestinado. Por outro lado, todo o nosso objetivo era dar a todos os nossos personagens liberdade novamente. Eles realmente têm livre-arbítrio. O universo não está escrito. O futuro não está escrito. E não está claro o que vai acontecer. Isso vai para o que os personagens fazem. Sejamos nós como os próximos escritores ou alguém que tenha uma idéia melhor, podem esses personagens cumprir seus destinos de acordo com seus próprios dispositivos e sua própria vontade.

Vamos falar sobre Benedict Cumberbatch. Leve-nos através do qual você foi com esse vilão e, também, você pode esclarecer por que ele faz o que ele faz?

Orci: OK, eu vou fazer um mergulho profundo com você. De certa forma, Damon (Lindelof) e eu éramos os maiores debatedores sobre isso. Ele defendeu Khan desde o início e eu argumentei contra ele. O compromisso que nós tivemos foi inventar uma história que não seja dependente de qualquer história de Jornada. Então, qual seria a história? Bem, nós temos uma história onde nossa equipe é quem eles são e o que eles estão se tornando juntos como uma família. Então, de repente, esse vilão chega e suas motivações são baseadas no que acontece no filme. Essas motivações não estão baseadas na história. Elas não são baseadas em Jornada. Elas não estão com base em tudo o que veio antes. São baseadas em sua utilidade por um sistema corrompido de poder que detinha coisas que ele amava e tentou manipulá-lo. Essa história é solitária com ou sem história de Jornada. É assim que nos aproximamos dele, e que Deus abençoe Damon por ir nesse caminho.

Assim, uma vez que tivemos isso, foi quando Damon disse: “OK, agora que temos a idéia, não há qualquer razão para que não possamos trazer uma história de Jornada nesse filme?” E ele estava certo. Então acabamos com uma espécie de engenharia reversa. Começamos com “O que é um bom filme? O que é um bom vilão? O que é uma boa motivação? Nós não podemos confiar no que aconteceu antes. Agora que temos isso, podemos adaptar este vilão em algo que se relaciona com a história de Jornada?” E isso é o que nós fizemos. Então, o primeiro passo foi “Não confie em Jornada”. Então, a segunda etapa foi “Confie em Jornada”.

O filme tem ação por todo o lado. Como você “escreve” ação? Você coloca no papel “espaço de cinco minutos de perseguição seqüência aqui”? ou “cena de luta de sete minutos aqui”? E então, quanto disso vem a vida no set? No ILM? 

Orci: Você vai ter respostas diferentes a partir de diferentes escritores. Alex (Kurtzman) e eu nos orgulhamos de ter a ação ser extremamente específica. Começamos na TV e o que você sempre brinca sobre a TV é que você quer fazer seus scripts à prova de diretor, porque você tem um diretor diferente a cada semana. Então, nós sempre brincamos que você não pode confiar em ninguém para lhe dizer como a ação vai ser, você tem que escrever. Agora, o outro lado da moeda que é você chega a um filme e tem J.J. Abrams e você tem Roger Guyett na ILM, e de repente você percebe que não tem que ser tão à prova de diretor. Esses caras realmente sabem o que estão fazendo. Portanto, é uma mistura. Eu diria que nós não deixamos nada para a imaginação. Nós absolutamente descrevê-lo. A ação na página. Por outro lado, não na quantidade de escrita, nenhuma quantidade de qualquer coisa que você pode escrever na página, pode sempre recria o que JJ faz ou o que Roger Guyett faz ou o que Scott Chambliss, o desenhista de produção, os valores em termos do que parece. Você verá uma transição interessante. Nós imaginamos tanto quanto podemos, e, em seguida, as pessoas que têm de levá-la adiante fazem um trabalho incrível.

enterprise damageO personagem que leva a maior surra no filme é a Enterprise. Por que você torturou a velha menina? 

Orci: (Risos). OK, mas admito: você pensou que a Enterprise estava caindo, e ela sobreviveu. Esta é uma pergunta que só os fãs podem entender, e eu sei o que você está dizendo. Na verdade, nós nos lascamos. No primeiro filme estávamos achando que a Enterpise deveria ser totalmente destruída. Na verdade, foi o (então presidente da Paramount) Gail Berman, que disse: “Não, por favor, não façam isso”. Ele estava certo, e percebemos, “OK, destruindo a Enterprise é uma espécie de clichê”. Então, mudamos nossas mentes e não destruimos a Enterprise. Nós dissemos: “A Enterprise é uma coisa sagrada que nós não vamos estragar. Deus abençoe a Enterprise. Se alguma vez acabar sendo o caso de fazer parte de sua morte, é melhor você acredite que vai ser por um motivo super importante porque ela vai ser destruída. Mas nós não estamos indo apenas fazer isso à toa. A Enterprise do novo filme chega perto de ser destruída, mas ela sobrevive.

J.J. Abrams provavelmente vai estar muito ocupado com Star Wars para dirigir um terceiro Star Trek, você está ansioso para se envolver com o próximo filme de Jornada?

Orci: Olha, cara, meu tio me levou para Jornada. Eu nomeei como Kelvin, a própria nave que Kirk nasceu, depois de meu tio. Para mim, Jornada é tão importante e eu amo tanto que é muito difícil imaginar outras pessoas trabalhando nela. No entanto, se alguém tem uma idéia melhor do que eu, então eles devem ser os únicos a manipular Jornada. Nós sempre dissemos que nós não criamos Jornada, não possuímos Jornada. Ela existia antes de nós. Eu só quero estar em Jornada, enquanto eu sou útil e útil para o que Jornada é. No minuto em que eu sentir que sou um fardo para ela, então eu não devo estar aqui. Eu quero que a melhor idéia ganhe. Esperemos que, se este filme funcionar, a Paramount venha a estar pensando em um terceiro filme e, se eu tiver a melhor idéia, eu deveria ganhar. Se eu não fizer isso, alguém deve ganhar. Isso é o quanto eu amo Jornada. A melhor idéia deveria ganhar, ponto final.

Star Trek III foi o mais contemplativo e pessimista dos filmes do elenco original, e podemos dizer que conduziu bem. Dado o mercado nos dias de hoje, poderia um terceiro filme da equipe Bad Robot de alguma forma se assemelhar A Procura de Spock?

Orci: Espero que, de uma certa forma, nós ganhemos o direito de ficar um pouco loucos e talvez ter mais sci-fi? Eu vou virar essa entrevista com você. O que você acha?

star trek vNão me importaria de um pouco menos de ação, um pouco mais de desenvolvimento dos personagens. Não temos certeza de que eles precisam descer a Risa para um filme inteiro, mas talvez mesmo apenas alguns minutos de relaxamento deles, como naquela cena da fogueira maravilhosamente brega em Star Trek V, seria bem-vinda …

Orci: Eu concordo plenamente com você. Você trouxe à tona, de brincadeira, a cena fogueira em Star Trek V. Eu amo essa cena. Eu amo isso. Eu sinto que é pura Jornada. Uma vez mais, que vença a melhor ideia e nós não podemos estar em volta disso agora e vai ser uma competição, mas talvez a gente ganhe o direito de fazer alguma sci-fi neste terceiro filme e tipo de ganhar o direito de fazer o que Jornada precisa ser. Nós fizemos esses dois, grandes, filmes de ação legais. Estamos autorizados a fazer mais do que isso agora? Eu gostaria de pensar que sim. Você é do site StarTrek.com. Você sabe que Star Trek: O Filme é criticado por algumas pessoas e, ainda assim, V’Ger sair e torna-se consciente é incrível. É uma coisa muito psicodélica.