Review do filme por Wil Wheaton

will wheatonWil Wheaton é um ator lembrado pelo personagem Wesley Crusher da série A Nova Geração. Mesmo fora de Jornada, ele já declarou adorar a franquia, sempre participando de encontros e convenções de fãs da série. Hoje é muito popular como escritor de revistas em quadrinhos. Wheaton chegou a fazer vozes no filme Star Trek. Agora apresentou um review pessoal a respeito do novo filme dando sua opinião do que viu.

Veja um resumo do que ele escreveu sobre Além da Escuridão.

Eu não vou ao cinema com muita frequência. Acho que a última vez que fui a um cinema de propósito foi para ver o primeiro dos atuais filmes de Jornada, e então eu só fui porque era uma exibição privada e eu poderia razoavelmente esperar que o público calasse a boca, desliguesse seus telefones malditos, e prestassem atenção ao filme.

A versão curta é: eu adorei. Acho que é o meu filme favorito de Jornada, e eu mal posso esperar para ver o que essa galera fará em seguida.

Eu poderia pular todo o início, o que senti gratuito e em grande parte desconectado com o resto do filme, mas eu suponho que eles precisavam de uma maneira de configurar Spock para colocar as necessidades de muitos à frente das necessidades de um, ou de poucos. Eu tive um momento muito difícil de aceitar que a Enterprise pudesse ficar debaixo d’água, mas eu estou disposto a aceitá-la. A maquiagem nesses aliens foi incrível, no entanto.

Eu li um monte de críticas online que Uhura não fez nada de útil e estava lá só chorando e sendo fraca em torno de Spock. Eu honestamente não achei nada disso. Ela bravamente enfrenta os Klingons, sabendo que está arriscando sua vida, e, em seguida, é fodona durante o clímax quando Spock e a nave precisam mais dela. Eu suponho que você poderia dar um argumento de que ela não tinha nada que trazer coisas sobre relacionamento com Spock no meio de uma missão importante, mas em uma situação de alto estresse talvez coisas borbulhando sob a superfície vem a tona. Isso não me incomoda, mas eu não sou uma mulher, então não posso falar de como as mulheres se sentem com a representação de 50% das mulheres no filme. Sim, há duas mulheres de importância no filme, e isso é besteira. Então, no outro extremo do espectro de escrito-para-mulheres é a profunda falha de fazer coisas incríveis com a doutora Marcus. Eu fiquei desapontado, e imagino que devem ter sido excluídas cenas que fazem dela muito mais interessante (eu não tenho nenhum problema com o desempenho de Alice Eve. Achei que ela fez um bom trabalho com o que eles escreveram para ela). Ela é muito inteligente, e nós sabemos que ela acabou inventando o dispositivo Genesis, por isso é uma perda enorme fazê-la um pouco mais do que um colírio para Kirk. Colocando-a de calcinha foi constrangedor para mim como um membro da família de Jornada, e serviu absolutamente para nenhum outro propósito além de fazer os adolescentes se sentirem estranhos, quando eles sobem a corda na aula de ginástica. Não tenho nenhum problema com Jornada ser sexy, mas deve-se torná-lo parte da história por um bom motivo, Damon Lindelof.

Dito isto, não é uma única cena que vai fazer o filme ruim para mim, e eu mais uma vez gostaria de poder assistir a este grupo a cada semana, em vez de uma vez a cada poucos anos.

Adorei o ritmo do filme. Eu amei a performance e o som, eu amei a revelação de Khan, amei o desenvolvimento do relacionamento entre Kirk e Spock. Eu amei os vários acenos para A Ira de Khan e para a série original. Quando Kirk e Spock trocaram de lugar com os seus correspondentes em Star Trek II, que me surpreendeu, e se o filme não tivesse funcionado tão bem até esse ponto, se eles não tivessem desenvolvido a relação entre Kirk e Spock da maneira que eles fizeram, teria sido ridícula. Isso fala por si sobre o roteiro e o filme como um todo, que poderiam correr o risco e ter que pagar o preço.

Benedict Cumberbatch é um dos meu favoritos atores hoje, e ele trouxe a sua brilhante mistura de confiança e força para Khan de uma maneira que, com o devido respeito, Montalban nunca fez. Nunca aconteceu do Cumberbatch fazer a escolha óbvia, o seu desempenho é sempre sutil, sempre controlado, e quando ele finalmente chegou ao Khan completo, ficou assustador como o inferno. Peter Weller, o almirante Marcus, me fez lembrar de Nicholson em A Few Good Men, sem os gritos e mastigação de cenário, e seu desejo de provocar uma guerra por todos os meios necessários, em violação ao seu juramento a Frota Estelar que era uma parte fundamental do que eu vi como o principal mensagem do filme.

O filme inteiro é sobre fazer o que for preciso para proteger e cuidar de sua família e aqueles que você ama, e encontrar um equilíbrio na prestação dessa proteção de uma maneira que se preocupe com eles, sem se tornar a mesma coisa na qual você está tentando protegê-los. É uma advertência sobre os perigos inerentes ao deixar a vingança eclipsar a justiça e reflexivamente escolher a opção militar em todos os momentos. É sobre tudo o que a América tem feito de errado no nosso mundo pós 11 de setembro.

Na verdade, eu estava inconscientemente pensando na vida pós 11 de setembro tanto que quando Khan bate com sua nave em San Francisco – um outro comentário, creio eu, veio sobre os perigos de criar uma arma só para ter a arma virar-se sobre si mesmo (veja o Talibã). Isso me afetou de forma visceral que eu não estava esperando, especialmente em um filme de Jornada.

Se o poder da ficção científica é nos forçar a enfrentar temas que são difíceis ou tabus, vou argumentar que Além da Escuridão é tão eficaz quanto qualquer coisa que eu já vi em anos. E isso leva-me a responder a uma outra crítica que eu já ouvi muitas vezes: “que Além da Escuridão não faz jus aos ideais que Gene Roddenberry incutiu na Série Original e A Nova Geração”. Mais uma vez, eu não posso concordar com isso. Na série original, contra um pano de fundo da Guerra Fria, poucos anos após a Crise dos Mísseis Cubanos, Jornada fez histórias sobre os perigos da militarização, os perigos de ver apenas a preto e branco num conflito, e o poder do espírito humano de colocar de lado as diferenças mesquinhas e trabalhar juntos para salvar a todos nós. Contra o pano de fundo do movimento dos direitos civis, Jornada ousou mostrar uma equipe multicultural de homens e mulheres que trabalham juntos como iguais para explorar corajosamente o desconhecido. Este é o legado que tentou viver até A Nova Geração, e embora nem sempre bem sucedido, que ainda contou histórias sobre encontrar a paz no meio da guerra, levantando-se a verdade a todo custo, e acima de tudo a força da família. É sobre os nossos ombros que Deep Space Nine, Voyager, Enterprise, e Star Trek reiniciam tudo de pé, e Além da Escuridão faz um bom trabalho de respeitar essa herança. E mesmo que não nos dê o mesmo impacto moral como Tapestry ou Darmok ou A Máquina do Juízo Final ou A Taste of Armageddon, (o que não pode, devido à economia de filmes de grande sucesso, entre outras coisas), ele ainda aborda um assunto que é muito relevante para nossas vidas hoje. Ele também faz isso de uma maneira que não é enfadonha, e o faz em um filme muito divertido que pode apenas fornecer um vetor de infecção para toda uma nova audiência – a próxima geração se quiserem – para explorar o mundo de Jornada existente.

Mas, em última instância, um filme deve entreter seu público. Ele deve emocionar e encantar e surpreender-nos tanto que queremos a coisa toda começando tudo de novo, para que possamos tomar o passeio mais uma vez. Por essa medida, o sucesso de Além da Escuridão está além dos meus sonhos.

Para quem quiser ver o review na íntegra basta acessar este link.